“
Este teve lugar na Sé de Braga, no dia 16 de Dezembro pelas 21h30. Este concerto serviu também para apresentar o último trabalho discográfico do CAUM, ”Dormindo está o menino”, que se encontra já à venda.
Puer Natus Est
Desde 1996 que o CAUM realiza um Concerto de Natal na Sé Catedral de Braga, sendo actualmente um dos pontos altos da agenda cultural bracarense.
A partir da sua sétima edição, em 2002, o concerto passou a denominar-se Puer Natus Est, numa clara alusão ao Nascimento do Menino.
Este concerto singular, onde prima a singeleza da música natalícia, tem-se revelado como uma excelente oportunidade de inovação na forma como são interpretadas peças, nomeadamente com movimento dos coristas pelas três naves da Catedral e com “jogos de vozes” entre os solistas e o coro, que cantam em locais afastados da Catedral.
O Coro Académico da Universidade do Minho tem interpretado musica coral e instrumental de todas as épocas, em especial da música portuguesa, desde da renascença até aos nossos dias. Neste concerto de natal, e pela sua especificidade e carga emocional pela época em que estamos o CAUM, como é hábito nos seus concertos deliciou o público presente com um reportório ”a capella” na primeira parte e na segunda parte fez-se acompanhar pela Orquestra Sinfonieta de Braga, com a direcção de Rui Paulo Teixeira.
Parte I – Coro a capella Parte II – Coro e Orquestra
– I can tell the world – Stille Nacht
– Heilig ist der Herr – The last rose
– Natal de Penamacor – Winter, fire and snow
– Do varão nasceu a vara – Pilgrim
– Janeiras – Caminhado vai José
– Ró-Ró – Pastores que andais na serra
– Ave Maria – Eu hei-de m?ir ao presépio
– Noël – Alegrem-se os céus e a terra
– Dormindo está o menino – Benedicat vobis
– Es ist ein Ros? entsprungen – Hark! The herald angels sing
– Oh, happy day – The first Nowell
– An Irish blessing – Adeste fideles
Coro Académico da Universidade do Minho
O Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) é uma associação cultural sem fins lucrativos.
Iniciou as suas actividades em Janeiro de 1989 e, desde então, tem desenvolvido um trabalho de prática e divulgação da música de todas as épocas, em especial da música portuguesa.
Realizou já mais de três centenas de concertos por todo país e estrangeiro, pelos quais passaram mais de quinhentos coristas, sendo actualmente composto por mais de oitenta elementos.
Nas actuações os coristas apresentam-se com o Traje Académico da Universidade do Minho, com excepção do tricórnio. Sobre o ombro direito colocam o “Coralinho”: uma peça em linho cru, debruada a cetim preto e com o logótipo do CAUM bordado a preto.
Texto Fotografia: Michael Ribeiro
“