Publicado em Deixe um comentário

Vice-campeões europeus apontam armas ao título nacional universitário










Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG





 

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) apresentou-se neste TA desfalcada de algumas pedras chaves, mas mesmo assim, assumia-se como natural candidata à vitória final. A equipa minhota ficou colocada no Grupo B, conjuntamente com as equipas do Instituto Superior do Ave (ISAVE) e da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). Antevia-se na luta pelo 1º lugar do grupo entre a AAUMinho e o ISAVE, uma final antecipada desta prova.

 

No grupo A, estavam as equipas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv – a jogar em casa), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu (AEESTV). Este era claramente o grupo mais “acessível” da competição.

 






Fase de Grupos: AAUMinho x AAUTAD

 

O primeiro jogo deste TA para os minhotos foi contra os seus colegas transmontanos da AAUTAD. Sempre impondo o seu ritmo de jogo, a AAUMinho liderou desde o primeiro até ao último minuto a marcha do marcador. Nem mesmo uma lesão num jogador chave (pivot) e uma expulsão (algo discutível) de um outro jogador preponderante na manobra ofensiva da equipa perturbou a AAUMinho, que no final venceu facilmente por 14-10.

 






Fase de Grupos: AAUMinho x ISAVE

 

O ISAVE, fazendo alinhar na equipa universitária diversos atletas profissionais que disputam a Liga Hallcom (entenda-se, 1ª Divisão Nacional), apresentava-se na teoria como favorito para esta partida.

 

A 1ª parte deste duelo minhoto ficou marcada sobretudo pelo equilíbrio e pela boa performance do guarda-redes da equipa do ISAVE. Sempre muito atento, o último homem dos de amarelo, impediu por diversas vezes o golo da AAUMinho.

 

A 2ª parte foi quase tirada a papel químico da primeira, não fora os últimos minutos desta. Após duas exclusões de 2 minutos para o ISAVE, a AAUMinho não conseguiu materializar em golos esta importante vantagem numérica, acabando mesmo por sofrer um golo! No final, os de amarelo acabaram por vencer esta partida que, sobretudo por falta de calma, os atletas da AAUMinho lhes entregaram de bandeja.

 






Meia-Final: AAUMinho x IPLeiria

 

Frente à sempre incómoda e muito rápida formação leiriense, a AAUMinho fez um jogo quase perfeito. Com uma defesa muito forte em 6-0, uma elevada percentagem de finalização e contra-ataques venenosos, os atletas minhotos deram um recital de andebol para quem esteve presente nas bancadas do Pavilhão Universitário de Aveiro. Este jogo ficou marcado no entanto por mais uma lesão em outra pedra chave da equipa minhota (o lateral esquerdo da AAUMinho era muito forte em termos defensivos). Face a mais este rude golpe, antevia-se a vida muito complicada para a AAUMinho na final frente ao ISAVE, que na outra meia-final da manhã venceu facilmente a AAUAv por 23-13.

 






Final: AAUMinho x ISAVE

 

As previsões haviam-se confirmado. Frente a frente estavam mais uma vez os rivais minhotos, mas agora no jogo que decidiria quem iria sair de Aveiro com os “louros”.

 

Apesar de não poder contar com dois elementos influentes no xadrez da equipa, a AAUMinho surpreendeu pela calma e eficácia demonstrada durante o decorrer da partida. Procurando sempre controlar as operações, os atletas minhotos estiveram sempre à frente no marcador até sensivelmente aos 10 minutos da 2ª parte. Nos 6 minutos seguintes houve algum ascendente do ISAVE, mas a AAUMinho ripostava sempre muito bem, e nunca deixava os de amarelo distanciarem-se.

 

Durante este período de tempo, o guarda-redes da AAUMinho é excluído 2 min. por comemorar mais euforicamente uma grande defesa (foi um dos pilares da equipa nesta final). Com menos um, e o suplente a entrar a frio, tudo se parecia complicar. No entanto, os atletas da AAUMinho “aguentaram o forte” e a 2 minutos do final da partida, coloca-se em vantagem no marcador, ao mesmo tempo que o ISAVE vê dois atletas seus serem excluídos por 2 minutos.

 

Com este rude golpe, as poucas esperanças que o ISAVE poderia ter em empatar a partida foram por água abaixo. No final, a AAUMinho venceu muito justamente esta partida (24-22) e o TA, fruto da sua maior capacidade de sacrifício e entrega ao jogo

 

Os técnicos da AAUMinho no final mostraram-se deveras satisfeitos pela vitória no TA, pela qualificação para a Fase Final dos CNUs, mas sobretudo pela união e capacidade de resposta do grupo em dar a volta por cima nos momentos de adversidade.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt
                    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *