Os Serviços de Documentação da UMinho organizam, de 11 a 27 de Outubro, no Espaço B-In (Biblioteca da UMinho, em Guimarães) a exposição “(R)Evolução do Software: da linguagem máquina à interface gráfica”. Esta exposição pretende ilustrar a evolução do software, linguagens e interfaces homem-máquina, entre 1946 e 1990.
Na exposição poderá apreciada uma “Linha de Tempo”, que de forma gráfica e contínua ilustra alguns dos mais relevantes marcos temporais na evolução do software, alguns equipamentos informáticos com valor histórico e bibliografia temática disponível nas bibliotecas U.M.
Esta exposição foi organizada em colaboração entre os Serviços de Documentação da Universidade do Minho e o Departamento de Sistemas de Informação – Museu Virtual de Informática.
————————————————– “Em 1946, programar um computador era construir circuitos eléctricos sobre painéis e a sua reprogramação podia demorar horas ou dias. A solução para este problema foi a introdução de programas na memória do computador. Os programas eram escritos sobre papel e a sua introdução na memória realizava-se através do posicionamento de comutadores eléctricos integrados num painel de programação. Este procedimento era fastidioso e cedo se começaram a escrever os programas sobre papel e a transcrevê-los para cartões perfurados em 80 colunas. As instruções (command) eram redigidas em código binário! Entre 1954 e 1957, surge a primeira linguagem simbólica de programação, o FORTRAN. Em 1958 e 1959 são lançados vários projectos para criação de linguagens simbólicas de programação, como o COBOL e o ALGOL. Estas três linguagens simbólicas de programação são a origem genealógica de várias outras nomeadamente: APL (1960), PL/1 (1963), BASIC (1965), FORTH (1969), PASCAL (1970), C (1972), ADA (1979), etc.
Embora as linguagens de programação simbólicas e os sistemas operativos tornassem mais fácil o uso dos computadores, para um não especialista existia sempre a necessidade de recorrer a terceiros que lhe construíssem a solução para o seu problema. A criação de sistemas de interface gráfico, de que o GUI (Graphical User Interface) é o primeiro exemplo conhecido, vem resolver essa situação.” ———————————————— |