Publicado em Deixe um comentário

X Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho





 

Nomes firmados e de qualidade são a principal aposta. Uma das novidades é a estreia de uma mesa dedicada à Semiótica, como disciplina de grande importância para o total entendimento do acto comunicativo. Os debates afectos às cadeiras de laboratório – Jornalismo, Produção e Realização Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas – voltam à sua estrutura antiga: cada uma toma conta de um painel, sem se neutralizar as intertextualidades possíveis.

 

A arquitectura destas Jornadas é da responsabilidade do Grupo dos Alunos de Comunicação Social da UM (GACSUM) em colaboração com a Direcção de Curso de Comunicação Social da Universidade do Minho. É uma parceria impossível de quebrar: só a proximidade e as necessidades de uns conjugadas à disponibilidade e aos conhecimentos dos outros podem encontrar os melhores interesses de todos.




Programa                                                                                                                                                                         

 

27 de Março

 

Sessão de Abertura, 09h00

Moisés Martins (presidente do ICS), Felisbela Lopes (directora do Curso de Comunicação Social), Hugo Torres (Presidente do GACSUM)

 

Reputações virtuais – 10h30
Jaime Teixeira (Futebol Clube do Porto), Paulo Brandão (Teatro-Circo), Vasco Ribeiro (Universidade do Porto). M: Helena Sousa.

 

Futuro sem intermediários – 14h00

José Alberto Carvalho (RTP), Pedro Leal (Rádio Renascença), Sérgio Gomes (Público), Paulo Ferreira (Jornal de Notícias). M: Manuel Pinto.

 

Lançamento dos livros Comunicação e Lusofonia Para uma Abordagem Crítica da Cultura e dos Media, de Moisés Martins, Helena Sousa e Rosa Cabecinhas; e Marcas e Identidades, de Teresa Ruão. Apresentação de Moisés Martins, às 17h30.

 

 

28 de Março


Imagem dispensa palavra – 09h30

Anabela Gradim (Universidade da Beira Interior), Teresa Cruz (Universidade Nova de Lisboa). M: Moisés Martins.

 

Conferência de Bill Kovach*, autor de Os Elementos do Jornalismo, 11h30

M: Joaquim Fidalgo.

* em colaboração com o Clube dos Jornalistas

Um emprego de Verão no Johnson City Press Chronicle convenceu-o a ser jornalista. Hoje uma referência no seu universo profissional, este norte-americano de origem albanesa a quem chamam Bill Kovach dirige parte do seu interesse para os direitos civis, pobreza e assuntos políticos. Esteve duas décadas no The New York Times, passou pelo Atlanta Journal-Constitution, fundou ainda o Committee of Concerned Journalists. Perdeu-se um biólogo marinho?

 

Os novos criativos – O consumidor-criador, 14h30

Pedro Pacheco (criativo), Maria João Vasconcelos, Augusto Fraga (realizador de filmes publicitários). M: Sara Balonas

Exibição do spot de promoção para a realização do teste VIH/SIDA, da autoria de Edna Ramos, Elisabete Morais, Flávio Matos, Manuel Costa e Manuela Couto, alunos finalistas do curso de Comunicação Social da UM (vencedores do concurso promovido pela Comissão Nacional de Luta contra a SIDA)

 

Vídeo assalta película, 16h30

Rodrigo Areias, Augusto Fraga, Vânia Gonçalves, João Rei Lima, Gustavo Fernandes´(realizadores) . M: Branco da Cunha.

 
            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *