Publicado em Deixe um comentário

UMinho aposta no desporto para todos


 

O Desporto é um direito de todos. É o que diz a constituição portuguesa. Há alguns anos a actividade desportiva era uma prática selectiva, apenas para aqueles que praticavam desporto de competição ou de quem o podia pagar, e onde grande parte da população não tinha acesso.

 

A actividade desportiva contribuiu para o desenvolvimento integral indivíduo, e foi este pensamento que serviu de base ao serviço desportivo que na actualidade se ministra na UMinho. Não sendo uma academia direccionada para o ensino do desporto, é sem dúvida uma universidade onde o desporto é tido como um serviço capital, o qual têm obrigação de promover, estimular, orientar, apoiar, algo ao qual se procura que todos tenham acesso.

 






 

Assim sendo o objectivo primário dos SASUM é chegar ao maior número de praticantes possível na academia, aspecto que evoluído extraordinariamente, tendo-se chegado em 2005/06 aos 8319 utentes, obtendo-se assim uma taxa de aproximadamente 35% de alunos a praticar desporto na academia, muito acima de media conseguida nas restantes academias.

Este triunfo decorre em muito de todo o trabalho de campo que é feito, estudando-se com regularidade os hábitos, motivações, e oportunidades, tentando adequar os programas e instalações às necessidades.

 






 

A UMinho segue um pouco o Modelo Universitário Anglo-saxónico, ou seja, fazer dos campi espaços de animação, como revela Carlos Silva, Administrador dos SASUM ”Gostamos de ver as pessoas felizes a praticar desporto no espaço da universidade e também apreciamos o empenhamento físico e mental nas competições quando os nossos estudantes vestem as ”camisolas” da Universidade”.

 

O sucesso da UMinho advém da base alargada de praticantes desportivos, actualmente os seus serviços abrangem um total de 49 actividades desportivas de lazer, recreação e competição desportiva, o que se reflecte nos resultados desportivos da competição nacional universitária a qual tem liderado na última década.

 





 

Um dos segredos da boa performance dos serviços desportivos vem-nos das palavras de Carlos Silva., onde refere que ”aprendemos com quem tem boas práticas no cenário internacional, avaliamos a satisfação dos que nos procuram e tentamos saber o porquê dos que não se dirigem a nós”. É ainda objectivo dos SASUM ”iniciar um processo de certificação dos serviços desportivos no sentido de melhorar a actividade e o desempenho da organização”.

 

Posição reconhecida a nível internacional

Os serviços desportivos da UMinho são reconhecidos como um serviço de referência. As organizações de relevo vêm desde 2000, altura em que a Academia foi palco do encontro de Serviços Desportivos Universitários Europeus e que deu origem a uma rede europeia (ENAS – Rede Europeia de Serviços Desportivos Universitários) que actualmente conta com mais de 60 membros e com Universidades de elevado prestígio mundial em termos académicos e desportivos.

 

Em termos de organização de eventos desportivos internacionais, 1998 é uma referência pois foi o ano do primeiro grande evento de sucesso (Mundial Universitário de Futsal) organizado pela em Braga. A partir daqui várias têm sido as organizações, os Europeus Universitário de Voleibol (Braga 04) e Universitário de Basquetebol (Guimarães 06), classificadas pelos dirigentes do desporto universitário internacional de grande nível. Para Maio de 2008 está agendado para Braga o Mundial Universitário de Badminton, do qual se espera que supere todas as expectativas.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt

 
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *