“
Para qualquer informação adicional ou manifestações de interesse em participar nos Seminários do CICS queiram, por favor, contactar Eugénia Rodrigues (eugenia@ics.uminho.pt)
Resumo:
“Ao longo dos últimos anos, o Pós-Colonialismo de expressão portuguesa tem sido abordado pelo seu carácter literário e académico. Todavia, no meu entender, escasseiam, ainda, abordagens que possam pensar e mesurar, de um modo equilibrado, este pós-colonialismo no que toca às suas dinâmicas quotidianas. Isto é, compreender e sentir o mundo dos afectos, das narrativas de vida e de identidade e dos gestos diários das gentes africanas, oriundas das ex-colónias portuguesas. Neste sentido, o presente seminário pretende sentir e auscultar as trajectórias de vida e de vivências dos imigrantes afro-moçambicanos em Portugal.
Objectivos deste seminário:
1. Compreensão do pós-colonialismo do quotidiano de expressão portuguesa.
2. O papel da memória e das narrativas como fontes que rompem o silêncio das periferias.
3. Percepção de que os conceitos de centro e periferia, são imagens socialmente construídas e volúveis, segundo a percepção social dos sujeitos pós-coloniais.”
Nota Biográfica:
Sheila Khan é doutorada pela a Universidade de Warwick, na área de Estudos Culturais e Étnicos com a tese: “African Mozambican Immigrants: Narrative of Immigration and Identity, and Acculturation Strategies in Portugal and England”. Actualmente, é bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do seu projecto intitulado “African Mozambican Immigrants in the former motherland: The portrait of a postcolonial Portugal”, sob a coordenação da Professora Hilary Owen (Univ. Manchester) e da Doutora Paula Meneses (CES, Univ. Coimbra). Tem publicado artigos em várias revistas da especialidade, nomeadamente, em revistas dedicadas ao estudo da emigração/imigração, identidade, narrativa, memória, pós-colonialismo, e literaturas africanas de expressão portuguesa. Tem-se dedicado ao estudo da relação entre literatura moçambicana colonial e pós-colonial, sociedade, narrativas de vida / identidade e emigração/imigração moçambicana na diáspora. Finalmente, está a organizar um documentário no espaço do seu pós-doutoramento sobre a relação entre o pós-colonialismo do quotidiano – mediante as narrativas filmadas de imigrantes afro-moçambicanos em Portugal – e o pós-colonialismo de investigação e literário, a partir de registos e percepções filmados a investigadores, escritores, pensadores, artistas plásticos, e instituições de carácter sócio-cultural portugueses.
Contacto:
“