Publicado em Deixe um comentário

LUF dá o Pontapé de saída


 



AAUMinho Futsal Dream Team versão 2006/07

 

Esta prova sob a organização da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) teve o sorteio da época 06/07 no passado dia 20 de Outubro ficando as equipas a conhecer os seus adversários desta 5ª edição da prova.

 

Disputam-se num formato de duas séries apuram-se os primeiros quatro classificados de cada série, que posteriormente irão disputar um play off de acesso para à Final Four, onde estarão presentes quatro formações. Este ano, a competição conta com mais uma equipa, o Instituto Superior da Guarda (IPG) que disputará a competição da zona Sul. Relativamente à distribuição das equipas, há ainda a destacar o facto do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV) passa a disputar a zona sul.

 

Equipa minhota em retrospectiva

Pelo segundo ano consecutivo à frente da equipa da AAUMinho, o técnico João Macedo tomou as ”rédeas” da equipa levando-a logo na primeira época à posição de Vice-campeões. Macedo, que deixou de jogar bastante cedo devido a lesão, não quis deixar o futsal, sendo o papel de treinador a oportunidade de continuar ligado a modalidade. O estudo constante da evolução da modalidade e a conjugação de uma série de variáveis dentro do jogo são para si um desafio constante que o motiva a cada dia. Com uma equipa algo renovada nesta época que agora se inicia o técnico salienta ”O importante é continuar a lutar para sermos os primeiros, não podemos ficar satisfeitos por termos sido segundos”.

 






Os suspeitos do costume…

 

A equipa da AAUMinho é sem dúvida uma das melhores equipas da LUF actualmente, não só pelo 2º lugar conseguido na época transacta, mas porque a qualidade técnica e táctica dos seus atletas é realmente muito boa. Este ano com um novo elemento na equipa técnica (Anselmo Calais), prevê-se que com a sua experiência e trabalho na preparação dos guarda-redes e na área do treino integrado vai ser fundamental para a equipa ir mais além.

 






… e mais alguns.

 

Com um modelo de jogo muito equiparado ao da época passada, onde o jogo ofensivo e defensivo estão perfeitamente definidos e apenas sofrem pequenas variações conforme os adversários, referiu o técnico que ”a consistência defensiva terá que ser um ponto forte, assim como a valorização da posse de bola, sem nunca esquecer uma resposta rápida ao nível das transições”.

 

Novidades da equipa

As principais novidades nesta equipa são o trabalho num novo modelo defensivo, ”passamos de um modelo de defesa individual para um modelo de zona pressionante”. No que diz respeito aos jogadores são nove os atletas que entraram, uma equipa bastante jovem, mas com um plantel mais equilibrado. ”Penso que a qualidade aumentou, mas a experiência diminuiu. É o percurso normal de uma equipa, e esta estava a necessitar de uma renovação”.

 






As caras novas… e já com photoshop.

 

Para o treinador, as equipas têm de pensar cada vez mais na formação e a nível universitário muito mais, pois a maior parte dos atletas estão de passagem e há que ter outros prontos para assumir esses lugares.

Nesta época espera-se que os novos elementos se afirmem e tenham uma rápida adaptação à nova realidade. ”Sabemos que têm pouca experiência mas vamos ajuda-los ao longo da época para que a sua evolução seja progressiva e sustentada”.

 

Depois de 2 meses de preparação nesta pré-temporada a opinião do mestre é que a equipa está a um bom nível. O trabalho tem sido intenso, estudando-se relativamente aos modelos de jogo ofensivo o sistema 4:0, mas também em 3:1 e 2:2. Foi introduzido também um novo modelo defensivo que trouxe a necessidade de o trabalhar bastante, ”o facto de as transições serem uma componente fundamental do jogo obriga a que se trabalhe intensamente estas situações”.

 

Não sendo fácil a coordenação de uma equipa universitária, para João Macedo é necessário que os atletas compreendam o que é ser atleta, o que é treinar, o que é a competição e o que é uma equipa, ”o meu papel como treinador é saber falar com eles e saber ouvi-los”. Posteriormente a componente psicológica é fundamental dentro do jogo, ”o jogo de Futsal é de uma intensidade muito elevada e existem uma série de factores fundamentais para se atingir o sucesso. A concentração, espírito de sacrifício, capacidade de decisão, a frieza” são tudo factores que condicionam o desempenho da equipa e como tal o resultado do jogo e a equipa que conseguir gerir melhor esses picos de ansiedade vai acabar por ter um resultado mais positivo”.

 

Com o pé na nova época as emoções já se agitam. Com um objectivo muito preciso, é como esta renovada equipa parte para o seu primeiro encontro. ”Estamos preparados e com vontade de iniciar a prova na qual somos Vice- campeões Nacionais. A ambição da equipa este ano passa pela conquista da LUF e estamos todos motivados para começar essa caminhada da melhor forma, ganhando o primeiro jogo”.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt
                “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *