Publicado em Deixe um comentário

UMinho homenageia os primeiros licenciados em Medicina




A cerimónia contará com a presença de Sua Excelência o Ministro da Saúde, Dr. António Correia de Campos.

 

As singularidades do curso

Com a entrega dos diplomas aos primeiros alunos que frequentaram o curso de Medicina fica cumprido o principal objectivo do curso, cuja qualidade foi escrutinada, a cada passo, por comissões de avaliação internacionais. O percurso destes novos médicos assentou na contínua aquisição e avaliação de competências e desempenhos, e na construção de um curriculum personificado, nomeadamente através da realização de vários projectos de investigação e de residências clínicas opcionais. Este aspecto evidencia uma das características principais deste curso ”a aprendizagem centrada no aluno” e promove ainda uma forte ligação entre a formação e a investigação médica.

 

Como resultado da interacção entre o ensino e a investigação médica, muitos alunos incorporam já equipas de investigação da Unidade de Investigação da ECS, o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS).

 

Na mesma linha estratégica, a Escola de Ciências da Saúde criou o primeiro programa nacional de Licenciatura e Doutoramento integrados (MD/PhD) em Medicina, cujo objectivo é o de formar uma nova geração de médicos-cientistas que contribuirá para o desenvolvimento da investigação biomédica e clínica em Portugal. Os alunos pioneiros deste programa encontram-se já a realizar o trabalho experimental nas Universidades de Columbia e Thomas Jefferson nos EUA, com as quais foram estabelecidos protocolos específicos. Para este facto, é determinante a vivência dos alunos de Medicina no Instituto de Investigação em Ciencias da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, uma das unidades de investigação biomédica em Portugal com maior produtividade científica.


 

O novo edifício

O novo edifício da ECS caracteriza-se por uma grande qualidade funcional, que irá potenciar as actividades de ensino médico, de pós-graduação e educação médica contínua, bem como de investigação biomédica e de prestação de serviços à comunidade. O projecto do edifício que agora será inaugurado, previsto desde 2001, permitirá finalmente aumentar a capacidade de resposta da Escola de Ciências da Saúde nos domínios acima referidos. Um primeiro passo importante foi já o aumento significativo (de 60 para 100) do número de alunos que iniciaram o Curso de Medicina com Mestrado Integrado no ano lectivo de 2007-08.

 

Na sequência das colaborações já estabelecidas pela ECS com os serviços de saúde da região e com outras unidades de investigação da UMinho, encontram-se também reunidas agora as condições que permitirão criar um cluster de excelência na área da saúde na região do Minho.

________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109

Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt

 
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *