Publicado em Deixe um comentário

CNU Andebol M

”    







                                                        Fotos disponiveis on-line na Galeria BIG

Calendário Competitivo…………………………………………………………………………………………………..download


Regulamento de Prova……………………………………………………………………………………………………download


Dia 3


Final do Campeonato Nacional Universitário de Andebol Masculino


(Acompanhe aqui a evolução do marcador ao minuto)


AAUM





VS


FADEUP







Evolução do Marcador:


Inicio da 1º Parte:


3 minutos de jogo: AAUM 1 – FADEUP 1


6 minutos de jogo : AAUM 3 – FADEUP 2


8 minutos de jogo : AAUM 3 – FADEUP 3


10 minutos de jogo : AAUM 5 – FADEUP 3 


12 minutos de jogo : AAUM 6 – FADEUP 4


14 minutos de jogo : AAUM 8 – FADEUP 4



(Desconto de tempo pedido pela FADEUP aos 15 minutos de jogo)


16 minutos de jogo : AAUM 11- FADEUP 4 


18 minutos de jogo : AAUM 13 – FADEUP 6


20 minutos de jogo : AAUM 15 – FADEUP 7 


24 minutos de jogo : AAUM 18 – FADEUP 10



28 minutos de jogo : AAUM 19 – FADEUP 11


Fim da 1º Parte : AAUM 19 – FADEUP 12






Inicio da 2ª Parte:


2 minutos de jogo : AAUM 20 – FADEUP 14


5 minutos de jogo : AAUM 22 – FADEUP 15


10 minutos de jogo: AAUM 24 – FADEUP 17


15 minutos de jogo : AAUM 27 – FADEUP 21


19 minutos de jogo : AAUM 28 – FADEUP 23


24 minutos de jogo : AAUM 29 – FADEUP 25


(Desconto de tempo pedido por AAUM aos 25 minutos)


27 minutos de jogo : AAUM 31 – FADEUP 26


29 minutos de jogo : AAUM 33 – FADEUP 28


Resultado Final : AAUM 34 – FADEUP 28


Ficha de Jogo……………………………………………………………………………………jogo Final.pdf



MVP – Humberto Gomes (AAUM)

 





 

 

7 Ideal

 

Guarda Redes – Humberto Gomes (AAUM)

Ponta Esquerda – Jorge Rodrigues (AAUM)

Lateral Esquerdo – Paulo Silva (AEFADEUP)

Central – Eduardo Ferreira (AAUM)

Lateral Direito – Rui Lourenço (AAUM)

Ponta Direita – Bruno Maia (AEFADEUP)

Pivot – João Ferreira (AAUM)





AAUM conquista título nacional

 

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) consagrou-se, campeã nacional de andebol universitário. A AAUM venceu na final a AEFADEUP (Associação Académica da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), por 34-28.

Numa final onde a AAUM era a grande favorita ao primeiro lugar no pódio, o pavilhão universitário registou uma boa assistência.

 

Após um início perdulário por parte da AAUM que permitiu à FADEUP adiantar-se no marcador, a AAUM reagiu bem e a meio da primeira parte o resultado era de 9-4, evidenciando a superioridade dos anfitriões. Até ao intervalo a AAUM aumentou a diferença de golos para sete golos registando-se 19-12.

 

O início da segunda parte trouxe uma atitude mais aguerrida da FADEUP o que deu maior emotividade à partida. No entanto, a AAUM controlou sempre o resultado e a menor diferença entre as equipas nesta fase foi de quatro golos. Nos livres de sete metros, o atleta número 9 da UM evidenciava-se falhando apenas um em todo o jogo.

 

Aos treze minutos da segunda parte, e seguindo o critério demasiado rigoroso de todo o torneio, o número 7 da UM viu o cartão vermelho. Apesar deste contratempo, a AAUM reagiu bem e a distância entre as equipas não diminuiu.

 

Nos últimos minutos da partida, o jogo empolgou-se devido a rápidos contra-ataques bem finalizados pelos pontas da UM, atingindo-se o resultado final de 34-28.

 

Em declarações ao UMDicas, Gabriel Oliveira, treinador dos minhotos, felicitou a equipa. “Estou muito contente com a minha equipa. Foi uma vitória justíssima e convincente. Mostramos ser os melhores durante todo o torneio”, destacou. Não esquecendo a equipa adversária, Gabriel deu os parabéns à FADEUP frisando que “mesmo a perder nunca baixaram os braços”. Concluiu sintetizando, “duas boas equipas, um bom espectáculo, venha o Europeu”.

 

Um último realce para o guarda-redes da AAUM, Humberto Gomes que além de se ter destacado todo o jogo, ser escolhido para o sete ideal, ainda foi considerado a jogador mais valioso do torneio. Parabéns a ele e a toda a equipa que mereceu todos os aplausos.

 

 

Marina Mota


 


3º/4º Lugar


AEISEP ? AEFCUP

 


AEISEP







AEFCUP



 

No jogo a contar para o terceiro e quarto lugares, a equipa da AEISEP venceu a AEFCUP por 27-20.

O ISEP partiu para este jogo com três atletas suspensos. Neste sentido, apenas estavam disponíveis sete jogadores, não havendo possibilidade de descanso.

O início da partida foi equilibrado. Ambas as formações cometeram alguns erros ofensivos, falhando situações fáceis de golo.

O guarda-redes e o atleta número 10 do ISEP estiveram em destaque neste primeiro tempo. O primeiro executou uma série de boas defesas e o segundo concretizou grande parte dos lances ofensivos.

Ao intervalo, o marcador registava 12-9 para o Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Na segunda parte, o ISEP conseguiu aumentar a vantagem no marcador. Foi a equipa mais forte ofensivamente e neste sentido, a 10 minutos do fim vencia por quatro golos (19-15).

Nos últimos 10 minutos, o resultado ía crescendo para ambas as equipas mas a FCUP não foi capaz de redugir a desvantagem.

O MVP foi o jogador número 10 do ISEP uma vez que foi o impulsionador do jogo da sua equipa.

De salientar o FairPlay e o companheirismo evidênciado em campo pelas duas equipas.

 

 

Sónia Mendes















Dia 2    


FADEUP 30  – AEFCUP 27

 



FADEUP



 



AEFCUP





 

A segunda meia-final colocou em competição as equipas da FADEUP e do AEFCUP. Esta última, apurou-se para esta fase como a segunda melhor equipa dos grupos e neste sentido a FADEUP era teoricamente favorita.

A partida iniciou com a superioridade da Faculdade de Desporto, no entanto, o jogo foi bem disputado por ambas as formações e o resultado ao intervalo era equilibrado. A FADEUP vencia por 13-11.

Depois do descanso, ambas debateram-se bem e o resultado mantinha-se “taco a taco”. Ao minuto 10 da segunda metade, a superioridade técnica da Faculdade de Desporto sobressaiu e a vantagem no marcador começou a ser maior (19-16).

O guarda-redes da FADEUP esteve em destaque na segunda parte. Protagonizou uma série de defesas que dificultaram bastante a recuperação da AEFCUP.

O MVP da partida foi o atleta número oito AEFCUP, uma vez que, foi quem teve maior índice de concretização com oito golos marcados.

O treinador da equipa vencedora, António Cunha, considerou que a partida foi ?bem disputada? e afirmou que “faltam três jogadores” importantes na sua equipa.

Para o jogo da final, que será com a AAUM, o técnico afirmou que “vai ser um jogo complicado, já que estarão em confronto a FADEUP e a equipa do ABC”.

 

 

Sónia Mendes


 

João Chaves


 

 




AAUM 33 – AEISEP 23 – 1/2 Final




AAUM







AEISEP





 

As equipas da AAUM e do ISEP protagonizaram o primeiro jogo das meias-finais, no qual a equipa da casa venceu por 33-23.

 

A primeira parte foi dominada pela AAUM que chegou a ter uma vantagem de oito pontos (8-0). Sendo esta a equipa mais coesa e mais forte tecnicamente, o resultado ao intervalo era de 17-6 para os minhotos.

A marcar este primeiro tempo esteve a expulsão do guarda-redes do ISEP e do número 14 da AAUM após um pequeno desentendimento entre ambos.

 

Na segunda parte, a equipa do ISEP entrou disposta a reduzir a desvantagem. Estavam mais aguerridos e conseguiram melhor concretização. No entanto, a AAUM controlou o marcador e apenas teve que gerir a diferença nos parciais.

 

A partida só teve um sentido. O ISEP não conseguiu contrariar a superioridade do Minho, que colocou em campo todos os jogadores disponíveis.

A dois minutos do fim do jogo, o jogador número nove do ISEP foi expulso da partida alegadamente por insultos ao árbitro. O atleta insinuou que apenas reagiu a uma provocação do árbitro.

 

O treinador do Minho, Gabriel Oliveira, considerou que “o resultado mostrou como foi o jogo” e afirmou que era “de lamentar a atitude dos jogadores do ISEP”. “Contávamos com uma meia-final mais equilibrada, no entanto o ISEP mostrou não ter argumentos. Cometeu muitos erros e mostrou ter mau perder” concluiu.

 

Para a final, o objectivo “é vencer” e segundo o técnico, a AAUM “tem equipa para isso”.

Na eleição do MVP, o treinador adjunto, Cláudio Mesquita, não conseguiu eleger um elemento e salientou o “colectivo”.

Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………jogo 10.pdf



Sónia Mendes


 

João Chaves









AAUAv 15 – FADEUP 19




AAUAv




FADEUP



FADEUP segue em frente


O complexo desportivo de Azurém foi palco do encontro entre as equipas da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). A vitória sorriu à equipa do Porto que bateu os aveirenses por 19-15 e está assim nas meias-finais.


A equipa da Universidade de Aveiro até começou na frente do marcador, 5-6, mas rapidamente perdeu a liderança. Ao intervalo a FADEUP já vencia por quatro golos de diferença, 12-8.


Na segunda parte do encontro, os portuenses ainda aumentaram a diferença no marcador para seis golos, 17-11, acabando a partida com um 19-15, favorável à equipa nortenha.


Marcadores da FADEUP: Alexandre Monteiro (2); Fábio Torres (2); José Veloso (4); Pablo Lusarreta (2); Paulo Silva (3); Bruno Maia (4); Roger Alexandre (2)


Marcadores da AAUAv: Bruno Henriques; Carlos Costa(4); João Monteiro (4); João Marques (2); Vasco Amarelo (2)






AAUTAD 16 – AAUM 21        



AAUTAD






AAUM





 



O primeiro jogo do segundo dia colocou frente a frente as equipas da AAUM e da UTAD. A formação minhota venceu por 16-21 e desta forma, foi a primeira equipa a  apurou-se para as meias-finais.

Os minhotos entraram na partida de forma apática permitindo que, por vezes, a equipa de Vila Real comandasse o marcador. No entanto, e apesar de estarem a jogar a um ritmo lento, a AAUM controlou sempre a distância dos parciais.

Ao intervalo o resultado registava 8-10 para o Minho.

Depois do descanso, a AAUM entrou na partida com o mesmo ritmo e apenas gerir o resultado.

O MVP foi o jogador da AAUM, Diogo Matos, uma vez que foi quem teve maior índice de concretização, assinalando seis golos.

O treinador da AAUM, Gabriel Oliveira, considerou que este jogo foi de “descompressão”, já que estavam a jogar contra a equipa mais fraca do grupo. Neste sentido, “a nossa equipa entrou mais relaxada” conclui.

Para o jogo da meia-final, o técnico considera que vai ser uma partida “complicada, por que estarão a jogar duas equipas que querem ser campeãs”.

 


Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………jogo7.pdf







AEISEP 27 – IPLeiria 18



AEISEP






IPLeiria





 

No segundo jogo do dia defrontaram-se as equipas do ISEP e do IPLeiria. A equipa do Porto venceu com o resultado expressivo de 27-18 e irá derontar a AAUM nas meias-finais.

O ISEP dominou toda a partida. Foi a equipa mais consistente e nesse sentido, comandou sempre a marcha do marcador. Desde cedo ganhou vantagem e até ao final da primeira parte impôs o seu ritmo de jogo.

O IPLeiria não foi capaz de contrariar o jogo dos portuenses. Ao intervalo o resultado materializava a superioridade do ISEP, 15-6.

A segunda parte ficou inicialmente marcada pelo baixo índice de concretização de ambas as equipas. Decorridos dez minutos o marcador registava 18-9.

O ISEP continuou a mandar no jogo e dilatou a diferença no marcador.

O jogador da equipa do Porto, Rui Pinheiro, considerou que “a primeira parte foi bem conseguida” e apenas teve que “gerir na segunda”.

Em relação às expectativas para a meia-final frente à AAUM, o jogador espera que seja uma boa partida. “Vamos fazer tudo para ganhar. Se isso não acontecer o objectivo já está alcançado. No entanto, vai ficar a sensação de querer chegar à final” concluiu.


Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………..jogo 8.pdf







 


Dia 1 


AAUM 26 – AAUBI 16



AAUM





AAUBI





 

O primeiro jogo dos Campeonatos Nacionais Universitários de andebol masculino colocou em campo a equipa da AAUM e da AAUBI. A formação minhota partiu para estas fases finais com grande favoritismo, uma vez que, é a actual vice-campeã nacional universitária. Neste sentido, fazia-se adivinhar que a partida seria dominada pelos atletas minhotos. Foi isso mesmo que aconteceu, o resultado final foi de 26-16.

A equipa da AAUM entrou na partida bastante desconcentrada mas ainda assim, foi superior à formação da Beira Interior.

Os erros cometidos no primeiro tempo foram corrigidos e neste sentido, a AAUM começou a concretizar mais.

A AAUBI foi uma equipa lutadora mas técnicamente incapaz de travar o jogo do Minho.

Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………………………………………….jogo 1.pdf







IPLeiria 20 – AEISCAP 14





IPLeiria





 

No primeiro jogo da competição de andebol masculino, no pavilhão desportivo universitário de Gualtar, o IPLeiria venceu a AEISCAP por 20-14. Não foi um jogo limpo e, muito menos, desportivo.

 

Duas equipas equilibradas, embora fracas dentro do que é supostamente pedido nesta fase final dos CNU’s. Essa fragilidade foi demonstrada, sobretudo, nas muitas oportunidades de golo não concretizadas frente à baliza. Alguns dos jogadores esqueceram-se que o aquecimento não serve só para ambientar o corpo à actividade física, mas também à mente. O Leiria esteve todo o jogo em vantagem, sendo numérica em atletas e, também, no marcador. Uma equipa menos faltosa, menos nervosa e mais organizada. Em contrapartida, os atletas da AEISCAP jogaram toda a segunda parte com menos um elemento devido à falta de discernimento e disciplina dentro do campo.

 

Um jogo bastante problemático que pôs em conflito, principalmente, duas equipas: a AEISCAP e a equipa de arbitragem. De insultos a ameaças houve um pouco de tudo.

 

Mas o melhor é começar pelo início, explicar o porquê deste anti-desportivismo, nada habitual nas competições organizadas pela nossa Universidade.

 

Os jogadores da AEISCAP, durante a deslocação para o pavilhão de Gualtar, depararam-se com um acidente na A3, o que os atrasou bastante. Depois, já em Braga, não encontraram o caminho para a Universidade, o que fez com que chegassem em cima da hora do jogo. Não tiveram tempo para fazer o aquecimento e, segundo alguns elementos da equipa, o IPLeiria já demonstrava falta de vontade de realizar o jogo, tentando, com isto, ganhar sem jogar.

 

Ao primeiro minuto do jogo já os ânimos estavam exaltados e qualquer que fosse a falta marcada pela equipa de arbitragem, bem ou mal, era furiosamente contestada. Saíram muitos cartões ao longo da partida, até que estes se esgotaram e um jogador da AEISCAP foi expulso.

 

A partir desse momento, nunca mais houve tranquilidade no jogo e, a seguir ao apito final, os génios excederam-se. Entre árbitros a tentar defender-se e a explicar o porquê da marcação de algumas faltas mais duvidosas, jogadores do AEISCAP a usar termos muito pouco ortodoxos e a ameaçar que o assunto só ficaria resolvido fora do pavilhão e a bancada já a animar-se com o sucedido, só passaram imunes os jogadores do IPLeiria, cujo guarda-redes disse que este tipo de anti desportivismo era muito mau para a competição e que os jogadores entram nestas provas sem terem em mente que o mais importante é dar um bom espectáculo e participar. Também referiu o facto da FADU não ser mais interventiva. Afirmou, ainda, que a equipa de árbitros devia ser melhor escolhida porque não estavam preparados para resolver este tipo de situações.

 

Os árbitros, no entanto, não quiseram prestar declarações, remetendo as explicações para um documento escrito, entregue à comissão de supervisão e controlo. A mesma comissão que suspendeu dois atletas da AEISCAP por dois jogos (Fernando Loureiro e Félix Loureiro, que pouco se contiveram nas palavras).

Um jogo, portanto, aquém das expectativas, pautado por graves falhas de disciplina e que, decididamente, ficará para a história pelos piores motivos.

 


Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………………………………………………jogo 2.pdf







FADEUP 20 – AEFCUP 16



 



FADEUP




AEFCUP





 

 

No terceiro jogo do dia estiveram em competição as equipas do grupo B, a FADEUP e a AESFCUP. O jogo foi bastante bem disputado por ambas as equipas. No entanto, a FADEUP venceu com o resultado de 26-16.

Esta partida ficou marcada pela baixa percentagem de concretização. Houve muitas situações claras de golos nas quais as equipas não conseguiram marcar.

A AEFCUP apesar de ser uma equipa muito aguerrida não conseguir evitar a derrota. A FADEUP, mais forte fisicamente, venceu o primeiro jogo do grupo.

 



Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………………………………………….jogo 3.pdf







AAUBI 19 – AAUTAD 14



AAUBI






AAUTAD





 

No quarto jogo, do primeiro dia de competição, estiveram frente a frente as formações do grupo A, a AAUBI e a UTAD. Sendo estas, as duas equipas mais fracas do grupo interessava fazer um bom jogo para conseguir o melhor segundo lugar que garantia a passagem para as meias-finais. A equipa da Beira Interior sendo mais forte fisicamente venceu o jogo por 19-14.

A UTAD cometeu muitos erros no ataque e não conseguiu impor o seu ritmo. A complicar o jogo da equipa de Vila Real estiveram o guarda-redes e o lateral esquerdo da AAUBI que fizeram uma boa partida.

A UTAD esteve defensivamente mais debilitada que a AAUBI e não conseguiu travar os remates da primeira linha.

 


Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………………………………………….jogo 4.pdf







AEISCAP 0 – AEISEP 15


 


Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………………………………………….jogo 5.pdf







AEFCUP 30 – AAUAv 26



AEFCUP




AAUAv




Assistimos a um bom jogo de andebol, sempre equilibrado, com o empatade mo placard a ser uma constante. Nos dois últimos minutos a equipa de Aveiro descontrolou-se e muitos jogadores começaram a ser castigados com expulsões de 2minutos. Este descontrolo da equipa de Aveiro fez com que consentisse 4 golos nos minutos finais e assim a vitória sorriu  para AEFCUP. Jogo simples e bem disputado.


Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………………………………………….jogo 6.pdf


 


 

                                                                                                                                                                                                            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *