“
Duas semanas após ter assumido a liderança da LUF, a AAUMinho encontrava o adversário teoricamente mais difícil. Num jogo absolutamente fundamental para o desfecho da competição, os minhotos apresentavam-se pela primeira vez na máxima força.
A equipa da AAUMinho encarou este jogo de uma forma muito pragmática e desde cedo mostrou que poderia trazer de Vila Real um resultado positivo. Ainda com a memória fresca pela derrota pesada (2-8) sofrida no seu reduto, a AAUMinho entrou em jogo com bastantes cautelas. A estratégia do técnico João Macedo passava por entregar a iniciativa de jogo ao adversário, tapar muito bem as linhas de passe, e gradualmente assumir o controlo da partida.
Nos primeiros 10 minutos, as equipas limitavam-se a trocas de bola no meio campo tentando explorar o erro adversário, sem no entanto conseguirem criar grandes oportunidades de golo.
Seria Bruno Luzio a abrir as hostilidades. Roubo de bola a meio campo, progressão e remate de pé esquerdo a fazer o 0-1, quando estavam decorridos 12 minutos de jogo. Os forasteiros passavam a mandar no jogo. Ao minuto 16 e quando nada o fazia prever, a UTAD, empata. Beneficiando de um lance de contra-ataque desperdiçado pelos minhotos, os da casa saíam para o ataque em 3×2 e finalizavam com remate à entrada da área.
Os minhotos chegariam no entanto à vantagem ainda antes do intervalo. Quando faltava jogar menos de 1 minuto, Hugo Moisés em jogada individual fazia o 1-2 e colocava justiça no marcador.
No regresso das cabines nada mudou. Os minhotos continuavam a mandar no jogo e a trocar a bola a seu bel-prazer, criando sucessivas oportunidades para ampliar a vantagem. Quanto aos transmontanos, limitavam-se praticamente a defender e não conseguiam contrariar a posse de bola adversária.
Foi já com 6 minutos da segunda parte decorridos que a AAUMinho chegava ao 1-3. Roubo de bola de Bruno Luzio ao último defesa adversário, a contornar o guarda-redes e a facturar. Não tardaria o 1-4. Minuto 28, Hugo Moisés a ultrapassar na ala dois adversários e a assistir Bruno Luzio ao segundo poste, que assim completava o seu hat-trick.
A UTAD reagiu e chegaria ao golo ao minuto 31. Remate de muito longe com a bola a embater em Hugo Triunfante e a trair o desamparado André Costa.
Os minhotos não tremeram com o golo adversário e continuaram a jogar da mesma forma. A UTAD passou a arriscar mais e a abrir buracos na sua defensiva. O jogo ficaria arrumado a 5 minutos do final. Beneficiando de um canto, a AAUMinho fazia o 2-5. Lance de estratégia com a bola a sobrevoar a defensiva adversária e José Magalhães no lado oposto a encher o pé e a sentenciar a partida. Até final os minhotos controlaram o jogo, conquistando uma vitória saborosa que os coloca em excelente posição para se apurarem no primeiro lugar da série.
Os destaques do jogo vão para Bruno Luzio que reforçou a liderança dos melhores marcadores com mais 3 tentos (tem agora 16) e para Ricardo Costa que pautou o jogo da equipa.
A AAUMinho lidera a prova com 15 pontos e depende apenas de si para assegurar o primeiro lugar de acesso aos playoff’s, bastando para isso que vença, em casa o IPP, na última jornada da fase regular.
No final do jogo o técnico João Macedo era um homem satisfeito: “Entrámos bem no jogo com uma excelente circulação de bola e com muitas ocasiões de golo. Defensivamente estivemos muito bem e ofensivamente tínhamos muita produção mas pouca eficácia. O resultado ao intervalo pecava por escasso. Na segunda parte entramos muito bem a pressionar o adversário e conseguimos dilatar o resultado. Continuávamos a não finalizar lances de golo. Exploramos muito bem o jogo entre linhas adversárias e isso acabou por nos dar outra tranquilidade. Conseguimos praticar um futsal de excelente qualidade deixando o adversário sem armas para pôr o resultado em questão. Grande jogo da AAUMinho. O resultado peca por escasso.”
Ficha de Jogo:
Pavilhão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real
LUF – 8ª. Jornada
28 de Março de 2007 – 21h00m
AAUTAD 2 – 5 AAUMinho
Cinco Inicial: André Costa (Direito), Hugo Triunfante (LESI), Bruno Luzio (Eng. Civil), Miguel Gonçalves (Biologia Aplicada) e José Magalhães (Matemática).
Jogaram ainda: Júlio Duarte (Eng. Biomédica), Hugo Silva (Eng. Civil), Hugo Moisés (LESI), Christophe Santos (História) e Ricardo Costa (A. Pública).
Ao intervalo: 1 – 2
Marcadores: Bruno António (12′, 26′ e 28′), José Magalhães (35′) e Hugo Moisés (19′).
Disciplina: Nada a registar.
Hugo Triunfante
“