Publicado em Deixe um comentário

Cursos Livres sobre Arte 2006/2007

Duração: 8 sessões com início no dia 7 de Dezembro


Horário: 5ªFeira das 18h às 20h


(este horário pode ser ajustado com os participantes)


 


QUESTÕES. IMAGENS. TEXTOS


Carlos França


(Doutor em Filosofia pela Universidade do Minho)


Ao longo deste curso a realizar uma vez por semana no Museu Nogueira da Silva, em Braga, procurar-se-á discutir no quadro das sociedades contemporâneas algumas questões fundamentais do mundo actual a partir de vários pontos de vista que tanto podem ser os da filosofia, da estética ou da arte como os da antropologia, da psicanálise ou da teoria da cultura. Tal como o título indica estruturaremos o nosso curso em três pontos que, embora distintos, mantêm uma coerência interna solidária.


 O primeiro desses pontos como o título do curso sugere, pretende colocar questões que possam ajudar a pensar e a ver o mundo de acordo com o modo como o homem de hoje vive, trabalha e cria.


 O segundo ponto procurará, no seguimento do anterior, ir ao encontro das imagens e interrogar a sua forma e sentido no mundo contemporâneo, quer elas se encontrem expostas nos museus, circulem na televisão, na Internet e nos media, quer integrem o universo da publicidade e da moda ou ainda façam parte do imaginário individual e colectivo das sociedades. Certamente que as imagens e as próprias obras criadas pela arte contemporânea (fotografia, desenho, vídeo-arte, teatro, dança, performance, pintura, escultura e instalação multimedia) serão objecto duma atenção muito especial neste ponto do nosso curso.


Finalmente o terceiro ponto diz respeito aos textos. Os textos transportam consigo diversas concepções acerca do mundo, da vida, da beleza, da arte e da morte. Faremos referência neste caso a textos de filósofos, de escritores e de artistas cujas problemáticas pela sua pertinência sejam susceptíveis de ser tratadas no quadro das sociedades contemporâneas.


Para concluir quanto aos três pontos que nos propusemos tratar neste curso, parece-nos ser da maior importância mencionar a tarefa de poder desconstruir o mundo contemporâneo, não só a partir do pensamento e das imagens que nos chegam de fora, como também, e sobretudo, a partir de nós próprios. Será este último ponto, aliás, um dos aspectos mais relevantes deste curso sempre aberto à troca de pontos de vista pessoais e ao diálogo colectivo.


Contactos


Museu Nogueira da Silva/UM


Av. Central, nº.61


4710-228 BRAGA


Telef 253 601275


Telefax 253 264036


sec@mns.uminho.pt


 


Faça aqui o download da ficha de inscrição em versão word

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *