Publicado em Deixe um comentário

Fundação CEER tem novo presidente e foi inaugurado o seu Curso transfronteiriço

O acontecimento, que coincidiu com a inauguração do curso de formação em “Integração e Desenvolvimento Euro-Regional”, contou com a presença do reitor Senén Barro, o alcaide de Santiago de Compostela, Xosé Sánchez Bugallo, o director da Fundação CEER, Carlos Ferrás, o secretário-geral desta, Miguel Sopas Bandeira, e o director do curso CEER na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Francisco Diniz.



No acto, Senén Barro destacou a importância dos projectos iniciados pelo alcaide de Santiago e comprometeu-se a seguir com o seu andamento. O reitor ressaltou alguns projectos da Fundação CEER destinados a fomentar o entendimento inter-universitário, tais como a criação de um centro de documentação, uma rede de museus, uma revista científica ou a colocação em andamento de um Museu Virtual inter-universitário.


Pela sua parte, Sánchez Bugallo referiu os trabalhos realizados pela Fundação durante os dois anos do seu mandato, sublinhando o desenvolvimento de programas europeus que fomentam as inter-relações entre a cidadania portuguesa e galega. Para o alcaide de Santiago, o CEER tem como objectivo conseguir que a euro-região Galiza-Norte de Portugal, “a primeira região transfronteiriça da UE”, se consolide como tal.


 


Curso de formação “Integração e Desenvolvimento Euro-Regional”



O curso, organizado pela Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza-Norte de Portugal (CEER) e seis universidade públicas, inaugurou-se na passada sexta-feira, durante o acto de transição de poderes. Na sessão de abertura, o Professor Francisco Diniz explicou a sua finalidade de incrementar as relações universitárias entre as duas áreas geográficas que partilham uma língua e cultura semelhantes.



O director da Fundação CEER, Carlos Ferrás, realçou que o curso amplia a colaboração entre as Universidades desta Euro-Região e forma estudantes e profissionais que desejem orientar-se para uma especialização em relação à euro-região num contexto internacional, ou seja, no seio de empresas e assessorias, administrações públicas, representações diplomáticas, organizações internacionais governamentais ou não-governamentais, organismos culturais ou de cooperação, universidades, centros de investigação científica e grnades meios de comunicação.



As sessões académicas, do projecto “Campus Universitário em Rede Galiza-Norte de Portugal”, permitirão uma actualização de conhecimentos no seio da realidade jurídica, social, económica e empresarial da euro-região dentro da União Europeia. Com este curso pretende-se dar um impulso à formação de excelência de técnicos universitários especializados na formação e gestão de projectos europeus na área da Galiza e do Norte de Portugal.



As aulas, financiadas pela União Europeia, agrupam-se em seis módulos, leccionados nas Universidades de Santiago, Vigo, Porto, Coruña, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro. Com todas as vagas preenchidas, o curso conta com 120 alunos, vinte de cada universidade, e um corpo docente de outros antos professores.



Ao finalizar o curso, os participantes dispporão das ferramentas necessárias para o diagnóstico e valorização das oportunidades de negócio neste mercado e dos conhecimentos imprescindíveis para o esteblecimento de relações comerciais e de inversão na região europeia.

    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *