Publicado em Deixe um comentário

Basquetebol renovado alcança 4º lugar







Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG





 

Este TA foi conquistado pelos campeões em titulo, a UTAD, que apesar disso não se conseguiu qualificar para as Fases Finais dos CNUs, que este ano serão organizadas na Universidade do Minho.

 

Este último TA antes da Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs), e que teve como palco a cidade de Aveiro nos passados dias 26 e 27 de Março, iria determinar quem seria a equipa a ocupar a vaga que restava da Zona Nacional de apuramento. Com a AAUMinho, IPCoimbra e AAUAveiro já qualificadas, antevia-se uma “luta de galos” entre AACoimbra e a AAUTAD (equipas que ainda se podiam qualificar) pelo tão desejado bilhete com destino ao Minho.

 

A AAUMinho, colocada no Grupo B conjuntamente com as equipas da AEESTV e do IPLeiria tinha a vida aparentemente facilitada (estes adversários eram teóricamente “presas faceis”)  para se qualificar para as meias-finais do TA. Com duas vitórias 33-11 e 44-30 respectivamente, a equipa do técnico Alexandre Oliveira, que fez rodar todos os jogadores à sua disposição, reservou o bilhete para o dia seguinte da competição.

 






 

Nos outros grupos, a AACoimbra e a AAUTAD colocadas no Grupo C, faziam “contas de cabeça”. Após a vitória por 16 pontos do IPCoimbra sobre a AAUAveiro (Grupo A), a AAUTAD teria de obrigatóriamente vencer a AACoimbra por uma margem superior a 17 pontos, impedindo desse modo os de Coimbra de passarem às meias-finais como melhor 2º classificado. No final, e com a AATUAD apenas a bater por 2 pontos a AACoimbra (37-35), fechou-se a porta dos CNUs aos transmontanos que não conseguiram deste modo impedir os de Coimbra de pontuar os 10 pontos necessários à sua qualificação.

 

Na primeira das meias-finais, a AAUMinho defrontou o “carrasco” da AAUTAD, a AACoimbra. Naquela que foi provavelmente a melhor partida do torneio, os atletas da cidade dos estudantes acabaram por ser mais fortes na recta final, e fruto da sua agressiva defesa, bateram os minhotos por 50-41. Na outra meia-final, e também numa muito disputada, mas não tão espectacular partida de basquetebol, a AAUTAD bateu o IPCoimbra por 36-34.

 

No jogo do 3º e 4º lugar, o IPCoimbra bateu por 52-48 uma AAUMinho algo apática, que cometeu erros em demasia no último passe e em momentos capitais do encontro. Esta partida fica também marcada pela má prestação da dupla arbitragem que nos últimos 16 minutos apenas apontou apenas uma falta (!) ao IPCoimbra, algo que é impensável nesta modalidade.

 






 

Após a partida, o técnico da AAUMinho Alexandre Oliveira, mostrou-se algo desagradado com com a apatia da equipa, que contrastou com a excelente atitude demonstrada perante a AACoimbra. Para a Fase Final dos CNUs, Alexandre Oliveira afirma que as expectativas para este grupo são altas, e que a luta pelas medalhas está no seu horizonte.

 

A final, foi uma reedição do embate entre a AAUTAD e a AACoimbra, só que desta vez os transmontanos bateram os “estudantes” por 14 pontos (49-35) ao invés dos 2 da fase de grupos.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

 
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *