Publicado em Deixe um comentário

Futsal no 3º lugar do pódio



    





 

Após se ter qualificado em primeiro lugar da zona norte na fase regular, de ter afastado o Instituto Politécnico de Coimbra nos playoff’s e de no ano transacto se ter sagrado vice-campeã nacional universitária de futsal, a AAUMinho apresentava-se com legítimas aspirações ao título.

 

Apuradas para a final four da LUF estavam também as equipas da Associação Académica de Coimbra (AAC), actual detentora do troféu, Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e Instituto Politécnico de Leiria (IPL) que jogava em casa.

 

O sorteio ditou a reedição dos duelos das meias-finais do ano transacto. Na primeira meia-final o IPL defrontava a AAUMinho enquanto no outro jogo do dia a UBI defrontava a AAC.

 

Meias-finais:

 






 

No primeiro jogo desta final four, a AAUMinho voltava a encontrar o IPL. O jogo começou equilibrado com as equipas a recearem-se. O IPL assumia a iniciativa de jogo enquanto a AAUMinho procurava, com roubos de bola e transições ofensivas rápidas, chegar à baliza adversária.

 

Depois de várias oportunidades de golo desperdiçadas por ambas as equipas seria o IPL a inaugurar o marcador à passagem do minuto 11. Vítor Rodrigues remata de longe e com alguma sorte à mistura a bola embate num minhoto e trai o desamparado André Costa. A AAUM tremeu com o golo adversário e não tardariam muito a surgir o segundo e terceiro golos do IPL. Primeiro num lance de contra-ataque conduzido por Rui Peixoto e finalizado por André Santo e logo de seguida no seguimento de um pontapé de canto com bloqueio na zona frontal, Rui Peixoto fazia o 3-0.

 

A AAUMinho no entanto conseguiria reduzir ainda antes do intervalo. Remate de meia distância de Bruno António com o guarda-redes leiriense a largar a bola e na recarga golo de Filipe Deus.

 

Na segunda parte os minhotos entraram melhor em jogo e determinados a dar a volta ao marcador, e foi com naturalidade que chegaram ao golo logo aos 5 minutos por intermédio de Bruno António a concluir um canto estudado.

 

A AAUMinho continuava em busca do golo que lhe daria a igualdade fazendo pressão a toda a largura sem no entanto conseguir concretizar as situações criadas. Leiria por seu turno procurava explorar os buracos abertos na defensiva minhota e em duas ou três situações podia ter acabado com o jogo.

 

Até final, o técnico João Macedo ainda tentou o 5×4 com a inclusão de Hugo Silva a guarda-redes avançado, sem no entanto colher resultados práticos.

 

A AAUMinho acabaria por pagar caro os 5 minutos de desacerto da primeira metade enquanto o IPL fez valer uma maior experiência por parte dos seus atletas para garantir a presença na final.

 

IPLeiria 3 – 2 AAUMinho

Liga Universitária de Futsal – Meia-final

Pavilhão da Juve Lis, em Leiria

Árbitros: Celso Luís e João Grilo (Coimbra)

 

IPLeiria

Filipe Marques; Tiago Moreira, Rui Peixoto, João Santo e Fábio Catarino.

Jogaram ainda: Vítor Rodrigues, André Santo, Jorge Silva, Micael Domingues

Treinador: Tó Coelho

 

AAUMinho

André Costa; José Magalhães, Filipe Deus, Bruno António e Miguel Gonçalves.

Jogaram ainda: Hugo Mlauzi, Hugo Martins, Hugo Silva e Christophe Santos

Treinador: João Macedo

 

Ao intervalo: 3-1 

 

Marcadores: Vítor Rodrigues (12´), André Santo (12´) e Rui Peixoto (15´); Filipe Deus (20´) e Bruno António (25´).

 

Na outra meia-final do dia e tal como acontecera no ano anterior, a AAC acabaria por se superiorizar à UBI e vencer por 2-1 num jogo onde o equilíbrio foi a nota dominante.

 

 

3º / 4º Lugares:

 






 

No jogo de consolação restava à AAUMinho lutar pelo último lugar do pódio. Os minhotos entraram bastante mais determinados em jogo que os beirões e à passagem do minuto 5 já venciam por 2-0, fruto de um bis de Cristophe Santos, primeiro a concluir jogada de contra-ataque e de seguida a desviar remate de Bruno António.

 

A UBI reagiu, assumiu as despesas do jogo e passou a jogar no meio campo adversário e a criar vários lances de perigo para a baliza de André Costa. No entanto, só à passagem do minuto 14 conseguiria reduzir por intermédio de Marco Martins num livre descaído sobre o lado direito.

 

No reatamento da partida a UBI empatava a partida. Jogada de Arménio Coelho na ala direita e conclusão de Diogo Madeira no poste contrário. A AAUMinho no entanto não tremeu com o golo adversário, voltou a assumir o jogo e ao minuto 28 voltaria a adiantar-se no marcador por intermédio de José Magalhães após jogada individual.

 

O jogo entrava então numa toada de parada e resposta e com ambas as equipas a atingirem as 5 faltas. Ao minuto 34 a UBI resolveu arriscar tudo e fazer avançar o seu guarda-redes. No entanto, e depois da UBI ter desperdiçado dois livres de 10 metros, acabaria por ser Miguel Gonçalves em lance idêntico a fazer o 4-2.

 

Quando se pensava que o jogo estaria resolvido, houve tempo ainda para a UBI reduzir por intermédio de Ricardo Simões num lance de 5×4 e para Bruno António, melhor marcador da LUF, fazer o 5-3 final.

 

Vitória justa da AAUMinho frente a um adversário que valorizou o triunfo minhoto.

 

AAUMinho 5 – 3 AAUBI

Liga Universitária de Futsal – 3º e 4º Lugares

Pavilhão da Juve Lis, em Leiria

Árbitros: Pedro Oliveira e Wilson Gomes (Leiria)

  

AAUMinho

André Costa; Christophe Santos, Hugo Mlauzi, Bruno António e Miguel Gonçalves

Jogaram ainda: José Magalhães, Hugo Martins, Filipe Deus e Hugo Abreu.

Treinador: João Macedo

 

AAUBI

João Lopes; Arménio Coelho, João Laranjeira, Diogo Madeira e Paulo Dias

Jogaram ainda: Luís Malheiro, Ricardo Simões, Ricardo Macedo e Marco Martins

Treinador: Carlos Dantas

 

Ao intervalo: 2-1

 

Marcadores: Christophe Santos (1´ e 4′), José Magalhães (28´), Miguel Gonçalves (37´) e Bruno António (40´); Marco Martins (14´), Diogo Madeira (22´) e Paulo Dias (39´).

 






 

Na final a AAC acabaria por se superiorizar ao IPL vencendo por 3-1 e sagrando-se bicampeã nacional universitária.

 

Texto: Hugo Triunfante

Fotografia: Nuno Gonçalves
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *