“
O Prémio, cuja 15ª edição se realizou este ano, com a participação de 9 concorrentes, tem o valor de 1 500,00 euros e foi instituído, em 1991, pela Universidade do Minho, através do seu Conselho Cultural, com base numa doação do Prof. Doutor Victor de Sá. Na edição deste ano do Prémio foi também atribuída uma Menção Honrosa ao Dr. Miguel Gonçalo Cardina Codinha, pela obra “A Tradição da Contestação: Resistência Estudantil em Coimbra nos Finais do Estado Novo”.
No início da sessão, na sequência do protocolo assinado em 1991 entre o Prof. Doutor Victor de Sá e a Universidade do Minho, os filhos daquele ilustre historiador, falecido em 2004, farão entrega à Universidade das condecorações recebidas em vida pelo seu pai (de entre os quais se destaca a Ordem da Liberdade), que se irão juntar ao restante espólio depositado na Biblioteca Pública de Braga.
Na cerimónia, presidida pelo Reitor Professor Doutor António Guimarães Rodrigues, usarão da palavra o presidente do júri, Professor José Viriato Eiras Capela e a vencedora do prémio. Ao acto público assistirão ainda as entidades que têm vindo a constituir o Fundo Mecenático de apoio ao Prémio, nomeadamente, o Governo Civil de Braga, a Fundação Cupertino de Miranda (Famalicão), a Fundação Engº António de Almeida (Porto) e as Câmaras Municipais de Braga, Guimarães e V. N. Famalicão.
“