Publicado em Deixe um comentário

Norte Portugal versus Galiza









Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG





 

Portugueses e Espanhóis deram o seu melhor e os anfitriões da prova não deixaram os seus créditos por mãos alheias e estiveram ao mais alto nível vencendo na classificação geral das modalidades. Apesar da boa prestação das equipas espanholas, as portuguesas souberam dignificar o seu território e surpreenderam em várias das modalidades.

 

Muitas foram as surpresas nesta edição, umas mais positivas outras menos, alegrias muitas, divertimento às “paletes”. Esta foi a tónica dominante desta prova que para além de uma competição, foi acima de tudo um intercâmbio de ideias e experiências, onde para além dos campeões encontrados, o grande vitorioso foi o DESPORTO que é cada vez mais um meio de união dos povos, que promove a saúde o envolvimento interpessoal e social dos indivíduos.

 

Prova disso foi o Fair Play entre atletas e equipas, que deram o seu melhor para levar ao pódio a sua academia, mas no final de cada jogo a alegria e boa disposição era patente em todos os rostos, interessava o jogo pelo jogo, ficando para segundo plano os títulos que se conquistavam. Vitoriosos e derrotados fizeram a festa e colocaram ao melhor nível o desporto.

 

 





Espanha e Portugal lado a lado

 

Os Galaico-Durienses foram um exemplo de um evento integrador que inseriu competição, lazer, divertimento e dinamização desportiva. Foi um evento que para além de toda a dinâmica desportiva serviu sobretudo como promoção do Desporto entre o Norte de Portugal e Galiza, com o intuito de aproximar pessoas, culturas, bem como entidades desportivas e organismos.

 

Este evento iniciado em 1993 tem como objectivo, para além da competição entre as várias universidades, potenciar a aprendizagem das modalidades, pois cada equipa, cada jogador, cada técnico trás sempre algo de novo, é também um instigador da igualdade entre homens e mulheres visto a quase totalidades das modalidades serem de carácter misto.

 

Com inicio no passado dia 21 e encerramento dia 23 de Novembro, a XXI edição dos Galaico-Durienses foi um êxito na Universidade do Porto. 6 Universidades e 9 modalidades foram o “mote” para estes três dias que juntaram na U. Porto cerca de 400 participantes entre atletas, técnicos e comité organizador.

 

Em competição estiveram as modalidades de Voleibol Misto, Basquetebol, Futebol 7 feminino, Natação, Escalada, Ténis, Xadrez, Ténis de Mesa e Bowlling (modalidade estreante nos Galai-Durienses 2006).

 

Os Campeões!!!










“Oh Adriano, não é o Record ou Bola, mas até ficamos bem na foto…”

 

Nesta XXI edição dos Galaico-Durienses sagraram-se campeões a nível da classificação geral a Universidade organizadora da prova, a U. Porto com 46 pontos, na 2ª posição e com 36 pontos ficou a U. Santiago, seguindo-se na 3ª posição e ainda com lugar no pódio ficou a U. Minho com um total de 34 pontos. Em 4º lugar ficaria outra equipa espanhola, a U. Corunha com 27 pontos e na 5ª posição ficou aquela que será a organizadora da XXII edição a realizar para o ano, a U. Vigo com 24 pontos. Em 6º e último lugar ficaria a UTAD de Vila Real que apenas conseguiu um total de 21 pontos e única equipa que não conseguiu ficar em 1º em nenhuma das modalidades.

 






 

Na modalidade de Voleibol a U. Porto foi a grande vencedora. A final disputada entre os da casa e a U. Santiago foi um jogo muito renhido com bolas muito disputadas, a U. Santiago mostrou-se muito organizada, com alguns valores individuais, mas a U. Porto não se deixou intimidar. Muito boa táctica e tecnicamente, organizaram-se muito bem e o resultado de 2-0 foi o mais justo, premiando a melhor equipa em campo. A U.Porto mostrou grande potencial a nível do ataque e esta foi sem dúvida a sua maior valia. Nesta modalidades ficariam em 3º a UTAD, 4º a U. Corunha, 5º a UMinho e a última classificada foi a U. Vigo.

 






 

No Basquetebol também os da casa (U.Porto) foram os vencedores da modalidade, derrotando na final a U. Corunha por 58- 44. Esta foi uma final muito equilibrada pelo menos até ao 3º período. No 4º tempo a equipa da U.Porto marcou a diferença com os seus 2 jogadores muito altos (com mais de 2 metros), os quais fizeram a diferença e levaram a equipa para uma vitória final. Em 3º lugar ficaria a equipa do Minho que esteve muito bem e a 4ª posição seria ocupada pela U. Santiago. O 5º lugar foi ocupado pela UTAD e 6º e último pela equipa de Vigo.

 






 

Na única modalidade apenas feminina, o futebol 7, a final foi disputada entre a U.Minho e a U. Santiago, saindo derrotada a equipa portuguesa que se bateu muito bem mas acabaria por perder por 2-0. Um resultado que não foi positivo para os minhotos, mas visto ter vindo à prova com algumas limitações de atletas, Santiago mostrou ser uma equipa muito experiente e isso foi nuclear para o resultado final de 2-0 favorável à equipa da U. Santigo. Os minhotos apenas tinham 4 atletas de campo federadas a restante equipa eram apenas atletas de recriação. Apesar de tudo a partida foi equilibrada, muito bem disputada e ganhou a melhor. No futebol e ainda com lugar no pódio ficou a U.Porto, seguida da U.Corunha, U.Vigo e UTAD.

 






 

Na natação os vencedores voltaram a ser os anfitriões (U.Porto) que não deram qualquer hipótese e conquistaram os primeiros lugares das várias provas de forma categórica. NA 2ª posição ficou a U.Santiago e em 3º a UMinho. Nos três últimos lugares e por esta ordem ficaram U.Vigo, UTAD e U.Corunha.

 






 

Na escalada a grande vencedora da prova foi a U. Minho, conseguindo os seus dois atletas ganhar as provas “a abrir” e prova “trabalhada” e ficando em 2º na prova “velocidade”, conseguindo assim

uma totalidade de 17 pontos arrecadando o 1º lugar. Em 2º e com uma óptima prestação também ficou a U.Porto seguindo-se a U.Vigo, U.Corunha, UTAD e U. Santiago.

 

No ténis os grandes vencedores foram a equipa espanhola da U. Santiago que apesar de toda a chuva estiveram ao melhor nível. Em 2º e foi a melhor classificação conseguida numa modalidade ficou a UTAD, 3º U.Porto, Corunha, UMinho e Vigo.

 






 

Na modalidade da paciência, o xadrez a vencedora foi a U. Vigo que bateu na final a U. Porto. Seguiram-se na classificação a U.Santiago, U.Minho, U.Corunha e UTAD.

 






 

No Ténis de Mesa a vencedora foi a U. Santiago, seguindo-se U. Porto e em 3º lugar a U. Minho. Ocupando as três ultimas posições ficaram, U.Vigo, UTAD e U.Corunha.

 






 

O bowlling a modalidade que fez sucesso nestes Galaico-Durienses foi ganha pela U. Corunha, ficando em 2º lugar a U. Porto, 3º U.Minho, 4º U.Vigo e último a UTAD.

 

Foi mais um evento desportivo de sucesso, como tem vindo a ser todos os realizados no nosso país, uma excelente organização da U.Porto e para o ano os Galaico-Durienses têm lugar na vizinha Espanha, organizados pela U. Vigo.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt
                        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *