“
Fotos disponiveis on-line na
Galeria BIG
Calendário Competitivo Actualizado………………………………………………………………………………………download
Regulamento de Prova…………………………………………………………………………………………………………..download
Campeão Nacional Universitário de Basquetebol Masculino
AAC
2º Classificado
AEFADEUP
3º Classificado
MVP – João Rosado (AAC)
5 Ideal – Basquetebol Masculino
Base – Renato Rojo (AAUAv)
Base extremo – António Dias (AEFADEUP)
Extremo – Hugo Vilaranda (AAC)
Extremo Poste – Pedro Rodrigues (AAUM)
Poste – João Rosado (AAC)
MVP – João Rosado (AAC)
Dia 3
Acompanhe o resultado em tempo real da grande final do Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol entre AAFADEUP vs AAC
vs
Relato do Jogo já a seguir:
1º Período
3 minutos de jogo – AEFADEUP – 4 – AAC – 2
6 minutos de jogo – AEFADEUP – 6 – AAC – 4
9 minutos de jogo – AEFADEUP – 13 – AAC – 8
Fim do 1º período – AEFADEUP 13 – AAC – 12
Jogo muito rápido e com muita agressividade defensiva por parte de ambas as equipas.
2º Período
13 minutos de jogo – AEFADEUP 15 – AAC – 17
16 minutos de jogo – AEFADEUP – 17 – AAC – 20
19 minutos de jogo – AEFADEUP – 19 – AAC – 26
Fim do 2º Periodo – AEFADEUP – 19 – AAC – 28
Intervalo
Duas equipas muito fortes fisicamente e com um ritmo de jogo sempre elevado. Ligeiro ascendente da AAC, principalmente no tiro exterior.
3º Período
23 minutos de jogo – AEFADEUP – 19 – AAC – 30
26 minutos de jogo – AEFADEUP – 20 – AAC – 36
29 minutos de jogo – AEFADEUP – 29 – AAC – 38
Final do 3º Período – AEFADEUP – 29 – AAC – 38
4º Período
33 minutos de jogo – AEFADEUP – 33 – AAC – 40
36 minutos de jogo – AEFADEUP – 39 – AAC – 44
39 minutos de jogo – AEFADEUP – 42 – AAC – 46 – Final de jogo electrizante
Resultado Final – AEFADEUP – 44 – AAC – 50
Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………….jogo .16.jpg
No jogo mais esperado do dia estiveram frente a frente duas excelentes equipas de basquetebol. A AEFADEUP conhecida pelo seu estilo de jogo muito rápido e sempre com muita intensidade, e a AAC com uma enorme tradição no basquetebol universitário.
Desde a bola ao ar inicial que era previsível um fantástico jogo de basquetebol que em tudo dignificou e engrandeceu ainda mais estes CNU´s. Ambas as formações entraram bastante concentradas e com muita vontade de erguer o nome das suas academias ao 1º lugar do pódio. Uma palavra de apreço também para o muito público presente que, durante toda a partida encheu o PDUM de Azurém de cor e alegria, entoando cânticos e nunca deixando de apoiar as suas academias. A todos os presentes, um grande bem-haja!
O primeiro período do jogo mostrou duas equipas mais preocupadas com as tarefas defensivas, apostando preferencialmente no contra-ataque em detrimento do ataque posicional. Não foi então de estranhar o baixo score registado no final do 1º período. (13 – 12)
Com o desenrolar dos jogos, as duas equipas foram ganhando alguma eficácia ofensiva e foi então que surgiu o lançamento exterior dos de Coimbra, colocando a diferença ao intervalo em 9 pontos favoráveis à AAC. (19 – 28)
O início do 3º período trouxe uma equipa da AEFADEUP algo apática a nível defensivo, o que permitiu aos coimbrences alcançarem uma vantagem de 16 pontos que se viria a revelar decisiva para o desfecho desta partida.
No 4º e último período, os portuenses encherem-se de vontade e determinação e, com o aumento do ritmo de jogo, tirando proveito de algum cansaço físico apresentado pelos seus adversários, encetaram uma recuperação espectacular, forçando mesmo o técnico da AAC a pedir um desconto de tempo para acalmar os seus atletas. Com alguns ajustes a nível defensivo e ofensivo, a turma de Coimbra controlou novamente a partida, acabando então com as esperanças dos universitários vindos do Porto.
O resultado final (44 – 50) é a imagem do equilíbrio registado ao longo do jogo e, apesar do baixo número de pontos marcados, ambas as equipas mostraram ser dignas desta final.
O MVP da partida, e do campeonato, foi o atleta da AAC, João Rosado que hoje alcançou a marca de 19 pontos marcados. No final da partida, o número 13 estava radiante com o título alcançado e dedicou o prémio de jogador mais valioso aos seus companheiros de equipa.
João Chaves
Marina Mota
marinamota_@hotmail.com
Dia 2
AEFADEUP – AAUAv – 1/2 Final
Na única meia-final a realizar para o basquetebol masculino (relembramos que a AAC está directamente apurada para a final), o embate entre a AEFADEUP e a AAUAv adivinhava-se bastante “aceso” dadas as características de ambas as equipas.
O início do jogo desenrolou-se a um ritmo frenético, com ambas as academias a pressionarem muito as linhas de passe e a não darem ao adversário espaço para os lançamentos exteriores.
Com o desenrolar do tempo, começou a ser evidente que a frescura física dos atletas do Porto era mais elevada, factor este que começou a desequilibrar o resultado. No final da primeira parte a AEFADEUP vencia por 44 – 29.
A etapa complementar iniciou da mesma forma que a primeira, ou seja, a uma velocidade bastante alta. Mesmo assim era evidente a superioridade dos atletas portuenses, nomeadamente a nível defensivo, conseguindo quase sempre anular as peças fundamentais da turma de Aveiro.
Com a vitória praticamente garantida, e com o pensamento na final de amanhã, o técnico da AEFADEUP deu descanso aos seus principais jogadores, permitindo assim uma pequena, mas controlada, recuperação dos aveirenses. O resultado final foi 78 – 71.
Com esta meia-final terminada, estão encontrados os dois finalistas do basquetebol masculino. AAC e AEFADEUP defrontam-se amanhã, pelas 18h no Complexo Desportivo de Azurém.
Ficha de Jogo…………………………………………………………………………………………..jogo 13.jpg
AEFADEUP
AAUAv
IPC – FADEUP
O segundo jogo do dia foi de início ao fim bastante hostil. Duas equipas do grupo C, o IPC (Instituto Politécnico de Coimbra) e a FADEUP (Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto) disputaram um jogo equilibrado que acabou com a vitória da FADEUP por 47-58.
O treinador do IPC, Luís Santarino, afirmou que a sua equipa fez “um jogo péssimo” e apontou o dedo à equipa de arbitragem. Na opinião de Santarino, “é inadmissível que o director técnico da Associação de Basquetebol de Braga tenha arbitrado esta partida” e afirmou ser “exagerado que quem organiza as competições vá sistematicamente aos campeonatos europeus”. Na opinião do técnico, a organização da FADU é incompreensível e afirmou que irá reivindicar os próximos CNU´s para a cidade de Coimbra.
Na opinião da equipa portuense o jogo foi bastante equilibrado apesar de considerarem a outra equipa mais forte fisicamente. Depois do intervalo, a equipa do IPC levou duas faltas técnicas por protestos do treinador, a partir desse momento perdeu o discernimento para se manter uma equipa coesa.
Ficha de Jogo…………………………………………………………………………………..jogo 10.pdf
IPC
FADEUP
Os CNU’s deste ano destacam-se pela falta de comparência de muitas equipas.
O segundo dia começou com a espera nunca alcançada por parte das atletas da AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho) pela equipa feminina da AAUTAD (Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).
Uma vitória para a nossa Universidade, infelizmente por falta de comparência.
AAUM – AAUAv
O primeiro jogo do segundo dia colocou frente a frente duas equipas do grupo A,
a AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho) e a AAUAv (Associação Académica da Universidade de Aveiro) disputaram uma boa partida que terminou na vitória dos aveirenses por 55-46.
O jogo foi sempre muito equilibrado, uma vez que, estavam em campo duas equipas muito homogéneas e bastante fortes.
A Universidade do Minho conseguiu pouco antes da 2ª parte distanciar-se ligeiramente no resultado, mas Aveiro entrou melhor na segunda parte, contrariando o marcador. A AAUM esteve na frente quase durante toda a partida, no entanto, no final a AAUAv aguentou melhor a pressão.
O treinador aveirense, Fernando Santos, considerou o jogo muito difícil, uma vez que, considera a AAUM uma das melhores turmas a nível nacional. O número 15 aveirense, Samuel Lóios esteve em destaque e foi considerado o MVP.
Já o treinador do Minho não fez comentários ao jogo e considera inaceitável a falta de comparência de várias equipas, “a verdade desportiva destes CNU´s é zero” concluiu.
Nas bancadas, a animação era bem patente nas equipas femininas das respectivas formações em campo.
Ficha de Jogo……………………………………………………………………………………jogo 9.pdf
AAUM
AAUAv
Dia 1
AAUM vs ACDUFP
O primeiro jogo do dia colocou frente a frente duas equipas do grupo A, AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho), da cidade de Braga e Guimarães e a ACDUFP (Associação Cultural e Desportiva da Universidade Fernando Pessoa), da cidade do Porto, partida ganha largamente pelos minhotos por 95-36.
Este resultado deveu-se à regular excelente prestação da equipa em termos de circulação de bola, defesa e comunicação entre os postes. A superioridade dos atletas do Minho foi visível pela rotação de todos os atletas. Na segunda parte a diferença de pontos dilatou-se.
O treinador da AAUM não consegue eleger um melhor jogador, destaca dois, ambos marcaram 14 pontos, são eles JonJon e Spice.
Os três elementos da AAUM são unânimes ao afirmar que se sentem unidos e muito fortes e esperam alcançar sempre resultados tão folgados quanto este, daqui para a frente, “venha quem vier”.
Em contrapartida, o treinador da ACDUFP não se podia sentir muito feliz com o resultado. Deve o facto da derrota à falta de três dos melhores jogadores da equipa. Reconhece que com os jogadores que dispunha foi o melhor que conseguiu.
Ficha de Jogo………………………………………………………………………………..Jogo 1.pdf
AAUM
ACDUFP
Marina Mota
AEEFEUP vs FADEUP
O segundo jogo do dia pôs em competição duas equipas do grupo C, AEFEUP (Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia) pertencente à Universidade do Porto e a FADEUP (Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto) também da Universidade do Porto. Jogo ganho pelos estudantes de Desporto, por 57-38.
Os atletas de Desporto estiveram sempre em vantagem de pontos e também de faltas. Não há muito a dizer de um jogo que desapontou pela falta de requinte nos cestos.
Desiludido com os jogadores, o treinador da AEFEUP afirma que os seus jogadores nada fizeram para ganhar, perderam muitos pontos mesmo em frente ao cesto, logo o resultado é justo.
Já o treinador da FADEUP não se mostrou admirado com a vitória, pois estão com grandes expectativas para os próximos jogos. Segundo ele, tem uma equipa coesa e com jogadores muito rápidos. Aliás foi o número dez da sua equipa, o eleito para melhor jogador, que em declarações ao Dicas refere que foi uma vitória fácil, pois tiveram em vantagem todo o jogo e conseguiram rodar toda a equipa. Facto importante para o próximo jogo realizado ainda durante o dia de hoje.
Ficha de Jogo………………………………………………………………………………..Jogo 2.pdf
AEEFEUP
FADEUP
AAC vs ESTSP
No jogo da primeira jornada do grupo D, a equipa da AAC (Associação Académica de Coimbra levou de vencido os atletas do AEESTSP (Associação de Estudante da Escola Superior de Tecnologia e Saúde do Porto) por um claros 76-51.
Num jogo onde os de Coimbra mostraram sempre ser superiores ao seu adversário, cedo se percebeu que a Académica não está nos CNU´s para brincadeiras. Reflexo disso é a sua entrada muito forte e concentrada no jogo, cavando desde início uma vantagem confortável (27-5 no 1º período). Depois disso foi só gerir o resultado e o cansaço dos seus atletas, dando minutos de jogo aos atletas normalmente menos utilizados.
O capitão e treinador da equipa do Porto (Paulo Duque) referiu como principal diferença entre as duas formações, a maior capacidade física dos atletas de Coimbra.
Por sua vez, o treinador da AAC (Professor Robalo) apontou como positivo a entrada da sua equipa em jogo, reclamando depois um relaxamento exagerado por parte dos seus atletas.
Para finalizar, o MVP do jogo João Rosado, evidenciou que é sempre bom entrar a ganhar e que espera que ele e a sua equipa repitam o bom resultado amanhã.
Ficha de jogo……………………………………………………………………………………..Jogo 4.pdf
AAC
ESTSP
AAUAv vs ACDUFP
A 2ª jornada do grupo A pôs frente a frente a equipa da AAUAv (Associação Académica da Universidade de Aveiro) e a academia do Porto ACDUFP (Associação Cultural e Desportiva da Universidade Fernando Pessoa.
A equipa de Aveirense demonstrou, desde a bola ao ar inicial, que queria resolver a partida o mais rápido possível de forma a poder descansar as suas peças mais influentes. A estratégia montada mostrou-se bastante eficaz e, ao intervalo do jogo, o resultado era de 39 ? 15 para a AAUAv.
A segunda parte não trouxe nada de novo, com a equipa da ACDUFP a denotar já bastante cansaço (realizaram outro jogo de manhã contra a AAUM) além de apenas poderem contar com 5 atletas. Com todas estas condicionantes o resultado final acabou espelhar a diferença existente entre as duas formações (88-22).
O treinador da ACDUFP (Fernando Santos) referiu o facto de a sua equipa estar bastante desfalcada, congratulando os atletas presentes pelo esforço que fizeram para, ao contrário de outras academias, pelo menos estarem presentes.
Já o técnico de Aveiro (Alexandre Teixeira) deu especial realce ao empenhamento dos seus jogadores que, independentemente do resultado, estiveram sempre concentrados nas suas tarefas.
O MVP do jogo foi o atleta (Renato Loro) que se mostrou bastante satisfeito pela vitória, afirmando que esta pode ser um bom presságio para o embate decisivo de amanhã contra a AAUM.
Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………
jogo 5.pdf
AAUAv
ACDUFP
IPC vs AEFEUP
Na 2ª jornada do grupo C, o sorteio ditou um encontro entre o IPC (Instituto Politécnico de Coimbra) e a AEFEUP (Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto).
A equipa de Coimbra que tem pretensões de alcançar, pelo menos, as meias-finais, desde logo impôs um ritmo elevado na partida. O início ainda trouxe algum equilíbrio, mas a excelente percentagem de tiro exterior dos atletas do IPC fez com que as esperanças dos “engenheiros” fossem por água abaixo.
Ao intervalo o resultado era já de 39-15 favorável aos basquetebolistas do Politécnico.
A segunda metade foi inteiramente controlada pelo IPC, sendo que o seu treinador (Luís Santarino) aproveitou para rodar todo o plantel, facto este realçado pelo próprio em entrevista no final do jogo. O resultado final (54 ? 36) traduz bem a diferença de ?andamento? das duas academias.
O capitão da AEFEUP (Manuel Alves) afirmou, no final do jogo, que estavam à espera de um nível menos elevado nestes campeonatos universitários, mas que a participação é o mais importante e que o grupo ficou muito feliz por estar presente em Guimarães.
Já o atleta do IPC (Valdemar Chindombe) realçou o espírito académico que aqui se vive, sem esquecer claro, a vertente competitiva. O objectivo do IPC está bem delineado, a presença na final!
Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………
jogo 6.pdf
IPC
AEFEUP
AEESTSP vs AEFEP
O último jogo do dia colocou frente a frente duas academias do Porto, a AEESTSP (Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto) e a AEFEP (Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto).
Tal como já era esperado, o equilíbrio foi a nota dominante durante toda a partida. Reflexo disso mesmo foi o resultado ao intervalo (23 – 21).
A segunda parte iniciou com um ritmo frenético, com inúmeras jogadas de contra-ataque por parte das duas formações.
No final do jogo, a maior frescura física por parte da formação de Economia marcou a diferença e o resultado final foi 61-75. Apesar da diferença de 14 pontos, este resultado não espelha o equilíbrio ocorrido durante toda a partida.
Amanhã os “economistas” jogam com a AAC e o vencedor conquistará desde logo um lugar na meia-final.
Ficha de jogo………………………………………………………………………………………………………………………
jogo 8.pdf
AEESTSP
“