“
A equipa de Andebol da UMinho, Vice-campeã o ano passado foi à Polónia com o objectivo de trazer o título de campeões para a academia minhota, mas mais uma vez o sonho ficou adiado. Na partida disputada hoje pelas 14h00 (hora portuguesa), frente à forte equipa da Universidade Estatal da Bielo-Rússia as coisas não se adivinhavam facilitadas e num jogo onde imperou o equilíbrio, a equipa nacional não conseguiu dominar os adversários e perdeu a partida pela diferença de 4 pontos, 38-34 foi o resultado final que atirou a equipa portuguesa para o segundo lugar, conferindo-lhe pelo segundo ano consecutivo o título de Vice.
Este foi sem dúvida um bom resultado, a nível internacional poucas foram as equipas nacionais universitárias que até hoje conseguiram chegar tão longe. Para esta equipa e pelo percurso que tem vindo a fazer é que as suas aspirações já os levavam mais alto.
Este foi um jogo emotivo, disputado ”taco-a-taco”, em que nenhuma das equipas pretendia dar facilidades. Uma partida muito equilibrada onde não se pode dizer que tenha havido domínio quer de um lado quer do outro, mas a sorte esteve do lado dos russos, que nos poucos lances de descuido da formação do Minho souberam aproveitar. A equipa portuguesa ainda tentou contrariar a vantagem dos Bielo-russos mas estes fechavam bem os espaços e não permitam que a equipa nacional entrasse em condições de marcar.
A formação da UMinho nunca baixou os braços e lutou até final, mas não conseguiu virar o resultado a seu favor. A partida haveria de terminar com a derrota da UMinho por 38-34 adiante mais uma vez o ”sonho” da comitiva portuguesa.
O desânimo era patente nos rostos dos atletas e dirigentes da UMinho, mas como nos disse o técnico Gabriel Oliveira ”chegar aqui e disputar esta final já foi muito bom. Mas não vamos baixar a cabeça e continuaremos a lutar para no próximo ano estarmos a disputar de novo o título e se possível ir mais longe.”
Ana Marques
anac@sas.uminho.pt
“