Publicado em Deixe um comentário

Faltou sorte ao Futsal F










Fotos disponiveis na Galeria BIG





 

Esforço, dedicação, vontade de vencer, e sobretudo falta de sorte. Foram estas as notas dominantes da participação da equipa feminina de futsal da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) no II TA de Futsal Feminino.

 

Com o objectivo de provar que o resultado do último TA foi um mero percalço (6º lugar), e que não corresponde de todo ao valor da equipa, as atletas da AAUMINHO apresentaram-se em Leiria um pouco desfalcadas, com apenas 8 atletas das 14 que poderiam ser utilizadas.

 

Na competição as equipas ficaram separadas em 2 grupos. No grupo A ficaram as formações do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Castelo Branco (AEESECB), que não compareceu para este TA.

 

No grupo B, ficaram a AAUMinho, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAveiro) e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

 






Fase de grupos

 

A AAUMinho entrou com o pé direito no torneio, ao vencer a formação da AAUAveiro por 3-0, no primeiro jogo da fase de grupos. As minhotas entraram muito determinadas em campo, frente a um adversário muito atento e pronto a aproveitar qualquer erro do adversário.

 

Mas foi a AAUMinho quem aproveitou uma falha defensiva da formação de Aveiro, e perto do final da primeira parte,  Andreia Vale (Eng. Civil), aproveitando um ressalto de bola, de calcanhar inaugurou o marcador.

 

Na segunda parte continuou o domínio da AAUMinho, e logo aos 2 minutos, Adriana Sousa (Matemática) fez o 2-0 para as minhotas. Um minuto depois, a AAUMinho intercepta uma jogada da UAveiro, e em contra-ataque, Filipa Fernandes (Eng. Materiais), dispara para o fundo das redes da equipa aveirense, sentenciando a partida em 3-0.

 

No segundo jogo, o adversário da AAUMinho foi a formação da AAUTAD. Uma equipa muito sólida e consistente, que não deu hipóteses de reacção à equipa minhota, impondo uma derrota por 2-0.

 

Terminada a fase de grupos, a AAUMinho transitou para as meias-finais no 2º lugar, onde iria encontrar a equipa da casa, o IPLeiria. IPLeiria que venceu a AAUBI por 1-0 e a AEESECB por 3-0 (falta de comparência), e consequentemente venceu o grupo.

 

Meias-finais

 

No primeiro jogo do segundo dia, a primeira meia-final, a AAUMinho tinha muitos factores contra. O facto de ter realizado mais um jogo que a sua adversária no dia anterior, estar a jogar contra a equipa da casa e ter menos 5 atletas que a equipa leiriense, faziam antever uma árdua tarefa para esta partida.

 

Começaram melhor as de Leiria remetendo as minhotas para a sua defesa, e por diversas ocasiões criaram lances de perigo aos quais a guarda-redes da AAUMinho se opôs muito bem, segurando o nulo no marcador.

 

Do outro lado, começava a brilhar a guarda-redes leiriense que com uma série de grandes defesas ia segurando o empate. Quando a AAUMinho começava a ganhar espaço em campo e a trocar melhor a bola, o IPLeiria chegou ao golo. As atletas orientadas por Anselmo Calais não baixaram os braços e tentaram a todo o custo chegar ao empate.

 

Quando faltavam 5 minutos para o final da partida, Anselmo Calais modificou a táctica da sua equipa, passando a jogar com a guarda-redes avançada. Esta mudança veio a dar frutos a 2 minutos do final da partida, quando Adriana Sousa (Matemática) repôs o empate, numa altura em que ?só dava? AAUMinho

 

Com o empate no final do tempo regulamentar a partida iria para prolongamento. No tempo extra, continuou o domínio da AAUMinho, e continuava a guarda-redes do IPLeiria a brilhar, e a impedir que a equipa minhota seguisse para a final.

 

Apesar do cansaço as atletas da UMinho iam criando lances de perigo, atacando e recuperando muitas bolas. As leirienses, notoriamente mais frescas que as visitantes, a 2 minutos do fim da partida chegam ao golo, e que golo! Já não foram a tempo as minhotas, e viram assim fugir a final. Resultado final, após prolongamento 2-1.

 

Na outra meia-final foi mais forte a AAUBI, levando de vencida a AAUTAD por 4-2.

 






3º e 4º Lugar

 

Depois de terem dado tudo em campo no jogo da meia final, a formação da AAUMinho apresentava-se para o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, notoriamente desgastada visto ter sido a equipa que mais minutos disputou no torneio.

 

Num jogo muito equilibrado, as duas formações proporcionaram uma boa partida de futsal. O jogo chegaria ao final do tempo regulamentar empatado a zero. No prolongamento, as atletas minhotas lutaram a todo o custo para conseguir o 3º lugar, e nos 5 minutos finais criou muitos lances de golo iminente, com destaque para um remate de Filipa Fernandes (Eng. Materiais), que mesmo ao cair do pano, num potente remate ao ângulo da baliza transmontana viu a guarda-redes da UTAD negar o merecido golo, numa defesa quase impossível.

 

Com o empate, o jogo prosseguiu para a marcação das grandes penalidades. Foram mais certeiras as estudantes da UTAD, apontando 4 golos contra 1 da AAUMinho.

 

Final

 

Na final, foi mais forte a equipa da AAUBI, vencendo a formação do IPLeiria por duas bolas a zero, alcançando o primeiro lugar deste II Torneio de Apuramento.

 

No final do torneio, o treinador da equipa minhota, Anselmo Calais, enalteceu o enorme esforço das suas atletas, e queixou-se da falta de sorte da sua equipa. “As nossas jogadoras deram tudo em campo, lutaram muito, e com um pouco mais de sorte talvez saíssemos daqui com uma melhor classificação”, salientou.

 

Com este resultado, a equipa da AAUMinho terá que recuperar a desvantagem face aos adversários, no terceiro e último torneio de apuramento.

 

Representaram as cores da AAUMinho: Joana Soares (Direito), Filipa Fernandes (Eng. Materiais), Joana Domingues (Mestrado em Evolução e Origem da Vida), Joana Ribeiro (Mestrado em Evolução e Origem da Vida), Catarina Campos (Eng. Biológica), Rita Pereira (Eng. Biológica), Adriana Sousa (Matemática) e Andreia Vale (Eng. Civil).

 

 





 

 









































































































Campeonato Nacional Universitário 2006/07


 


 


 


 


 


 


 


Futsal Feminino


Ranking Zona Nacional


AAEE/IES


Localidade


I TA


II TA


III TA


Pt Total


Ranking


 


 


CI      Ptos


CI      Ptos


CI      Ptos


 


 


AAUBI


Covilhã


          20


          25


 


45



AAUTAD


Vila Real


          25


          15


 


40



IPLeiria


Leiria


          15


          20


 


35



AAUM


Braga


            5


          10


 


15



AAUAv


Aveiro


          10


            5


 


15



AEESTCB


Castelo Branco


            6


             


 


6



AEESECB


Castelo Branco


NC          


NC          


 


 


 


 

 

 

 

Texto e Fotografia:

Helder Miranda

heldermiranda2@gmail.com

 

 

 

 
            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *