Publicado em Deixe um comentário

CNU de Ténis de Mesa F/M







                                                            Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG

Calendário Competitivo Masc. ……………………………………………………………………………………………….download


Calendário Competitivo Fem. …………………………………………………………………………………………………download


Regulamento de Prova……………………………………………………………………………………………………………download


 


Declarações dos Vencedores


 Joni Sousa (Vencedor)


 

         

“Havia 7/8 jogadores equilibrados, que enriqueceram muito a prova. A meia final foi o jogo mais difícil pois o Afonso já se mostrava vencido pelo cansaço e eu sei que ele é capaz de melhor”

 

Afonso Vilela (2º classificado)


 “Foi uma boa prova, com muitos candidatos e bons jogadores. Foi difícil e tive de lutar muito para chegar à final onde deveria ter dado um pouco mais de luta”

   

   

Rui Carneiro (3º classificado)


 “ Estou bastante contente com o terceiro lugar, mas estaria melhor se tivesse ganho”, afirmando sorridentemente. Conclui com palavras de elogio para com a organização “Penso que a organização foi boa e gostei muito de cá ter estado”     





Competição Feminina  





















GRUPO A


Mafalda Lima


Fátima Viveiros


Mariana Marinho


Sara Rosário


Inês Amaral


Daniela Carreira


       


       


1ª jornada

 

Esta jornada iniciou-se com o duelo entre Mafalda Lima (U Porto) e Sara Rosário (AAUI), onde os resultados demonstraram a superioridade da Mafalda ao vencer todos os sets.

Seguiu-se o jogo entre Mariana Marinho (AAUBI) e Daniela Carreira (ACDUFP), assistindo-se a um resultado similar ao jogo anterior, exceptuando o facto de que a última apenas fez 1 ponto durante os 3 sets.

A Inês Amaral (AAUBI) defrontou, sem sucesso, Fátima Viveiros (AAUMa), onde o 0-3 era esclarecedor.

 

2ª jornada

 

O jogo mais equilibrado pertenceu a Sara Rosário (AAUBI) e Mariana Marinho (AAUBI), duas atletas da mesma academia, que proporcionaram um jogo renhido cujo resultado de 2-3 após 5 sets comprova.

Mafalda volta a vencer, apenas com um set de luta da parte de Fátima, por 3-1.

Com uma constante de 11 pontos nos 3 sets, Daniela derrota Inês por 3-0.

 

3ª jornada

 

Numa jornada muito simples de resumir, as vitórias deram-se sempre com a superioridade de 11 pontos da vencedora. Assim, Inês venceu Sara, Mariana venceu Mafalda e Fátima venceu Daniela. Todos os resultados foram de 3-0.

 

4ª jornada

 

Muito semelhante à jornada anterior, foi-se desenhando, com cada vez mais nitidez, os resultados finais. Sara, Mafalda e Inês avassalaram Daniela, Inês e Mariana, respectivamente. Todos os jogos com o resultado final de 3-0.

 

5ª jornada

 

No jogo onde talvez se adivinhara menos o vencedor, Fátima voltou a demonstrar, frente a Sara, que o desejo ao pódio era forte, vencendo em todos os sets sem qualquer problema. Assim, o resultado de 3-0, concretizou o seu desejo.

A Daniela continuou sem forças para vencer um único set que fosse, tal como em todas as jornadas anteriores. Mais uma derrota de 3-0, comprovou a ascensão de Mafalda ao primeiríssimo lugar.

De resultado repetido, 3-0, resultou o confronto de Mariana e Inês.

 

Num comentário final da competição, e de realçar que a AAUMa repete o segundo lugar do pódio, o que já se tinha verificado na competição masculina, através do atleta Afonso Vilela.

 

 

 

Resultados finais

 

1º Mafalda Lima (U Porto)

2º Fátima Viveiros (AAUMa)

3º Mariana Marinho (AAUBI)

4º Sara Rosário (AAUBI)

5º Inês Amaral (AAUBI)

6º Daniela Carreira (ACDUFP)

 


Competição Masculina

















GRUPO A


Afonso Vilela


Pedro Daniel Costa


Rui Rego


Luis Martins


           


1ª jornada

 

No primeiro jogo defrontaram-se os dois atletas da Universidade do Porto, Rui Rego e Pedro Costa. Esta foi a primeira surpresa destes CNUs, tendo Pedro Costa vencido o número 1 do ranking por esclarecedores 3-1. No outro jogo disputado entre Afonso Vilela (AAUMa) e Luís Martins (AAC), o primeiro não permitiu nenhuma veleidade ao seu adversário vencendo por claros 3-0, assumindo consequentemente a liderança do grupo.

 


2ª jornada

 

Desta vez, Rui Rego não deixou os créditos por mãos alheias e venceu por 3-0 a Luís Martins, conquistando assim os primeiros pontos. No segundo Pedro Costa entrou melhor vencendo o primeiro set, contudo Afonso Vilela soube reagir nos seguintes sets, vencendo-os. Terminando com um score de 3-1.

 

3ª jornada

 

Num jogo decisivo para Rui Rego, o número um do ranking, e principal candidato à vitória, encerrou a sua decepcionante prestação com nova derrota, desta feita contra Afonso Vilela, 0-3. Afonso Vilela demonstrava aqui que estava decidido a lutar pelo pódio. No outro jogo, Pedro Costa carimbava a passagem aos quartos de final com uma vitória sobre Luís Martins por 3-1.
















GRUPO B


Carlos Fernandes


Carlos Esteves


Pedro Barbosa


Vítor Fernandes


          


1ªjornada

 

Este grupo iniciou-se com um jogo entre dois atletas da equipa da casa, tendo Carlos Fernandes vencido confortavelmente Vítor Fernandes por 3-0, tendo inclusive cedido apenas um ponto no último set (11-1). No jogo seguinte, constante e com sets equilibrados, exceptuando o primeiro set, em que Carlos Esteves (AAUTAD) venceu por 11-4. Pedro Barbosa (U Porto) empatou o jogo no set seguinte, com parcial de 11-7, contudo não resistiu à qualidade do seu adversário, que venceu os dois sets seguintes por duplo 11-7, fixando o marcador em 3-1 para o atleta da UTAD.

 

2ª jornada       

 

Com uma pontuação repetida de 11 pontos em todos os sets, Carlos Fernandes impôs-se a Pedro Barbosa por 3-1. Carlos Esteves venceu sem grande dificuldade o atleta da casa Vítor Fernandes por 3-0, tendo os sets sido bastante desnivelados (11-6, 11-4, 11-4).

 

 

3ª jornada

 

Numa luta pelo primeiro lugar do grupo, entre Carlos Fernandes e Carlos Esteves, assistimos ao melhor jogo da tarde, com cinco sets muito emotivos e de cortar a respiração. Nesta luta renhida o jogador minhoto venceu pela margem mínima, 3-2, terminando assim a primeira fase unicamente com vitórias. No outro jogo, em que ambos os atletas já se encontravam afastados da fase seguinte, Pedro Barbosa e Vítor Fernandes terminaram o jogo com o resultado de 3-1.

 

















GRUPO C


Joni Sousa


Luís Henriques


Ronald Silva


Gastão Frederico


           


1º jornada

 

O primeiro encontro deste grupo colocou frente a frente um dos atletas da casa, Joni Sousa, e Ronald Silva da Universidade de Lisboa. Jogando em casa, Joni demonstrou o porquê de ser o segundo do ranking cilindrando o seu oponente por 3-0. No outro jogo, entre Luís Henriques (AAUM) e Gastão Frederico (AAUAv), verificou-se novamente um resultado desnivelado, 3-0, com a vitória a sorrir ao atleta da Universidade do Minho.

 

2ª jornada

 

Na abertura desta jornada estiveram em confronto os líderes do grupo, ambos da academia minhota, Joni Sousa e Luís Henriques. Sem surpresa, Joni venceu por 3-1, cedendo ainda o seu primeiro set no torneio. Em seguida, Gastão Frederico e Ronald Silva, jogavam as suas aspirações para a passagem à fase seguinte, com Ronald a levar a melhor por 3-1.

 

3ª jornada

 

Joni Sousa tornou a passear a sua classe na última jornada, aplicando novamente um 3-0, desta feita a Gastão Frederico. Este ultimo, terminava a sua participação sem qualquer vitória. No jogo que decidia a passagem aos quartos de final, Luís Henriques, motivado pelo factor casa venceu por 3-1, apesar do susto que apanhou quando perdeu o terceiro set por 11-8.

 

















GRUPO D


Rui Carneiro


Joel Gonçalves


Rui Silva


Alexandre Santos


             


 1ª jornada


Este grupo iniciou-se com a disputa de Rui Carneiro (AEISCAP) frente a Rui Silva (AAUM), que veio ocupar o lugar deixado em vago por Hugo do Ó (AEIST). Venceu Rui Carneiro por 3-0, num jogo de aparente facilidade para o vencedor. No jogo seguinte, o mais disputado de toda esta primeira jornada, Joel Gonçalves (ACDUFP) venceu por 3-2 Alexandre Santos (AEESTV). Joel efectuou uma grande recuperação, pois esteve a perder por dois sets a um, tendo sido o último set sido decidido em vantagens (12-10).

 

 

2ª jornada

 

Rui Carneiro (AEISCAP) voltou a vencer, desta feita por 3-1, Joel Gonçalves (ACDUFP), ficando praticamente com o apuramento assegurado para os quartos de final. No outro jogo, Rui Silva (ACDUFP) obtinha a primeira vitória nesta fase final contra Alexandre Santos (AEESTV), por 3-1. Alexandre Santos ficava assim sem hipótese de prosseguir em prova, fruto das duas derrotas averbadas.

 

3ª jornada

 

Primeiro e ultimo do grupo defrontaram-se neste derradeiro jogo, terminando Rui Carneiro a vencer sem grande dificuldade Alexandre Santos, como esperado. 3-0 foi o resultado final. Rui Silva tentava passar à fase seguinte, contudo Joel Gonçalves lutava pelo mesmo objectivo e apresentou-se mais forte neste confronto, com resultado similar ao anterior, 3-0.




 


QUARTOS DE FINAL

 

Nesta fase da prova estiveram presentes, em maioria, três atletas da Universidade do Minho, demonstrando a supremacia da nossa academia.          

No jogo inaugural, o único sem atletas da casa, Afonso Vilela (AAUMa) levou a melhor perante Carlos Esteves (AAUTAD), 3-1. Com um primeiro e terceiro set muito equilibrados (12-10, 8-11), os outros dois já foram mais discrepantes (11-6, 11-3).

O segundo jogo, contou a participação de Carlos Fernandes (AAUM) e Pedro Costa (U Porto). O atleta do Minho entrou muito mal perdendo por 1-11. Em seguida redimiu-se e venceu os três sets seguintes pelo mesmo resultado, 11-5, carimbando a passagem ás meias-finais.

No terceiro jogo, Joni Sousa (AAUM) orgulhou a sua academia com uma vitória sem contestação perante Joel Gonçalves (ACDUFP). Com parciais de 11-3, 11-5 e 11-8.

No derradeiro jogo dos quartos de final, Luís Henriques (AAUM) tentava junta-se aos outros atletas da UM nas meias finais. Contudo, Rui Carneiro (AEISCAP) impôs-se por 3-1. Apesar de ter entrado melhor, vencendo o primeiro set por 11-7, Luís Henriques não conseguiu manter o ritmo, perdendo os sets seguintes por 11-4, 11-8 e 14-12.

 

MEIAS FINAIS

 

O primeiro encontro, entre Afonso Vilela (AAUMa) e Carlos Fernandes (AAUM), começou da melhor maneira para Carlos, vencendo o primeiro set por 11-9. Afonso reagiu bem e levou a melhor no set seguinte por 12-10. Carlos ripostou e tornou a vencer um set,  13-11, colocando-se em vantegem. Afonso Vilela, em desvantagem, jogou o seu melhor e conseguiu vencer os dois sets seguintes por 11-5 e 11-3 respectivamente, carimbando a passagem à final.

Na segunda meia final, talvez a final antecipada, visto estarem os jogo o numero dois e o numero três do ranking, Joni Sousa (AAUM) entrou mal na partida perante Rui Carneiro (AEISCAP) cedendo o primeiro set por 6-11. Não desanimando, Joni venceu os dois seguintes, ambos por 11-7. Rui Carneiro não se dando por vencido igualou a partida a dois sets, vencendo por 15-13. O último set, que se esperaria equilibrado, terminou favorável para Joni por 11-2. Garantia a passagem à fina no seu próprio pavilhão.

 

3º e 4º LUGAR

 

Na luta pelo último lugar do pódio, foi Rui Carneiro (AEISCAP) medalha de bronze. Num jogo desequilibrado, ilustrado pelos parciais:11-4, 11-9 e 11-5. Carlos Fernandes (AAUM) deixava assim fugir a possibilidade de um pódio caseiro.

 

FINAL

 

No encontro mais aguardado da modalidade, a luta pelo ouro não sobreaqueceu as tensões dos espectadores. Joni Sousa (AAUM) mostrou que o primeiro lugar era inteiramente justo, tendo Afonso Vilela (AAUMa) apenas dado luta no terceiro e derradeiro set (15-13). Nos dois primeiros não houve qualquer dúvida de quem sairia vencedor (11-4 e 11-6). Assim a medalha de ouro ficava em casa e muito bem entregue, estando o nosso atleta de muitos parabéns.

 

 

De destacar que Afonso e Joni já se conheciam devido à prática da modalidade noutros torneios.

 

 

                           

                            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *