Publicado em Deixe um comentário

Aplicação Bumerang recebe 1º prémio do concurso “Aplicações peer-to-peer baseadas em JXTA”

A equipa do Bumerang é constituída por António Tavares (Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico do Cávado e Ave), e Ricardo Lopes e José Carvalho (ambos da Universidade do Minho).


O sistema foi desenvolvido na Universidade do Minho para partilhar conhecimento entre os membros da sua comunidade através de tecnologia peer-to-peer. O seu objectivo consiste em criar um ambiente institucional onde estudantes, professores, investigadores e funcionários possam interagir e partilhar documentos digitais de todo o tipo. Cada comunidade tem um perfil, com as suas próprias motivações, interesses, mecanismos de acesso, serviços, etc. Há normas de conduta definidas pela instituição, comuns a todas as comunidades, com preocupações jurídicas e éticas. Cada comunidade pode definir outras normas de forma auto-regulada. O Bumerang recorre ao sistema de autenticação da Universidade e está disponível apenas para a sua comunidade.


De acordo com o Júri do concurso, composto pela equipa de engenharia JXTA da Sun nos Estados Unidos, “a aplicação Bumerang reflecte um excelente conceito para uma plataforma baseada no conhecimento, pois enquanto tira vantagem dos limites (camada de comunicação Bumerang) da rede, não sacrifica a segurança ou o controlo (camada de lógica empresarial Bumerang) da mesma”. O Júri destacou ainda a abordagem adaptável de implementação que a equipa levou a cabo para assegurar o sucesso do projecto.


(http://bumerang.uminho.pt – acesso restrito à rede da UMinho)


 


Para mais informações:


Professor António Tavares


ajtavares@ipca.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *