“
A organização deste evento académico internacional está a cargo da direcção da Licenciatura em Negócios Internacionais e conta com a colaboração da Escola de Economia e Gestão e respectivo Conselho de Cursos.
Nesta edição, a organização propõe-se cumprir os seguintes objectivos:
Contactar com empresas intensamente empenhadas em actividades internacionais, que se apresentarão à audiência, e apresentar-lhes trabalhos entretanto executados por alunos do nosso curso e o próprio curso;
Reflectir sobre medidas de política económica e seus efeitos nos Negócios Internacionais em Portugal e no mundo;
Reflectir sobre o ensino e a aprendizagem dos Negócios Internacionais, particularmente sobre o nosso curso (primeiro e único em Portugal até ao presente), sua adequação à Declaração de Bolonha, com académicos de outras universidades e todos os outros directa ou indirectamente interessados;
Contactar com os alunos congéneres estrangeiros, nomeadamente da Universidade de Baltimore, EUA, e da Universidade Internacional, México, que se deslocarão a Portugal e aqui permanecerão durante essa semana para participar nestas jornadas.
Para este efeito, a IBW3 conta com as participações de académicos, docentes e discentes, de várias universidades congéneres estrangeiras, nomeadamente a Merrick School of Business da Universidade de Baltimore (Baltimore, E.U.A.), a Universidade Internacional (Cuernavaca, México), a University of Applied Sciences, (Bielefeld, Alemanha), entre outras. Outras entidades externas contribuirão também para este conjunto de actividades, que oportunamente tornaremos público. Neste contexto, serão abordadas diversas temáticas no âmbito dos Negócios Internacionais, sobretudo em torno das estratégias de internacionalização das empresas e das boas práticas na leccionação dos cursos em vários países. Concretamente, estão previstas, entre outras, as seguintes comunicações: Current Economic Situation in Mexico, Logic of M&A pricing, Portugal through the eyes of an alien, The metanational corporation, International Financial Reporting Standards, Intra-EU Non-tariffs barriers, International financial business, Multinationals in Portugal, Should unionized workers fear globalization, Value investing: a time proven strategy, Bilinguism, et cetera.
Todas as sessões decorrerão em inglês, são abertas ao público interessado e terão lugar no anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão (EEG) do Campus de Gualtar da Universidade do Minho em Braga.
Informações adicionais:
Estela Vieira (Tel. + 351 253 604 516);
Email: estelav@eeg.uminho.pt
“