Publicado em Deixe um comentário

Voleibol feminino continua imparável









Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG





 

A cidade de Aveiro nos passados dias 19 e 20 de Março foi o palco do terceiro e último TA para a Fase Final dos CNUs, que este ano se irá ser organizada pela Universidade do Minho.

 

Com ambas as equipas já qualificadas, os técnicos da AAUMinho aproveitaram este TA para realizar algumas experiências tácticas nos seus setes base. Se no feminino era quase um dado adquirido a vitória final, no masculino o cenário era mais problemático.

 






Masculino

 

Com o técnico da AAUMinho, Francisco Costa, a ainda não poder contar com o seu distribuidor principal, mais uma vez o capitão de equipa e central, Tiago Frada (Medicina) teve de “deitar mãos à obra” e assumir a responsabilidade pela organização do ataque minhoto.

 

Na Fase de Grupos, e frente às equipas da AAUBI e da AAUAlg, a formação da AAUMinho ainda que sem mostrar o bom voleibol com que venceu o I TA na Covilhã, conseguiu levar de vencido os seus adversários.

 

Com uma vitória relativamente fácil por 2-0 (25-18 e 25-17) frente aos beirões e uma mais complicada por 2-1 (23-25; 25-17 e 15-11) frente aos algarvios, os atletas minhotos reservaram o seu lugar nas meias-finais. As outras equipas apuradas foram as do IPCoimbra, do ISAVE e da AAUAlg (melhor 2º classificado).

 






Faltou “tranquilidade” à equipa masculina na recta final deste TA

 

Nas meias-finais, frente ao IPCoimbra, a equipa acusou alguma intranquilidade nos momentos decisivos, acabando por deitar tudo a perder. A equipa de Coimbra acabou por garantir a sua passagem à final com uma vitória (suada) por 2-0 (30-28 e 25-22). Na outra meia-final, o ISAVE bateu por 2-0 (25-10 e 25-16) a AAUAlg.

 

No jogo dos 3º e 4º lugares, a AAUMinho quando parecia ter tudo controlado após vencer o 1º set por 12-25, tornou a demonstrar a mesma intranquilidade que lhe acabou por tornar a sair cara. A AAUAlg acreditando sempre até ao fim, venceu justamente esta partida por 2-1 (12-25; 25-20 e 14-16) e alcançou o 3º lugar neste TA.

 

Na final, o ISAVE venceu o IPCoimbra por 2-0, com os parciais a fixarem-se em 25-23 e 25-20.

 






Feminino

 

No feminino, a história deste TA resume-se basicamente às duas partidas com a AAC. Com ambas as equipas colocadas no mesmo grupo, este primeiro embate seria uma final antecipada.

 

Ainda com a equipa “meio a frio”, o técnico da AAUMinho, João Silva, viu as suas atletas a terem de se aplicar a fundo para levar de vencida a muito competitiva equipa da AAC. No final, o triunfo da AAUMinho por 2-0 (25-22 e 26-24) acaba por não sofrer qualquer contestação.

 

A outra partida da Fase de Grupos foi um “passeio no parque” com a AAUMinho a bater facilmente o IPLeiria por 2-0 (25-13 e 25-20).

 






Mais uma combinação perfeita entre capitãs

 

Na meia-final, mais um jogo sem história com as atletas minhotas a “cilindrarem” as suas congéneres algarvias por 2-0 (25-11 e 25-8). Na outra meia-final, situação quase idêntica, com a AAC a vencer a AAUAv por 2-0 (25-11 e 25-16).

 

A final guardava mais um duelo entre “equipas da A2” (ambas as equipas da AAUMinho e da AAC são compostas quase na totalidade por atletas que disputam o campeonato da A2). Desta vez, e já com a máquina mais afinada, a AAUMinho repetiu o triunfo da Fase de Grupos, mas com os sets a não serem tão próximos: 25-21 e 25-20.

 

Declarações dos técnicos

 

Enquanto que Francisco Costa se mostrava algo insatisfeito com este 4º lugar, João Silva tinha no seu rosto espelhada a satisfação de ter conseguido o pleno nos três TAs disputados.

 






Francisco Costa, técnico do Masculino

 

O técnico do masculino, queixou-se de ainda não poder contar com o seu distribuidor o que condicionou desde logo toda a performance da equipa, mas mostrou-se no entanto bastante satisfeito com o desempenho do seu libero neste TA.

 






João Silva, técnico do feminino

 

No feminino, João Silva deu os parabéns à equipa que mais uma vez mostrou funcionar como um bloco. Em termos individuais destacou as boas performances da distribuidora Catarina Dias (Ensino Básico), da entrada Filipa Vilaça (Física), da central Sara Barata (Matemática) e do regresso da capitã após lesão, Maria do Céu (Mestrado em Matemática).

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *