Publicado em Deixe um comentário

Liga Luso-Galaica de Taekwondo decorre na UMinho



O UMdicas foi falar com um dos Directores do evento, o Mestre Joaquim Peixoto para sabermos mais pormenores acerca do evento.


 

UMdicas- Como surgiu a liga Luso-Galaica?

 

Joaquim Peixoto- Foi há cerca de três anos que vários dirigentes, técnicos e atletas da Associação da Taekwondo Koryo dialogaram sobre como seria a melhor forma para atrair público à nossa modalidade.

 

Surgiu então a ideia de que as nossas competições deveriam ser tipo ”LIGA”, ou seja, realizadas por jornadas. Esses eventos seriam de curta duração, com limitado número de categorias e maior qualidade desportiva dos atletas. Enfim, seriam estes os ”condimentos” essenciais para projectar bem alto a nossa modalidade junto do público em geral. Foi então que um dos presentes disse: ”não sonhem pessoal porque até chegarmos a esse ponto ainda nos falta uma década”.

 

Durante os três anos transactos fomos construindo as bases necessárias para a realização do sonho. Dos oito clubes pertencentes à Associação de Taekwondo Koryo, seis deles leccionam a prática da modalidade em tatami, dispomos actualmente de uma equipa de arbitragem composta por 31 elementos e orgulhamo-nos de possuir 2 sistemas de pontuação electrónicos. Assim conseguimos alcançar a autonomia organizativa capaz de realizar eventos com este formato.

 

Foi então e uma vez mais com o espírito inovador que nos caracteriza que lançamos mãos à obra e passamos do sonho para a realidade o projecto denominado por: Liga Luso – Galaica de Taekwondo.

 

A proximidade com os nossos vizinhos Galegos a cultura e a qualidade desportiva que estes detêm atraiu-nos para os considerarmos os parceiros ideais neste pequeno grande passo. Todo o projecto foi apresentado em pormenor ao director técnico Mestre Juan Luís Queiruga do Clube Natural Sport ? Riveira, recentemente eleito o ?Clube do Ano – 2006? pela Federação Espanhola de Taekwondo, que imediatamente quis embarcar nesta viajem, rumo ao sucesso do Taekwondo. Desta forma e numa iniciativa conjunta entre clubes de duas regiões de países distintos surge a 1ª Liga ”Luso – Galaica” em Taekwondo.

 










 

UMdicas- Que equipas/atletas fazem parte desta liga?

 

Joaquim Peixoto- Nesta edição pioneira participam apenas atletas masculinos distribuídos por 4 equipas, a saber, Associação de Taekwondo Koryo (Braga-Portugal) com duas selecções, Clube Natural Sport (Galiza) e Mace Sport (Galiza).

 

UMdicas- Como se processa esta competição?

 

Joaquim Peixoto- A competição é composta por 4 jornadas distribuídas sensivelmente por uma periodicidade mensal entre cada uma delas, são jornadas intercaladas, ou seja, na 1ª e 3ª jornada disputam-se 4 das 8 categorias de peso corporal e na 2ª e 4ª jornadas as restantes categorias.

 

A competição é no formato LIGA ”todos contra todos”, os competidores tem a oportunidade de realizar em cada uma das jornadas 3 combates, facto que proporciona uma maior experiência desportiva ao atleta.

 

A competição de Taekwondo apesar de ser individual, este formato actual premeia mais a equipa, isto porque, os resultados individuais de cada atleta são pontuáveis para a sua equipa.

 

UMdicas- Os vencedores desta liga têm acesso a competições de níveis mais altos?

 

Joaquim Peixoto- Em concreto não. No entanto os técnicos de cada uma das equipas podem recolher imensa informação acerca dos seus competidores, podendo ser um ”filtro” para pré seleccionar para outro tipo de eventos de maior importância.

 

UMdicas- Porquê a sua realização na UMinho?

 

Joaquim Peixoto- Pelas condições físicas que o espaço proporciona, que são excelentes. Pela forma ordeira como sempre fomos tratados e acolhidos nos diversos eventos por nós já organizados na UMinho.

 

 

 

Ana Marques

        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *