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SAPIA – Serviço de Apoio Informático à Aprendizagem










 

Filipe Clemente, Chefe de Divisão do SAPIA, conta-nos como o Serviço de Apoio à Aprendizagem, é um dos três serviços tecnológicos da UMinho e de todos, aquele que tem mais contacto com a comunidade académica, actuando como “facilitador” da comunicação docente-discente e UM-discente. Com este objectivo foi implementado recentemente o novo sistema de correio da uminho, uma parceria entre a UMinho e a Microsoft que culminará num dos maiores sistemas de e-mail de Portugal e talvez da Peninsula Ibérica. A par disto, igualmente a implementação de uma plataforma de e-learning “Blackboard”, colocando desta forma, à disposição dos docentes e discentes, a plataforma comercial que mais se destaca, em todo o mundo, na área do e-learning.

 

Qual a sua função neste serviço da UM?

Desde Setembro de 2005, sou responsável pelo cumprimento da missão institucional do SAPIA na UM e pela coordenação dos seus recursos humanos e materiais.

 

O que é o Serviço de Apoio Informático à Aprendizagem (SAPIA)?

O SAPIA resultou em 2004 do Centro de Informática. Desde então tornou-se num dos três serviços tecnológicos da UM. É de todos, aquele que tem mais contacto com a comunidade académica pois pretende ser o front office dos outros dois serviços tecnológicos, GSI (Gabinete de Sistemas de Informação) e SCOM (Serviço de Comunicações).

 

O SAPIA desempenha também um papel importante no apoio à utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino/aprendizagem e actua como “facilitador” da comunicação docente-discente e UM-discente. É portanto um Serviço que na sua definição está orientado essencialmente para o contacto com a comunidade académica.

 

Em relação ao apoio na utilização das TIC o SAPIA disponibiliza à academia um serviço de help desk transversal à UM, os seus laboratórios de informática com acesso à Internet, software genérico e técnico e serviço de impressão situados nos 2 pólos sendo também um centro credenciado pela UMIC (Unidade de Missão Informação e Conhecimento) para a obtenção do DCB (Diploma de Competências Básicas em TI).

 

Em relação ao apoio ao nível da comunicação docente/UM-discente, o SAPIA disponibilizou este ano um novo serviço de correio electrónico que integrará numa mesma plataforma discentes, docentes e funcionários não docentes da UM. A este nível da comunicação disponibilizamos também a plataforma de e-Learning institucional da UM (Blackboard) que é líder de mercado nessa área.

 

Qual a sua importância na UMinho?

Tendo em consideração a importância crescente da utilização das TIC em todas as áreas do conhecimento, Bolonha pela importância que atribui ao e-Learning e a importância de uma comunicação electrónica rápida fiável e estável poderá facilmente concluir-se que o SAPIA tem e terá um papel muito importante em todos estes níveis.

O SAPIA é responsável por explorar a plataforma de e-Learning da UM e disponibilizar o serviço de email, dois dos serviços privilegiados para a comunicação electrónica no seio da comunidade académica.

 






 

Quais as suas competências?

 

Serviço de help desk (http://www.sapia.uminho.pt) no apoio à utilização das TIC para toda a comunidade académica.Pode ser contactado presencialmente na sede do SAPIA em Gualtar, electronicamente via email (helpdesk@sapia.uminho.pt) ou via fórum no portal de socialização da UM (http://umonline.uminho.pt/foruns/).

 

Serviço de Email (http://mail.uminho.pt) que integra na mesma plataforma toda a comunidade académica com um total aproximado de 25.000 caixas de correio com acesso web e utilizando os protocolos standard de acesso ao correio electrónico. Todos os vários tipos de acesso são seguros ou seja encriptados desde o PC do utilizador até ao servidor. Este serviço de email está integrado com o sistema de autenticação central e integrado com as duas principais fontes de informação da UM (Serviços Académicos e Direcção de Recursos Humanos).

 

Plataforma de e-Learning (http://elearning.uminho.pt) cuja exploração, apoio e formação da comunidade académica no âmbito da utilização está sob a responsabilidade do SAPIA.

 

Laboratórios de Informática, um dos serviços mais visíveis do SAPIA utilizado anualmente por cerca de 10.500 estudantes disponibilizando 248 PCs nos 2 pólos com acesso à Internet, serviço de impressão de pequenos e grandes formatos (plotters) e um serviço online de marcação e reserva de postos de trabalho.

 

Certificação de Competências em TIC para toda a comunidade académica, que neste momento se traduz na formação que é leccionada e os exames que são realizados para a obtenção do DCB (Diploma de Competências Básicas)

 

Como podem os utilizadores do SAPIA ter acesso aos seus serviços?

O SAPIA disponibiliza presencialmente os seus serviços em ambos os pólos da Universidade. O serviço mais visível do SAPIA nos dois Campi são os seus laboratórios de informática utilizados por cerca de 10.500 estudantes anualmente para apoio à sua actividade lectiva. Desde o início de 2006 têm também disponível uma sala para help desk em TIC na sede do SAPIA junto aos Serviços Académicos.

 

Á distância, ou seja electronicamente, têm acesso ao serviço de email, à plataforma de e-Learning e podem também contactar o help desk por email ou via fora no portal de socialização. De referir igualmente o site do SAPIA onde procuramos dar resposta a grande parte das questões levantadas na utilização dos nossos serviços.

 






 

Por quem e com que finalidade são mais utilizados os serviços do SAPIA?

Sem dúvida os estudantes de Graduação são quem mais utiliza os serviços disponibilizados pelo SAPIA. Não podemos também deixar de referir os estudantes Erasmus que no Top 10 de cursos que fazemos anualmente são um grupo que aparece normalmente em 2º ou 3º lugar, em termos de utilização dos laboratórios.

 

Os nossos laboratórios são utilizados pelos alunos maioritariamente para pesquisa documental e acesso ao email na Internet, para impressões e para uso de aplicações genéricas de processamento de texto e folhas de cálculo (Office).

No âmbito do e-learning temos também uma interacção muito forte com os docentes no apoio à utilização da plataforma e à disponibilização de conteúdos.

 

Este ano, e no que se refere à formação/exame para a obtenção do DCB (Diploma de Competências Básicas) tivemos também uma forte interacção com os funcionários não docentes da UM.

 

Quem pode e como podem os utentes aceder aos serviços?

Todos os estudantes de Graduação, Pós-Graduação, Doutoramento e Erasmus, pelo facto de estarem inscritos na UM, podem usufruir automaticamente dos nossos serviços de laboratórios de informática, email e plataforma de e-Learning. Para o acesso a estes serviços electrónicos deverão fazer uso dos dados de identificação facultados no acto de matrícula/inscrição.

 

Relativamente aos docentes receberam também os respectivos dados de identificação electrónica para poderem utilizar a plataforma de e-learning.

 

Em relação ao Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação, em que consiste?

 

O Diploma de Competências Básicas (DCB) é um meio privilegiado para combater a info-exclusão e tem como objectivo fomentar uma rápida familiarização com as tecnologias da informação.

 

É uma iniciativa levada a cabo pela UMIC (Unidade de Missão Informação e Conhecimento) e o SAPIA encontra-se credenciado como centro de diplomas desde fins de Novembro de 2005. Para obter este diploma é necessário realizar um exame prático que testa competências básicas na pesquisa de documentos na Internet, na leitura e envio de correio electrónico entre outras.

 

É mantida uma base de dados central na UMIC de todos os cidadãos portugueses que já possuem o DCB.

  

Quem pode inscrever-se para acesso ao mesmo?

Toda a comunidade académica da UM.

 






 

Qual tem sido a adesão?

