“
Na vigésima edição de um dos mais conceituados festivais de tunas do país, o Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) – Cidade do Porto, a Tuna Universitária do Minho (TUM) deu uma excelente imagem de si conquistando 3 dos 8 prémios a concurso.
Prémio Melhor Porta-estandarte, Prémio Melhor Interpretação Musical, e Prémio 2ª Melhor Tuna, foram as distinções obtidas pelos minhotos, e que premeiam aquela que é considerada por muitos como “uma das melhores tunas do País”.
Outra nota da vitalidade da TUM foi o facto de se apresentarem em grande número para este certame. Cerca de 90 tunos (quase a totalidade dos elementos que fazem e fizeram parte da TUM, desde a sua fundação) foi a “prenda” que a TUM levou para a XX edição do FITU e do 94º aniversário do Orfeão Universitário do Porto. O palco parecia pequeno para as 4 filas de tunos, dando prova inequívoca da importância deste festival e da noção de Tuna em sentido lato, como pólo estruturante e agregador.
Num Coliseu do Porto com uma moldura humana invejável, foram 13 as tunas presentes, vindas de Portugal, Espanha e México. A concurso, além da TUM estiveram a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a Tuna da Universidade Católica do Porto, a Tuna del Distrito Universitário de Granada – Espanha, a Tuna de Derecho de Valência – Espanha, a Tuna de Derecho de la UNAM – Mexico, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto e a Estudantina Universitária de Coimbra. Extra – concurso, estiveram a Tuna Universitária do Porto, a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, a Tuna Veterana do Porto, a Quarentuna de Barcelona, a Tuna de Veteranos da Corunha e o Grupo de Jograis do Orfeão Universitário do Porto a quem, mais uma vez, esteve entregue a apresentação do certame.
A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto foi a vencedora do Grande Prémio XX FITU Cidade do Porto, levando também para casa o Prémio Votação Internet. A TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico venceu os restantes prémios: Prémio Melhor Solista, Prémio Melhor Pandeireta e Prémio 3ª Melhor Tuna.
FITU ? Cidade do Porto, 20 anos de história
Corria o ano de 1987 e o Orfeão Universitário do Porto comemorava o seu 75º aniversário. Do programa de comemorações fizeram parte algumas novidades para cidade do Porto. Uma dessas novidades foi o Festival Internacional de Tunas Universitárias – Cidade do Porto., o Iº FITU. Nascia o grande impulsionador da explosão de festivais de tunas e, consequentemente, de muitas tunas em Portugal.
São muitas as tunas que já passaram pelo FITU, oriundas de Portugal, Espanha, México, Porto Rico, Peru, Colômbia e Holanda, e que mostram a importância deste certame. A Tuna Universitária do Minho (criada em 1990) participou pela 1ª vez no V FITU em 1991, onde obteve uma Menção Honrosa, e desde então tem sido assídua participante do certame.
Com inúmeros prémios, tanto a nível colectivo como individual, destacam-se os de 2ª Melhor Tuna em 1995, 1997 e 1998, e o Grande Prémio XV FITU – Cidade do Porto em 2001.
Hélder Miranda
“