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O outro lado da Matemática – 2ª sessão – “Semáforos”

A Matemática tem um lado de rotina, de aquisição de conhecimentos para que novos conhecimentos possam ser aprendidos, de treino de competências de cálculo. Estes aspectos da Matemática todos conhecem pois estão infelizmente presentes em excesso no sistema escolar. Mas há outro lado da Matemática, envolvendo aspectos recreativos, que tem ao longo dos tempos fascinado todos aqueles que pela Matemática se interessam. É relativamente a estes aspectos, e nomeadamente aos jogos matemáticos (cujo campeonato nacional se organiza todos os anos) que estas sessões dizem respeito.

Neste sentido, a recém criada AEME – Associação para a Educação Matemática Elementar vem responder a este desafio dinamizando uma rubrica na BLCS nos seguintes moldes:

 

 

Destinatários: Crianças do 1.º ciclo

As inscrições ficarão a cargo da BLCS, através de inscrição prévia pelo telefone 253 205 977.

 

Duração da actividade: 1,5 Horas

 

Regularidade: na 2.ª quinta-feira de cada mês (uma vez por mês) – a partir das 16.00h

 

Outros aspectos: as sessões serão dinamizadas por um ou dois membros da AEME.

 

Planificação para as três primeiras sessões

As três primeiras sessões dirão respeito à exploração dos três jogos que fazem parte, para o 1.º ciclo, do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

 

Porquê jogos matemáticos como contexto de aprendizagem?

 

Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles.

O jogo é um tipo de actividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com o desafio da competição, de uma forma lúdica e muito rica. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social bem como o trabalho cooperativo (DEB, 2001).

 

  

 

2.ª sessão

 

?Semáforos? – 14 de Dezembro 2006

 

O jogo, originalmente designado por Traffic Lights (em português, Semáforos), foi inventado por Alan Parr, em 1998.

Joga-se num tabuleiro dividido em 4 colunas e 3 linhas não sendo necessárias mais do que 8 peças verdes, 8 peças amarelas e 8 peças vermelhas.

 

 

Potencialidades do Semáforos

 

Desenvolvimento do raciocínio;

Incremento da perspicácia;

Desenvolvimento do cálculo;

Estruturação de cadeias lógicas de pensamento;

Estimulação do sentido de estratégia;

Previsão de acontecimentos;

Manipulação de objectos e destreza.

 

 

 

 

3.ª sessão

 

“Pontos e quadrados”  – 11 – Janeiro 2007

 

 

Não há qualquer referência à origem deste jogo, embora se pense que tenha surgido em meados do século XIX, coincidindo com a aparição do papel quadriculado nas escolas.

 

 

Joga-se numa folha de papel pontilhado ou quadriculado utilizando dois lápis, preferencialmente de cores diferentes.

 

 

Potencialidades do Pontos e Quadrados

 

Desenvolvimento do raciocínio;

Incremento da perspicácia;

Estruturação de cadeias lógicas de pensamento;

Estimulação do sentido de estratégia;

Previsão de acontecimentos;

Desenvolvimento de capacidades de visualização espacial;

Exploração de propriedades de figuras geométricas.

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