Tem sido boa entre os funcionários, pois sensibilizamos os responsáveis pelas unidades onde exercem funções para a importância do correcto uso das TIC no trabalho diário. Entre os estudantes a adesão não tem sido tão boa quanto o desejávamos, não obstante a sensibilização que fizemos. No caso dos estudantes, a ajuda dos directores de curso era essencial.

 

Até este momento quantas pessoas já obtiveram com sucesso o diploma na UMinho?

Começamos com este processo em fins de Fevereiro de 2006 e desde então cerca de 550 pessoas obtiveram o Diploma de Competências Básicas em TIC através do SAPIA. O número total de candidatos inscritos em 2006 foi de 604 restando-nos realizar ainda 54 exames.

 

Existe um novo Sistema de Correio da UMinho, porquê esta necessidade?

O correio electrónico constitui, um meio de comunicação fundamental à circulação de informação no seio da comunidade académica. O novo serviço surge principalmente da necessidade de aumentar a fiabilidade dos antigos serviços de email de alunos e funcionários. Este novo serviço, pelas suas características, pretende também que os estudantes o usem de uma forma muito mais alargada que o anterior. Um dos objectivos é tornar a comunicação com os docentes mais rápida e eficiente, evitando que os docentes muitas vezes tenham dificuldades em identificar as mensagens que vêm dos seus alunos devido ao facto de estes usarem endereços fornecidos pelos mais variados ISPs(Internet Service Providers). Será também para este endereço que os alunos têm na UM que os vários serviços (ex: Serviços Académicos, Serviços de Acção Social, etc..) enviarão informação importante no percurso académico de cada um.

 

Em que consiste este novo serviço?

Este serviço resulta de uma parceria entre a UM e a Microsoft que culminará num dos maiores sistemas de email de Portugal e talvez da Península Ibérica. Foi pensado para garantir o máximo de tolerância a falhas, para ser seguro e para permitir que os alunos e funcionários da UM o usem como plataforma de comunicação electrónica institucional.

 

Quais são as novidades deste novo sistema?

Um interface Web muito mais atractivo e de fácil utilização, protecção contra Vírus e SPAM e integração com o sistema de autenticação central da UM. Além disso a capacidade das caixas de correio foi significativamente aumentada, disponibilizando aos discentes um armazenamento de 100Mb e aos funcionários docentes e não docentes 1Gb.

 

Quais são os principais benefícios e potencialidades deste novo serviço?

Este serviço junta numa mesma plataforma alunos e funcionários docentes e não docentes da UM. Assim para além da comunicação interna ser muito mais rápida e fiável permite que facilmente as pessoas que usam o serviço consigam identificar sem dificuldade o remetente sem terem que procurar a mensagem que receberam num conjunto enorme de emails que chegam dos mais variados sítios do mundo. Evita também que mensagens importantes de carácter institucional possam ser perdidas pelo corte realizado por regras de anti-spam existentes tanto nos serviços de email como nos clientes de correio electrónico.

 

Como potencialidades, a integração fácil que pode ter com alguns equipamentos móveis na sincronização de email, o facto de estar integrado com os sistemas de informação da UM o que permite uma maior integração com os restantes serviços electrónicos disponibilizados e o facto de ter sido pensado de forma a garantir o máximo de redundância possível a nível dos servidores reduzindo assim ao mínimo, o tempo de indisponibilidade do serviço.

 

Para os serviços, unidades e directores de curso representa também uma enorme ajuda pois ao enviarem mensagens de carácter institucional para endereços no domínio ?@alunos.uminho.pt? têm a certeza tratar-se de uma caixa de correio de alguém com ligação à UM.

 

Serão estas entidades da UM que irão ter um papel decisivo na generalização a todos os alunos da UM do uso do serviço de email institucional.

 

Quem é que já utiliza o novo sistema de correio?

Os alunos da Graduação inscritos e em melhorias, os alunos de Pós-Graduação e Doutoramento, bem como praticamente todos os serviços da UM (SAUM, SAS, etc) utilizam já a nova plataforma de email. O Serviço foi disponibilizado aos alunos em Setembro e aos serviços gradualmente em Outubro e Novembro.

 

Em relação às Escolas, para quando a migração?

No início do próximo ano o SAPIA irá iniciar a migração dos vários domínios das escolas e departamentos da UM. Terá de ser uma migração cuidada e gradual pois implica um trabalho exaustivo de validação e verificação de endereços de email existentes bem como a coordenação entre os departamentos e escolas, o SAPIA e o GSI no que diz respeito à integração das várias contas de correio com o sistema de autenticação central da UM.

 

Depois de tudo estar acautelado é necessário no dia em que se procede à mudança, configurar os vários tipos de clientes de correio electrónico existentes nos PCs de cada funcionário.

 






 

E a configuração nos portáteis ligados à rede Wi-Fi da UM?

A intervenção nos portáteis vai para além da configuração que é necessário fazer no cliente de correio electrónico que cada um utiliza. Aproveitou-se o momento da passagem dos domínios para o novo sistema de correio electrónico para integrar também em simultâneo a autenticação da rede Wi-Fi da UM com o sistema central de autenticação. Assim é necessário proceder também à configuração da identificação que cada um usa, para se autenticar na rede Wi-Fi da UM.

 

Existe uma nova plataforma de e-learning na UM, porquê esta necessidade?

A UM, à semelhança de outras Universidades Portuguesas, disponibilizou uma plataforma de e-learning no âmbito de uma iniciativa nacional, o projecto Campus Virtual. Assim foi utilizada até Julho de 2006 a plataforma EASY desenvolvida no Brasil pela Universidade Federal de Stª. Catarina.

 

Dadas as necessidades a curto prazo levantadas pelo processo de Bolonha relativamente ao ensino à distância, e dada a instabilidade no processo de desenvolvimento da plataforma Easy no Brasil de forma a adequar a mesma às nossas necessidades, foi adoptada a plataforma Blackboard depois de análise cuidada às opções mais credíveis na área do e-learning.

 

Assim os docentes e discentes da UM têm à sua disposição a plataforma comercial que mais se destaca, em todo o mundo, na àrea do e-learning.

 

Qual a importância do help desk do SAPIA e qual a sua abrangência?

O Help Desk do SAPIA é um serviço transversal à UM no apoio à utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), disponibilizado a discentes, docentes e funcionários não docentes.

 

Pretende constituir uma referência na UM para os alunos colocarem todos os problemas/dúvidas que resultem da utilização da informática e da utilização dos serviços disponibilizados electronicamente por vários serviços da UM. Neste momento a abrangência do apoio dado pelo Help Desk do SAPIA é a seguinte:

 

– configuração de portáteis na ligação à rede wi-fi da UM;

– plataforma de e-Learning da UM (Blackboard);

– instalação de software licenciado pela UM (ex: SPPS – Software de tratamento estatístico);

– utilização de software genérico (Word, Excel, etc…);

– utilização de aplicações desenvolvidas pela UM e orientadas às suas necessidades presentes nos vários portais institucionais (Portal Académico e Intranet);

– serviço de autenticação e validação central da UM;

 

Existem novidades relativamente ao SAPIA a curto prazo?

Existem várias mudanças a ocorrer no SAPIA neste momento, para além da migração do correio de toda a UM para o novo sistema, o SAPIA está também a alterar progressivamente, e de forma a afectar ao mínimo os serviços que disponibiliza, a sua infra-estrutura central de computação e comunicações. O lançamento da nova plataforma de e-Learning da UM no inicio do ano lectivo o novo sistema de autenticação central da UM são uma realidade recente. O SAPIA em conjunto com os outros dois serviços tecnológicos da UM (GSI e SCOM) tem como desafio a consolidação de todas estas novidades ao nível da informática da UM que contribuirão a curto prazo para a simplificação da vida de todos no uso dos serviços electrónicos disponibilizados pela UM no seu todo.

 

 Texto: Ana Coimbra

Anac@sas.uminho.pt

 

Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt

       

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