“
A Universidade do Minho (UMinho) através dos Serviços de Acção Social da UM (SASUM) e a Associação Académica da Universidade do Minho, irão realizar em cooperação com o Instituto Português do Sangue e o Centro de Histocompatibilidade da Região Norte, mais uma acção humanitária de Dádiva de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula com o intuito de alargar a Base de Dados Internacional de Dadores de Medula e reforçar os Bancos de Reserva de Sangue. Esta iniciativa decorrerá no próximo dia 8 de Novembro, quarta-feira, entre as 09:00h e as 18:00h no Complexo Desportivo Universitário de Azurém, Guimarães.
Esta aliança entre os Serviços de Acção Social da UMinho e o Instituto Português do Sangue (IPS) tem já um longo historial, duas instituições que se uniram em volta de um mesmo objectivo, ajudar os outros. Um compromisso social que tem sido reforçado de ano para ano com sucesso redobrado.
A UMinho, que desde 2001 colabora nestas iniciativas cedendo as suas instalações, e procurando estar cada vez mais activa na sensibilização e criação de hábitos de doação da comunidade em que está inserida, acolhe mais uma acção humanitária em prol daqueles que mais necessitam da nossa ajuda.
A nossa academia, uma das impulsionadoras deste tipo de acções nas Instituições de Ensino Superior, lidera actualmente o Ranking Nacional de Dádivas de Sangue (com 1197 dádivas de Sangue e 501 Recolhas de Sangue para Análise de Medula em 2005), estatuto que pretende reforçar com a adesão dos seus alunos, funcionários, docentes e comunidade externa.
Em 2006/07 a meta a atingir são as 1500 dádivas, a academia minhota espera o apoio e colaboração de todos para não desiludir quem conta connosco. Não fiques indiferente, alia-te à UMinho e sê solidário..
Dia 8 de Novembro faz da luta pela vida não uma postura obrigatória mas uma atitude necessária.
Ana Marques
anac@sas.uminho.pt
“