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Nova Licenciatura em Educação Básica Adequada ao Modelo de Bolonha




Este apresenta uma vocação essencialmente preparatória para os mestrados profissionalizantes, que conferem habilitação para a docência generalista, do ensino pré-escolar ao 6º ano de escolaridade, ou seja, para se ser educador de infância ou professor do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico.



Nos termos do decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, os educadores de infância e professores só adquirem habilitação para a docência depois de concluírem uma licenciatura e um mestrado específicos (válido para ingressos a partir de 2007/2008). A nova legislação sobre formação de educadores de infância e professores do ensino básico e secundário define para todas as instituições portuguesas, sem excepção, os princípios, modelo de formação e componentes que devem integrar os planos de estudo.

 

Contudo, o carácter abrangente do curso confere competências que habilitam também para o desempenho de funções em contextos formais e não formais de complemento e enriquecimento das actividades escolares. De uma forma mais específica, algumas destas funções poderão ser: actividades curriculares e de enriquecimento curricular (apoio ao estudo acompanhado; elaboração de materiais e recursos didácticos; colaboração em projectos de inovação pedagógica; etc.); actividades extracurriculares (ocupação de tempos livres com actividades de expressões artísticas, tecnológicas e desportivas e de apoio ao estudo; animação de bibliotecas e mediação leitora no âmbito da literatura de recepção infanto-juvenil, etc.);  actividades de apoio à integração escolar da criança (acompanhamento do estudo em crianças hospitalizadas ou impossibilitadas de frequentar temporariamente a escola; apoio escolar a crianças imigrantes; apoio a crianças com necessidades educativas especiais, etc.).

 

Com base no quadro legal definido, o Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, desenhou um projecto de formação exigente e adequado às necessidades dos futuros profissionais, no contexto da filosofia de Bolonha e das realidades escolares.

 

Tal como prevê o espírito do Modelo de Bolonha, o processo está mais centrado no trabalho do aluno e na diversificação de metodologias de ensino e avaliação. Assim, o curso passa a ter disciplinas semestrais; há uma redução do número de unidades curriculares por semestre e da carga horária, sendo estes aspectos que visam facilitar a mobilidade e a legibilidade dos projectos de ensino/formação no espaço europeu.

 

Provas específicas de acesso: Português ou História ou Matemática

Vagas: 68 (a confirmar brevemente).

 

Mais informações:
Instituto de Estudos da Criança
Campus de Gualtar, 4710-057 – Braga
Tel: 253 601 200 | Fax : 253 601 201 | email: iec@iec.uminho.pt |URL: www.iec.uminho.pt

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Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105

gcii@reitoria.uminho.pt

 
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