“
No primeiro Torneio de Apuramento do ano para o basquetebol masculino, muitas eram as expectativas em torno da performance da equipa nesta sua primeira prova de fogo. Após o Europeu de Basquetebol Universitário e a consequente preparação para este, ao que se veio juntar a entrada de novos reforços, a AAUMinho perfilava-se como uma natural favorita à conquista deste TA.
Não defraudando as expectativas, os atletas minhotos deixaram em Aveiro um proval cabal de todo o seu potencial, levando de vencida todos os seus adversários. Vamos então agora acompanhar mais ao promenor a história de cada partida deste TA.
AAUAv – AAUMinho
AAUMinho deu um “chega para lá” na AAUAv ao vencer por 34-26
Num jogo onde se esperava bastante equilíbrio, a equipa da AAUMinho não começou da melhor forma. Fruto do pouco tempo de aquecimento que dispôs antes do início do partida, os minhotos viram os aveirenses a destacarem-se (7-0) nos minutos iniciais e assumirem as despesas do jogo.
Com o decorrer do mesmo, e com os atletas do Minho a entrarem no ritmo, iniciou-se uma excelente recuperação, conseguindo-se mesmo um empate a 15 pontos. A partir desta altura, os atletas da AAUMinho começaram a acreditar que poderiam levar de vencidos os seus adversários. Com uma defesa bastante agressiva e um ataque concretizador conseguiram o primeiro objectivo do dia, vencendo por 34-26.
De referir que a equipa aveirense defendeu uma zona press em campo inteiro durante toda a partida, o que nos momentos iniciais do jogo se revelou bastante eficaz e incómodo para a AAUMinho. Com o avançar do tempo e com maior concentração por parte dos atletas minhotos, esta acabou por se tornar inoperante.
O destaque desta partida vai para a boa prestação inicial do atleta João Artur que iniciou a recuperação do resultado e para o capitão João Chaves que nos últimos 20 segundos do jogo converteu 2 lances livre e um lançamento triplo que colocaram um ponto final nas aspirações dos Aveirenses. O menos positivo foi a lesão do “Enfermeiro” Herlander Rodrigues que acabaria por ficar nas “boxes” até ao final do TA.
IPC – AAUMinho
Ao melhor estilo da NBA, Covas empata o jogo no ultimo segundo com um portentoso lançamento triplo
Jogando contra a equipa teoricamente mais forte do TA, este jogo tornou-se impróprio para cardíacos tal foi o equilíbrio durante toda a partida, e o desffecho da mesma. Com uma equipa bastante forte fisicamente e muito organizada, os atletas de Coimbra causaram sempre muitos problemas á defesa minhota.
Com uma leitura de jogo sempre atenta por parte do técnico Alexandre Oliveira, a AAUMinho realizou as necessárias trocas defensivas para parar os excelentes lançadores do IPC, alternando entre uma defesa zona e individual. Coesos defensivamente e com mais uma boa prestação de João Artur a nível ofensivo, a incerteza no resultado manteve-se até ao final, com ambas as equipas quase sempre empatadas.
A 10 segundos do fim os minhotos perdiam por 3 pontos, mas um lançamento triplo certeiro, sobre o apito final, por parte do extremo Carlos Rebelo levou a uma explosão de alegria no banco da AAUMinho e ao jogo para um prolongamento de 3 minutos.
Com os níveis de confiança elevados, a AAUMinho manteve-se sempre no comando do jogo. Nem mesmo os erros da arbitragem conseguiram abalar o conjunto minhoto. A 7 segundos do final “uma suposta bola fora” para o IPC e uma falta mal averbada ao atleta Ricardo “Spice” Correia, deu direito a 3 lançamentos livres para o IPC (isto com 4 segundos para jogar e o resultado em 40-43 favorável à AAUMinho)
Com a pressão sobre os ombros do jogador Tiago Pina do IPC, este converteu os 2 primeiros lançamentos, falhando o último e permitindo o ressalto para os minhotos. Foi uma vitória muito suada e festejada, com um tangencial 42 – 43 a falar por si.
AAUBI – AAUMinho
Bola ao ar… e vitória para a AAUMinho
No jogo mais fácil do dia, o técnico Alexandre Oliveira aproveitou para dar mais rotina de jogo aos caloiros Neil Teixeira, John Mosley e Valter Alves e para fazer algumas experiências para o futuro.
Este jogo decorreu sem problemas para os minhotos, tal o desnível entre as duas formações. A equipa técnica procurou nesta partida trabalhar alguns aspectos defensivos/ofensivos e aumentar a união do grupo.
A equipa da UBI esforçou-se sempre para contrariar a superioridade da AAUMinho, mas os elevados niveis de concentração demostrados pelos atletas minhotos impediram qualquer veleidade por parte dos seus adversários. O resultado final acabou por ser um esclarecedor 49-26 favorável à AAUMinho.
Atletas da AAUMinho:
Bases – Valter Alves, Tiago Spínola
Bases/Extremos – João Artur, Miguel Fernandes, John Mosley
Extremos – João Chaves, Carlos Rebelo
Extremos/Postes – Ricardo Dias, Herlander Rodrigues
Postes – Ricardo Correia, Neil Teixeira
Classificação Final deste TA………………………………………………………………………………..Resultados FADU.PDF
Texto: João Chaves e Nuno Gonçalves
Fotografia: Nuno Gonçalves
“