Publicado em Deixe um comentário

Desafio SEAT by BPN – 2º Fase de Selecção




Depois do apuramento dos representantes de 10 universidades nortenhas no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, o Autódromo do Estoril foi agora o cenário ideal para apurar os restantes candidatos a piloto vindos de 10 universidades do Sul, no DESAFIO SEAT by BPN, iniciativa que vai permitir a 40 estudantes universitários participar em duas corridas ao volante dos SEAT Leon TDI de 140 CV no dia 26 de Maio.


Apurados que foram os representantes do ISEL, ISTEC, Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona e Universidade Técnica de Lisboa durante a manhã, a tarde ocupou-se dos testes que seleccionaram os dois mais talentosos pilotos da EST-Setúbal, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora e Universidade do Algarve.

 

Os monitores que testaram os candidatos nos SEAT Ibiza em pista foram  António Borges, João Pina Cardoso, Pedro Moleiro, Nuno Vinagre e Vitor Mateus (substituído de tarde por Manuel Sande e Castro) enquanto os acompanhantes dos futuros pilotos discutiam uma prova de slalom com os SEAT Altea, na área do ?paddock?, com o som de Jomiroquai a ajudar ao ambiente que respirava juventude nesta edição 2007 do DESAFIO SEAT BY  BPN, patrocinado pela SEAT e BPN mas também pela Red Bull, Repsol, Real Seguros, InterRent, Vitalis, Canal Up e FPAK.

 








 

Nesta fase final de selecção, os apurados foram Tiago Clemente e David Pereira (ISCTE), Luís Ribeiro e João Cunha (ISEL), Nuno Duarte e João Sarmento (Lisboa), João Borges e João Patrício (Lusófona), Paulo Silva e António Ferreiro (Técnica), Luís Barbosa e Nuno Bastos (Universidade Católica Portuguesa), João Rafael e Pedro Mota (Universidade Nova de Lisboa), Paulo Rodrigues e João Santos (Universidade do Algarve), Fernando Gomes e André Trancoso (EST-Setúbal) e também Bruno Castanheira e Henrique Grácio (Universidade de Évora).

 

“Não estava à espera deste resultado, foi uma surpresa” – disse Fernando Gomes, da EST – “Foi uma experiência bastante boa!. Correu bastante bem! Treinei em jogos de simulação e dei o meu melhor, mas nunca pensei!” confessava João Rafael, da Universidade Nova de Lisboa. Quem também não esperava vir a ser o melhor foi Luís Barbosa, da Universidade Católica: “Foi muito bom. E espero que o resto ainda venha a ser melhor!”. Repetente nesta matéria, Bruno Castanheira, da Universidade de Évora, foi desta vez o primeiro apurado: “Já é a segunda vez que venho, no ano passado correu menos bem, fiquei em quinto, mas este ano foi óptimo. Não estava à espera, venho apenas por desporto, por amor aos automóveis!. Tinha estudado um pouco o percurso em casa, nunca tinha andado aqui. A postos para o próximo passo!”, dizia satisfeito Paulo Rodrigues, da Universidade do Algarve.

De assinalar, entre cerca de 4.000 inscritos, a presença de alguns jovens com talento, bem como a de representantes do sexo feminino, prontas a medir forças com os seus colegas em pista, muito embora nenhuma delas tenha sido apurada. Mas valeu a pena, como se percebe pelas palavras de Telma Silva, da Universidade de Évora: “É uma boa iniciativa, dá-nos experiência de uma condução que permite defendermo-nos, não só aqui, num Autódromo, mas também na estrada, é muito importante para o condutor normal. O facto de alguns estudantes já estarem algo habituados à pista, nomeadamente através de participações em track days, não foi essencial, já que entre os seleccionados há quem nunca tenha rodado na pista do Autódromo do Estoril. Com os monitores, a tarde de trabalho foi passando, entre conselhos e avaliações; Manuel Sande e Castro não apanhou sustos, mas…”Tive um ligeiro percalço com um aluno que se entusiasmou um pouco mais… Mas estão a portar-se bem.”

 

Para os 20 seleccionados, bem como para os 20 apurados em Braga, a fase seguinte do DESAFIO SEAT BY BPN consta de um curso de pilotagem, de modo a todos estarem a postos para as corridas que se realizam 10 dias depois, a 26 de Maio, ainda e sempre no Autódromo do Estoril. Só então termina este DESAFIO SEAT by BPN – uma experiência diferente, que para estes universitários, seleccionados ou não, será sempre recordada.
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *