“
Fotos disponiveis online na Galeria BIG
Na primeira fase de acesso ao ensino superior a UMinho recebeu perto de dois mil novos alunos, mais precisamente foram 1985 o número de candidatos que já colocados nos 45 cursos de licenciatura, os quais a Universidade recebeu hoje formalmente numa Cerimónia de Acolhimento.
O Reitor da UMinho, António Guimarães Rodrigues procedeu à abertura oficial do ano lectivo 2007/08, no Pavilhão Desportivo do Campus de Gualtar, em conjunto com Pedro Soares, presidente da AAUMinho e António Carneiro, Papa da academia, deram as boas vindas aos novos alunos.
À espera dos quase 2000 ”caloiros” estavam algumas centenas de pessoas, entre familiares, “doutores e engenheiros”, que encheram por completo as bancadas do Pavilhão Desportivo. De destacar a presença do Reitor da UMinho, presidente do Concelho Académico, Administrador dos SASUM, presidente da AAUMinho e o Papa da academia que juntamente com presidentes de escola, directores de curso fizeram deste primeiro ritual da vida académica um momento de alegria inesquecível, marcado pelo ruído ensurdecedor dos gritos de ordem dos novatos que ocupavam a nave central.
Esta foi sem dúvida uma das mais participadas cerimónias de acolhimento de sempre, onde os caloiros estiveram muito bem organizados, a maioria envergando fardas originais, aludindo às cores do curso, à função deste e outras mesmo insólitas.
“Bem-vindos à melhor academia do país”, foi assim que os novos alunos da UMinho foram cumprimentados pelo Reitor e pelo Presidente da Associação Académica. A cerimónia abriu com a actuação dos Bomboémia, que animaram ainda mais os já animados caloiros. De seguida foi entoado o hino da academia que pôs em sentido todos os caloiros.
O Presidente da AAUMinho, Pedro Soares, foi o primeiro representante da academia a usar da palavra para felicitar os ”novos colegas”, por terem “entrado na melhor academia do país”, lembrando-os dos novos desafios que os esperam e referindo que estão numa universidade com “as melhores instalações e os melhores cursos adaptados ao modelo de Bolonha”, mas que não basta terem entrado na Universidade, que esta deve ser vivida, não só nos estudos mas que muito mais há numa universidade “é preciso participar na vida académica”. Nas suas palavras refere ainda que a Universidade deve ser atractiva e que a AAUMinho tudo vai fazer para que isso seja uma realidade dizendo que “a AAUMinho vai promover, ao longo do ano escolar, várias actividades e com qualidade”.
Guimarães Rodrigues, no seu discurso mostrou a sua grande satisfação por receber estes novos alunos, que escolheram a Academia Minhota para ser a sua casa nos próximos anos. O Reitor chamou ainda a atenção dos novos alunos para as responsabilidades que esta nova etapa da sua vida acarreta, referindo que “a UMinho vai apoiar o melhor possível a vossa integração”. A sua mensagem foi de encontro não só a estes novos alunos, mas chamou à responsabilidade toda a academia dizendo que “a academia é responsável pelo vosso acompanhamento”.
A UMinho deve assim facultar os meios de aprendizagem, um ambiente académico com a qualidade que é reconhecida, destacando o seu papel de “fazer cumprir as expectativas dos estudantes”.
Estes novos alunos têm a partir de agora uma nova vida, uma fase de maiores responsabilidades, uma etapa fundamental de formação, e por isso é necessário empenhamento e muito trabalho.
O reitor terminou dando as Boas Vindas e reiterando que estes novos alunos “estão na melhor academia do país”.
Texto: Ana Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves
“