Publicado em Deixe um comentário

Dobradinha na Covilhã









Fotos do Voleibol Masculino disponiveis na Galeria BIG

Fotos do Voleibol Feminino disponiveis na Galeria BIG



 

 

Sem ceder nenhum set durante a competição, a equipa feminina “chapeou” 2-0 todas as suas adversárias. No masculino, a vitória foi mais suada. Na final a AAUMinho venceu o IPCoimbra por 2-1, vingando assim a derrota da Fase de Grupos.

 

 

Feminino: beleza, poder e eficácia misturadas num só










Cátia Faria (Eng. Biológica) manda um “prego” nos 3 metros após passe de Catarina Dias (Ensino Básico)

 

Colocada no Grupo A conjuntamente com as equipas da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (AEESTCB) e do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a AAUMinho perfilava-se, e também face ao seu estatuto de Vice-Campeã Nacional Universitária, como a grande favorita à vitória nesta fase da competição..

 

Na primeira partida, as atletas minhotas defrontaram as suas congéneres albicastrenses, demonstrando de uma forma “esmagadora a diferença de andamento entre ambas as equipas.

O resultado final desta partida ficou em 2-0, favorável à AAUMinho, com os parciais a falarem por si: 25-3 e 25-0. É de realçar o facto de neste jogo a prestação de Fátima Alexandra (Biologia/Geologia) que serviu 25 vezes (!) no 2º set.

 

No último jogo do grupo, e face à equipa do IPL, a história não foi muito diferente. O primeiro set saldou-se por uns 25-7, favoráveis à AAUMinho. O segundo, e devido a alguns erros da AAUMinho e a uma maior réplica das leirienses, ficou num mais simpático 25-17.

 






Filipa Vilaça (Fisica) a “martelar” na entrada

 

As meias finais trouxeram mais outra presa fácil. Frente à equipa da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), as atletas do prof. João Silva não facilitaram e rápidamente “despacharam” as suas adversárias. O score final haveria de ser mais um 2-0, pelos parciais de 25-15 e 25-11. Esta partida ficou marcada por algum desacerto inicial por parte das minhotas, que rapidamente rectificaram os erros cometidos na recepção, permitindo assim que a sua distribuidora dispusesse de um maior leque de soluções atacantes.

 

Na final, e frente à equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), as atletas da AAUMinho mais uma vez deram uma cabal demonstração do seu potencial. Entrando no 1º Set a todo o gás, as minhotas cedo cavaram um fosso que lhes permitiu gerir o seu esforço até ao final deste. Atacando muito forte, e fácilmente efectuando o “side-out”, foi com naturalidade que o resultado final se fixou nuns 25-14. O 2º Set foi quase uma fotocópia do 1º, tendo este parcial ficado em 25-11, mais uma vez favorável às minhotas.

 

Com esta vitória por 2-0 frente à AAUAv, a equipa feminina da AAUMinho venceu este I TA de voleibol de 2006/07, demonstrando que este pode ser o ano do tão ansiado Titulo Nacional.

 

Masculino: sangue novo com muita raça










Diogo Antunes, aluno TUTORUM, a fazer estragos na zona 4

 

Colocada no Grupo A conjuntamente com as equipas da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (AEESTCB), Instituto Superior do Ave (ISAVE) e Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a AAUMinho tinha no IPC o seu rival directo na passagem às meias-finais, e mesmo à vitória final no TA (algo que se viria a verificar mais tarde).

 

No primeiro desafio do dia, a AAUMinho defrontou e derrotou por 2-0 a equipa do AEESTCB num jogo em que não houve grande espectáculo. Com muitos erros cometidos de ambos os lados, o resultado final dos parciais (25-22 e 25-18), acabou por ser no entanto enganador. Os atletas minhotos foram claramente superiores, mas devido ao acumular de erros ao longo dos dois sets, deixaram que o resultado dos parciais fosse mais equilibrado.

 

O segundo jogo revelou uma equipa mais tranquila e eficaz. Frente ao ISAVE, a AAUMinho realizou uma boa partida de voleibol, tendo vencido facilmente por 2-0 (25-13 e 25-12). Com a recepção em bom plano e o bloco a funcionar, os atletas minhotos efectuaram por diversas vezes o “side-out” com sucesso. Esta vitória assegurou a passagem da AAUMinho às meias-finais.

 

Na terceira e última partida do dia, os minhotos tiveram o pássaro na mão e deixaram-no fugir. Face à forte equipa do IPC, os atletas do prof. Francisco Costa acabariam por perder este desafio por 2-0 (23-25 e 20-25). Realizando um excelente 1º set, os minhotos estiveram muito bem no bloco, e chegaram a ter uma vantagem de 4 pontos (21-17). Na recta final, alguma desconcentração aliada ao nervossismo, ditaram uma boa recuperação do IPC que acabou por vencer o set. No 2º set houve um ligeiro ascendente do IPC sobre a AAUMinho que acabou por ditar a vitória final no jogo para os de Coimbra.

 






Nuno Azevedo (Doutorado em Tecnologia Microbiana) no seu adeus à competição universitária

 

O segundo dia da competição, trouxe as meias-finais e a final. Nas meias-finais, e contando com já com os reforços Mário Pinto (LEI) e Diogo Antunes (Arquitectura) – este último é aluno TUTORUM, ou seja, está ao abrigo do programa de apoio aos atletas de alta competição da UMinho – os defrontaram a equipa da AAUAv.

 

Entrando “a rasgar” no 1º set, os minhotos já com os seus dois reforços na saida e na entrada, “martelaram” autenticamente os de Aveiro. O parcial final ficou estabelecido em 25-15. No 2º set, e feitos alguns acertos, a AAUAv entrou melhor e chegou a ter uma vantagem de 5 pontos, mas rápidamente a AAUMinho ripostou, e fechou as contas com um 25-19, vencendo deste modo por 2-0 a meia-final e carimbando o passaporte para a final.

 

A final deste TA foi digna de um CNU: voleibol espectacular, muita emoção e incerteza no resultado até ao final. Reeditando o duelo da Fase de Grupos, a AAUMinho defrontou, e derrotou por 2-1, a equipa do IPC. Com o primeiro set a pertencer aos minhotos por 25-21, e o segundo a pertencer aos de Coimbra, o terceiro set ditaria a equipa mais forte. Com o IPC a entrar melhor e alcançar uma ligeira vantagem, a AAUMinho empatou aos 10 e a partir dai assumiu a liderança. O que se passou a seguir, é que foi verdadeiramente impróprio para cardiacos. Com o set de desempate a fechar normalmente aos 15, as equipas “esticaram-no” até aos 21! No final, dois grandes blocos individuais de Mário Pinto “abafaram” o IPC e deram a justa vitória neste TA à AAUMinho.

 

Esta prova ficou marcada pelo adeus à competição do atleta Nuno Azevedo (Doutorado em Tecnologia Microbiana), que após ter representado a AAUMinho em diversos CNUs, torneios internacionais e dois europeus universitários, viu os seus colegas de equipa dedicarem-lhe esta vitória.

 

Balanço Final










“Ninguém pára a UMinho, ninguém para a UMinho, ninguém pára a UMinho, alé ouuuuuu…”

 

Com 3 equipas a apurarem-se da Zona Nacional para a Fase Final dos CNUs, esta dobradinha no I TA do ano, veio garantir 25 pontos (só pontuam as 4 primeiras equipas: 1º – 25 pontos, 2º – 20 pontos, 3º – 15 pontos e 4º – 10 pontos) a cada equipa da AAUMinho na sua corrida em direcção à Fase Final.

 

Se no feminino esta presença é quase 100% certa, face à diferença de nível entre a equipa da AAUMinho e as suas adversárias, no masculino, a conversa é outra. Apesar do seu favoritismo, existem outras equipas, como as da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Aveiro e Instituto Politécnico de Coimbra, que dispõem de atletas com potencial para causar problemas aos minhotos.

 

Texto: Nuno Gonçalves


 

Fotografia: Nuno Gonçalves
                                    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *