Publicado em Deixe um comentário

“ADEGE pretende ser um exemplo de dinamismo e pró-actividade”









 

A ideia de apresentar uma lista aos órgãos da ADEGE nasceu da vontade de um grupo de alunos insatisfeitos com a forma como estava a ser dirigida a Associação, achando na altura que os princípios formalmente enunciados pelos estatutos da ADEGE, não estavam a ser respeitados. Esta direcção, presidida Miguel Peixoto, é composta por um grupo de pessoas experiente, que se candidatou com objectivo de desenvolver um trabalho sério e útil. Tomou posse em Março de 2006 com a intenção de restituir à Associação o prestígio e consideração que lhe era reconhecido no passado. Segundo Miguel Peixoto, esta direcção “Pretende ser um exemplo de dinamismo e pró-actividade”.

 

 

UMDicas: Como surgiu o núcleo e quando?

Miguel Peixoto: A ADEGE como muitas ideias vindas do mundo estudantil, surgem por vezes de pequenas discussões quer individuais quer colectivas entre vários estudantes acerca de algumas problemáticas que gostávamos de ver clareadas ou ver respondidas, associada à vontade empreendedora de alguns estudantes do curso de Gestão de Empresas. ADEGE era para além de um debate de ideias e das problemáticas, uma forma concreta e organizada de as resolver. Esta associação foi outorgada pelos alunos José Vilas Boas, Maria do Céu Gonçalves; Eduardo Da Costa, Paulo Carvalho, Orlando Soares, Carlos Manuel Rajão em 29 de Outubro de 1993.

 

U: Por quem é constituído o Núcleo?

MP: A ADEGE é constituída por um Presidente, um vice-presidente, um tesoureiro, uma secretaria e directores e sub-directores dos vários departamentos.

 

Presidente: Miguel Peixoto

Vice-Presidente: Rui Cruz

Tesoureiro: Mário Torres

Secretaria: Helena Lima

 

Departamentos:

 

-Projecto: Margarida Sousa

                   Manuel Ramos

-Informativo: Sandra Filipa

                       Nelson Pereira

                       Filipa 

 -Recreativo: João Ala de Matos

                        Fátima Silva

                        Bruno Neiva

                        João Salgado

 

-Saídas Profissionais: Andreia Leite

                                          Neuza Salgado

-Relações Externas: Isabela Miranda

                                      Diana Pontes

 

 

U: Quais os principais objectivos desta Direcção?

MP: Defender os interesses dos estudantes inscritos na licenciatura em Gestão da Universidade do Minho, promover a formação cívica, cultural e científica dos seus associados; cooperar com todos os organismos estudantis; nacionais ou estrangeiros; fomentar as relações de cooperação e amizade com os antigos estudantes de Gestão da Universidade do Minho; representar os estudantes inscritos na licenciatura em Gestão da Universidade do Minho em todas as ocasiões que tal se afigure necessário.

 

U: Qual o grande sonho desta direcção?

MP: Para alem de garantir o normal funcionamento da associação e a concretização do projecto ao qual nos comprometemos, temos o desejo de realizar um encontro nacional de alunos de Gestão, algo que não acontece acerca de dez anos.

 

U: Qual o apoio que o núcleo oferece aos estudantes? E o que é preciso para ser sócio?

MP: A nossa associação, para alem das actividades agendadas para este ano lectivo, tem ao dispor dos alunos da licenciatura em gestão um conjunto de valências tais como:

 

– Computadores com ligação à Internet;

– Possibilidade de impressão de textos de apoio às disciplinas;

– Disponibilização de material de apoio às disciplinas (cadernos, livros, exercícios resolvidos, etc.);

– Cartão de associado que confere benefícios ao seu portador;

– Ponte de ligação entre o aluno e a direcção da licenciatura;

– Ponte de ligação com o exterior, nomeadamente com o mercado de trabalho.

 

Para ser sócio da ADEGE basta que o aluno entregue a ficha de associado devidamente preenchida, ficha esta que está disponível na sede da ADEGE e brevemente na página on-line da associação, juntamente com o montante de 5 euros referente à cota anual.

 

U: Esse apoio é só oferecido aos associados ou a todos os alunos do curso?

MP: O apoio atrás descrito é oferecido a todos os alunos da licenciatura exceptuando os benefícios do cartão de associado.

 

U: Que actividades tem o núcleo agendadas para este ano?

MP: As actividades que temos em agenda são: “Taça ADEGE”, torneio de futsal que está a decorrer neste momento; a “Revista ADEGE”, que dará a conhecer a actual situação da ADEGE e da licenciatura em gestão, e de alguns temas que achamos pertinente abordar nesta fase; conclusão da página on-line da associação; apoio à Comissão organizadora do carro alegórico para o cortejo e da barraquinha do enterro da gata; comemoração do 13º aniversário, dia 15 de Novembro de 2006; colaboração para a realização das 2ª Jornadas da Escola de Economia e Gestão.

 

 

U: Está a realizar-se o torneio ADEGE de Futsal. O que nos pode dizer sobre este torneio?

MP: Trata-se de um torneio com tradição no seio desta academia visto esta ser a sua 8ª realização. Este torneio visa a prática do desporto mas também fomentar a convivência e a amizade entre os alunos desta academia.

Este ano conta com 16 equipas provenientes dos diversos cursos da UM, divididas em 4 grupos de 4 equipas, estando neste momento apuradas as 8 equipas que disputarão os quartos de final. São elas a Drink Team, CCM, Pérola United, Gestão Desportiva, Barbies no Campo, Baggs, GD Talochas e Pipocas.

 

U: Qual os planos para o Núcleo a longo prazo?

MP: É difícil dizer quais os planos a longo prazo visto o mandatos serem de 1 ano apenas. No entanto a nossa direcção, enquanto responsável pelo bom funcionamento da ADEGE, pretende dar uma maior visibilidade desta junto de todas as forças vivas da sociedade. Consideramos que neste momento a Associação carece de alguma visibilidade no exterior. Assim sendo e achando que é da máxima importância para os nossos alunos ter uma forte visibilidade no exterior, o nosso maior esforço será canalizado neste sentido, estabelecendo uma comunicação directa com as várias entidades públicas e privadas para que estas recebam os nossos alunos com consideração.

 

 

 

Michael Ribeiro

mika@sas.uminho.pt

    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *