Publicado em Deixe um comentário

Natação da UPorto factura 30







                                                         Fotos disponiveis online na Galeria BIG




 

O complexo da piscina municipal de Guimarães acolheu no passado dia 13 de Maio mais uma prova do calendário competitivo da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Este Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), contou com a presença de 138 atletas (82 masculinos e 56 femininos) em representação de 19 academias.

 

No masculino, a AAUMinho foi a academia com o maior número de atletas inscritos – 10 no total – enquanto que no feminino, foi a UPorto com as suas 16 “sereias”.

 

Iniciando-se ligeiramente mais tarde do que estava previsto, este CNU teve na sua primeira prova um bom exemplo do que se iria passar quase até ao final da competição: um duelo entre a UPorto e ULisboa pelos lugares mais altos do pódio. Sara Madeira, da ULisboa, haveria de ser a primeira atleta a arrecadar o tão almejado ouro, ao vencer a prova dos 50 metros livres com um tempo de 27.66 s. Karla de Jesus da UPorto e Margarida Barbosa da AEISCSN ficariam respectivamente em 2º e 3º lugar, com tempos de 29.47s e 29.57s.

 






 

Com o decorrer da competição, e com as provas de estafeta a ficarem para o final, assistiu-se então aos constantes duelos entre nadadores “tripeiros” e “alfacinhas”, por vezes interrompidos pelas boas performances de atletas como Fabiana Quintal da AAUMa e Alexandre Agostinho da AEESSJPA, que venceram respectivamente os 50 e 100 metros bruços, e os 50 e 100 metros livres.

 

Os nadadores da casa, da AAUMinho, é que apesar de todo o seu esforço não conseguiam ombrear de igual para igual com os seus adversários, excepção feita a Carolina Silva e José Parente, que conquistaram em conjunto 3 medalhas de prata. Carolina Silva nos 100 metros mariposa e nos 400 metros livres, e José Parente nos 400 metros livres.

 






 

Já com as provas individuais terminadas, iniciaram-se então as estafetas, e o duelo UPorto/ULisboa esteve ao rubro. Se no feminino foi a ULisboa que ditou as leis ao vencer ambas as provas de 4×50 metros livres e estilos, no masculino, foi a UPorto que ditou leis ao vencer os 4×50 metros livres e estilos. A AAUMinho nestas provas acabou por “morrer na praia” ao alcançar 3 quartos lugares.

 

Este CNU, o penúltimo de 2006/07, acabou por ser uma prova extremamente disputada, fruto talvez de esta ser a grande oportunidade para alguns atletas reservarem o seu bilhete para as Universiadas de verão que se irão realizar na Tailândia. A UPorto acabou por ser a grande vencedora, face embora a boa réplica da ULisboa.

 

Classificação individual…………………………………………………………………………………………………………….download

Classificação colectiva………………………………………………………………………………………………………………download

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
                    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *