Publicado em Deixe um comentário

FADU atribui organização das provas desportivas







O primeiro CNU do ano, como é já tradição, vai ser o de Judo. A Associação Académica de Coimbra mais uma vez estará a organizar esta importante prova, de onde poderão sair alguns dos nomes que irão representar Portugal nas Universiadas de 2007.

Depois da avaliação, as academias tiveram conhecimento em Assembleia-Geral das decisões tomadas e quem são os organizadores das provas do 1º semestre de 2006/07.


A atribuição de uma organização tem em conta as condições que a instituição possui, conjunturas estas estruturais, organizativas, sendo que o mérito desportivo é um factor sempre determinante na atribuição a uma ou outra academia.

 

A FADU, entidade coordenadora de toda a actividade desportiva nacional universitária, é uma federação multidesportiva, com estatuto de utilidade pública desportiva, constituída sob a forma de associação de direito privado sem fins lucrativos e a ela cabe a decisão de tudo ao que ao desporto universitário diz respeito, inclusive a atribuição das organizações desportivas nacionais.

 

Muitas foram as candidaturas apresentadas para a organização das competições desportivas, tendo sido atribuídas para já apenas as provas do 1º semestre. Com organizador já conhecido estão dez TA´s/ Opens (voleibol m/f, futebol m, xadrez misto, ténis de mesa m/f, basquetebol m, hóquei patins misto, ténis m/f, andebol m e futsal f) e um CNU ( judo), de entre as dezassete modalidades (voleibol, futebol, xadrez, ténis de mesa, basquetebol, hóquei patins, ténis, andebol, futsal, badminton, voleibol de praia, judo, atletismos, natação, taekwondo, pólo aquático e rugby) sob a coordenação da FADU. Por atribuir encontra-se ainda o I Open de Badminton pois não foi apresentada nenhuma candidatura à sua organização. Esta modalidade corre assim o risco de ser retirada do calendário da FADU.

 

Com a competição a iniciar a 16 de Novembro, a modalidade a abrir o calendário deste ano será o Voleibol com o I TA (m/f) a ser organizado pela AAUBI na Covilhã. Durante o mês de Novembro decorrerão ainda mais três provas (I TA futebol m, I Open de xadrez e I Open de Ténis de Mesa), durante o mês de Dezembro decorrerão as restantes provas do 1º semestre, para em Fevereiro se iniciarem as provas do 2º semestre que ainda não têm organizador conhecido, visto o prazo limite de candidaturas ser até 19 de Janeiro e só posteriormente a FADU tomará as decisões e tornará conhecidos os organizadores. A segunda parte da temporada abrirá com o CNU de Atletismo de Pista Coberta e irá prolongar-se até Maio, altura em que a época desportiva culmina com a realização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´s), evento onde são encontrados os campeões da maior parte das modalidades.

 






O CNU de Andebol Feminino é um de muitos que funcionam através de apuramento directo.

 

UMinho ainda a ponderar eventuais candidaturas

 

Nesta época desportiva 2006/07 e neste primeiro semestre a academia com mais atribuições foi a Universidade da Covilhã (3 organizações), a UMinho através da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) não se candidatou a qualquer organização neste semestre, opção tomada devido à existência de algumas controvérsias em relação à FADU, razão pela qual a AAUMinho tomou uma medida de força, até que esses pequenos “problemas” sejam resolvidos.

 

Depois de no ano transacto a academia minhota ter organizado mais de 50% das provas da FADU e a AAUMinho ter reforçado a sua condição de líder do ranking desportivo nacional universitário, com 57 medalhas conquistadas, sendo 15 de ouro, 27 de prata, 15 de bronze, constituindo-se como a universidade mais premiada em modalidades colectivas, individuais, bem como a nível de associações. Para 2006/07 e apenas referente às provas do 2º semestre a AAUMinho está neste momento a considerar a candidatura à organização de algumas das provas, visto os impedimentos estarem a ser resolvidos com a FADU.

 

Com as primeiras organizações atribuídas e a competição prestes a começar é hora de se porem “mãos à obra” e trabalhar na preparação das equipas/atletas para que mesmo “jogando sempre fora” nesta primeira fase as equipas da AAUMinho façam aquilo a que já nos habituaram, excelentes prestações e a renovação da liderança do Ranking Nacional de Desporto Universitário.

 

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt

 
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *