Publicado em Deixe um comentário

Lançamento do livro “Introdução à Preservação Digital – Conceitos, estratégias e actuais consensos”

– Como seremos capazes de daqui a 10, 20 ou 100 anos consultar os documentos digitais que produzimos actualmente?


No mundo de hoje, é produzido um volume gigantesco de informação. Essa informação é registada e transmitida sobre diversos suportes e formatos, sendo grande parte destes digitais. Tal como no passado, não é possível, nem tão pouco relevante, guardar e preservar toda a informação criada.


Mas, do mesmo modo que hoje podemos aceder e consultar um registo significativo da informação produzida pelas gerações que nos antecederam (em particular as dos últimos cinco séculos), é necessário garantir que as gerações futuras irão ter acesso a um registo igualmente significativo da produção informativa digital contemporânea.


Acontece que o material digital carrega consigo um problema estrutural que coloca em risco a sua longevidade. Embora um documento digital possa ser copiado infinitas vezes sem qualquer perda de qualidade, este exige a presença de um contexto tecnológico (hardware e software) para que possa ser interpretado de forma inteligível por um ser humano. No entanto, o hardware e o software necessários à sua interpretação evolui a cada cinco anos sem contudo garantir a compatibilidade com o passado, deixando a informação órfã e sem suporte tecnológico. Neste contexto, coloca-se a seguinte questão:


– Como seremos capazes de daqui a 10, 20 ou 100 anos aceder e consultar os documentos digitais que produzimos actualmente?


A Escola de Engenharia da Universidade do Minho promove, deste modo, o lançamento do livro “Introdução à Preservação Digital ? Conceitos, estratégias e actuais consensos”, da autoria de Miguel Ferreira, investigador no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho. Esta publicação tem como objectivo descrever e contextualizar as principais iniciativas que visam solucionar o problema da obsolescência tecnológica que ameaça o acesso continuado ao património intelectual, científico, histórico e artístico actualmente produzido em formatos digitais. O seu público-alvo são profissionais ou estudantes da área das Ciências da Informação e preservação do património, como arquivistas, bibliotecários e informáticos.


Esta obra será publicada em “Acesso Livre”, o que significa que será disponibilizada de forma livre e gratuita na Internet, permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral do documento.


O livro poderá ser descarregado na sua totalidade a partir do repositório da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/5820.


Mais informações em:


www.sdum.uminho.pt/confOA/


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Telef. 253 601109


Fax. 253 601105


gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *