Publicado em Deixe um comentário

Apresentação do livro “Contos Poveiros” de Luis Costa

A Póvoa de Varzim é uma terra muita rica em valores económicos, sociais e humanos, riqueza muito bem compreendida por este autor veterano, que encontra neste filão plural um legado de excepcional importância para as novas gerações. Ligada a todos os roteiros turísticos e sentimentais a Póvoa constitui uma das grandes legendas do modo de ser português, ao longo dos séculos repartido entre o mar e a terra.


Daí que estes Contos Poveiros assumam um valor sociológico e antropológico particular, tendo em conta a evocação de figuras, lugares, práticas, usos e costumes que o tempo transformou em lendas, em mitos e em património imaterial que importa salvaguardar. Brinda-nos a terminar esta colectânea o autor com cinco Contos da Terra Verde, para deliciar o leitor com outras tantas narrativas sobre o universo histórico e humano da cidade de Braga e sua região, o que por si só é garante de interesse e merecedor de admiração.



Dados biográficos do autor:


LUÍS COSTA é natural de Coimbra onde nasceu a 24 de Agosto de 1921. Com 5 anos fixou-se na Póvoa de Varzim, onde tirou o Curso Comercial na Escola Rocha Peixoto. No período da 2ª Guerra Mundial prestou serviço militar como sargento miliciano no R. I. 6 do Porto, e depois como expedicionário em Cabo Verde. Regressado daquele arquipélago em 1946, veio para Braga trabalhar na área dos espectáculos, elaborando artigos para os jornais ?Correio do Minho? e ?Diário do Minho?, de Braga. Colaborou igualmente com o ?Comércio da Póvoa?, ?O Cávado?, a Rádio Renascença e a Antena Minho. Escreveu centenas de artigos sobre Braga, cidade sobre a qual dirigiu inúmeras visitas guiadas com alunos e turistas nacionais e estrangeiros. Apresentou comunicações em colóquios, sobre várias tradições etnográficas da Póvoa e de Esposende, assinou trabalhos no Boletim Cultural da Câmara da Póvoa de Varzim e na revista ?Minia?, entre outras. É sócio fundador da ?Aspa? e da ?Autores de Braga? (1990 ? 2005) e ainda sócio de várias associações bracarenses. Presentemente lecciona na Universidade Bracarense Autodidacta da Terceira Idade.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *