Publicado em Deixe um comentário

Voleibol da UMinho a caminho da Croácia








Esta é a 3ª participação do voleibol feminino da UMinho num europeu da especialidade.

 

Após mais uma excelente temporada, na qual venceu os três Torneios de Apuramento (liderando o ranking nacional) e se sagrou Vice-Campeão Nacional Universitário, o voleibol feminino fecha a época com chave d?ouro ao representar mais uma vez as cores da UMinho fora de portas.

 

A equipa minhota vai ter como companheira de viagem e participação nesta prova da EUSA (European University Sports Association) ” a mais concorrida de sempre, com 20 equipas inscritas no masculino e 15 no feminino ” a equipa masculina da Faculdade de Desporto da UPorto (FADEUP).

 

Composta por um grupo de atletas (11) muito jovem, quase todas elas oriundas da formação do SCBraga, a UMinho parte para esta competição com um estatuto de ”outsider”. Num desporto em que a altura das atletas é um factor decisivo, e que obriga equipas de mais baixa estatura a optarem por um voleibol mais rápido e forte na defesa baixa, as minhotas ir-se-ão deparar com equipas em que a média de alturas ronda o 1.85m, e a altura de ataque ultrapassa os 3 metros!

 

Para tentar superar este ”handicap” relativamente às outras equipas, o técnico da UMinho, o Prof. João Silva, conta com ”o bom nível de recepção e organização táctica, assim como o talento da nossa distribuidora internacional A, Catarina Dias.”

 

Para o técnico minhoto, o principal objectivo desta participação ”é cada vez mais formar uma equipa, um conjunto, que necessita de ganhar experiência neste tipo de competições, para que a Universidade do Minho ano após ano consiga criar um grupo de atletas com capacidade de atingir objectivos mais ambiciosos neste tipo de competições.”

 






 

As principais favoritas à vitória final no feminino, são as equipas da Universidade de Rijeka – Croácia (todas elas atletas de 1ª divisão), da Universidade de Munchen ” Alemanha (Vice-Campeãs Europeias em 2004 e 3º lugar em 2006) e da Universidade de Czestochowa ” Polónia (normalmente as equipas polacas costumam ser equipas profissionais, que competem nos seus campeonatos nacionais, como é o caso da Faculdade de Educação Física e Desporto de Gdansk, Campeã Europeia em 2004 e 2005).

 

No masculino, e com 20 equipas em prova, sendo que muitas delas estão pela primeira vez num europeu, os prognósticos tornam-se mais complicados. As Universidade da Letónia (Campeã em 2005 e 4º em 2006) conjuntamente com a Universidade de Ljubljana (Vice-Campeões em 2004 e 2005) partem no entanto com algum favoritismo.

 

O sorteio da fase de grupos vai ser muito importante para a UMinho, e espera-se que sorte bafeje as minhotas. Convém relembrar outra vez que estão em prova 15 equipas provenientes praticamente de todos os países da Europa, sendo que a maioria tem grande tradição na modalidade.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

 
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *