Publicado em Deixe um comentário

Andebol demonstra superioridade







                                                         Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG




 

A cidade da Covilhã acolheu nos passados dias 11 e 12 de Dezembro, o I Torneio de Apuramento (TA) de Andebol para o Campeonato Nacional Universitário (CNU).

 

A formação da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), actual vice- campeã europeia universitária, venceu toda a concorrência e conquistou o primeiro lugar nesta prova de abertura da temporada, mostrando que é uma séria candidata à vitória do próximo CNU.

 

Para além da AAUMinho, estiveram presentes neste TA, as formações da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu (AEESTV) e a equipa anfitriã, a formação da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Inicialmente inscrita, a formação da Associação de Estudantes do Instituto Superior do Alto Ave (AEISAVE) não compareceu a este torneio.

 

Na fase de grupos, a equipa minhota ficou colocada no grupo A, na companhia das equipas da AAUBI, do IPLeiria e da AEESTV. O grupo B, e fruto da não comparência da formação da AEISAVE, ficou com apenas 2 equipas, a AAUTAD e a AAUAv.

 

AAUMinho- AAUBI

 






 

No primeiro jogo do torneio (dia 11) a AAUMinho defrontou a formação da casa, a AAUBI. A equipa minhota desde cedo assumiu o controlo da partida, chegando ao intervalo a vencer por 11-7. A destacar a excelente prestação do central minhoto Filipe Magalhães (Eng. Comunicações), que marcou 7 dos 11 golos iniciais da equipa. No segundo tempo, ?só deu? AAUMinho. 14 golos contra 4 da AAUBI nos 15 minutos regulamentares, deram à Academia Minhota a vitória na partida. Resultado final 25 -13.

 

AAUMinho- IPLeiria

 






 

No segundo encontro, a equipa orientada pelos monitores Cláudio Mesquita e Eduardo Fernandes, defrontou a formação do IPLeiria. O equilíbrio foi nota dominante da partida, devido à opção da dupla técnica da AAUMinho em ”rodar” toda a equipa, de modo a permitir uma melhor gestão do esforço dos jogadores. Ao intervalo a equipa do Minho vencia por 7-6, e foi também pela vantagem mínima que se chegou ao resultado final da partida, 12 – 13 favoráveis à AAUMinho.

 

AAUMinho- AEESTV

 






 

No último jogo da fase de grupos, o adversário da AAUMinho foi a formação da AEESTV. Mais um confronto totalmente dominado pela equipa minhota, sendo o resultado final de 24 – 6 o espelho do que se passou na partida.

 

Após uma fase de grupos apenas com vitórias, a equipa da AAUMinho liderava a classificação do grupo A, seguida da formação da AAUBI, garantindo assim a presença nas meias-finais. No grupo B, visto apenas estarem 2 equipas em competição, ambas se qualificaram para a fase seguinte.

 

O dia D!

 






 

O dia 12 marcava aquela que seria a fase decisiva da competição (meias-finais e final). Nas meias o vencedor do grupo A (AAUMinho) defrontaria o segundo classificado do grupo B (AAUTAD) e o segundo classificado do grupo A (AAUBI) jogaria com o vencedor do grupo B (AAUAv).

 

O primeiro jogo foi entre a AAUMinho e AAUTAD. A equipa minhota entrou ”a todo o gás” nesta partida, não dando qualquer hipótese aos transmontanos. O domínio minhoto foi total, chegando a estar a vencer por 12 – 1. A formação adversária nada pôde fazer e a partida terminaria com a vitória da AAUMinho por 18 – 10.

 

Na outra meia-final, a equipa aveirense venceu a AAUBI por 18-16, carimbando assim o seu passaporte para a final.

 

No jogo de apuramento para o 3º e  4º lugar, a equipa da AAUBI levou a melhor sobre a formação da AAUTAD, vencendo a partida por uns tangenciais 12 – 13, alcançando a 3ª posição neste TA.

 

Final ”espectáculo”!!!

 






 

Na final estiveram as duas equipas que melhor andebol apresentaram ao longo do torneio. AAUMinho e AAUAv, deixavam antever uma boa partida, bem disputada e com muito espectáculo, e foi exactamente o que aconteceu, apesar da prestação menos conseguida da equipa de arbitragem, que não se mostrou à altura desta final, exagerando muitas vezes nas decisões, e nas sanções aos jogadores.

 

Começaram melhor os de Aveiro, colocando-se em vantagem, e controlando inicialmente a partida. Muito bem defensivamente, não permitiam que os minhotos criassem muitas jogadas de ataque e consequentemente, golos.

 

Os minhotos ”despertaram” a meio do primeiro tempo, conseguindo equilibrar a partida. Ao intervalo o marcador registava a diferença mínima, 19 – 20 favorável à equipa da de Aveiro.

 

Durante o descanso, os jogadores do Minho foram imbuídos da táctica dos seus técnicos e aplicaram-na na perfeição durante o resto da partida. O domínio da formação minhota no segundo tempo foi absoluto, permitindo chegar à vitória neste encontro e consequentemente no torneio. O resultado final 40 – 29 foi expressivo da qualidade minhota e dão à equipa da AAUMinho 25 preciosos pontos na caminhada para o acesso à Fases Final dos CNU’s.

 

 A classificação ficaria assim ordenada:

1º – Associação Académica da Universidade do Minho;

2º – Associação Académica da Universidade de Aveiro;

3º – Associação Académica da Universidade da Beira Interior;

4º – Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

5º – Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu;

6º – Instituto Politécnico de Leiria.

           

Neste torneio, a equipa da AAUMinho foi a mais certeira na hora de atirar à baliza, alcançando a invejável marca de 120 golos, perto de 40 % dos golos de todo o torneio.

O atleta minhoto, Filipe Magalhães (Eng. Comunicações) foi o melhor marcador do torneio, com 22 golos.

 

Representaram as cores da AAUMinho: Nuno Pires (Direito), José Carvalho (Administração Pública), Artur Monteiro (Gestão), Filipe Magalhães (Eng. Comunicações), João Gonçalves (Tecnologias e Sistemas de Informação), Jorge Rodrigues (Gestão), José Teixeira (Gestão), Rui Ferraz (Eng. Comunicações), Eduardo Sampaio (Eng. Electrónica industrial), Jorge Pinto (Gestão), Diogo Matos (Tecnologias e Sistemas de Informação), Sérgio Brito (Administração Pública).

Equipa técnica: Cláudio Mesquita (Eng. Civil), Eduardo Fernandes (Relações Internacionais) e Gabriel Oliveira.

 

 

Texto: Hélder Miranda

Fotografia: Hélder Miranda

                            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *