Publicado em Deixe um comentário

UMinho apresenta “BUTE” à comunidade








O Reitor da UMinho, Guimarães Rodrigues, acompanhado do administrador dos SASUM, Carlos Silva, no momento da reabertura da Residência Universitária Lloyd.
 

Pelas 10:30 decorreu a Abertura Oficial da residência universitária Lloyd Braga com o descerramento da placa por parte do Reitor e Administrador dos SASUM que proferiram breves palavras sobre a importância da obra.

 

Carlos Silva apresentou através de uma visita guiada, os vários espaços abrangidos pelas obras de reabilitação, destacando a instalação do sistema de aproveitamento de energia solar (onde foram colocados 48 painéis foto voltaicos na cobertura o que permitirá reduzir os custos de aquecimento de águas para os alunos), criação de 2 salas de estudo mobiladas por piso, criação no piso do rés-do-chão de 4 quartos para estudantes portadores de deficiência física, internet sem fios em todos os quartos e zonas comuns, criação de 1 cozinha comum por piso, reabilitação do revestimento das fachadas e da cobertura do edifico, colocação de vidro duplo nas caixilharias entre outras.

 

No exterior da residência, Carlos Silva solicitou a alguns dos presentes que se deslocassem até ao Campus nas primeiras 10 ”BUTES” entregues, acedendo ao pedido o Presidente da Associação Académica da UMinho (AAUM), Pedro Soares, um grupo de alunos, bem como o próprio Administrador. Esta primeira viagem teve como significado a união entre a residência e o Campus e ainda porque as primeiras 200 bicicletas vão ser oferecidas aos alunos da residência.

 






Pedro Soares (presidente da AAUM) e Carlos Silva (administrdor dos SASUM) acompanhados por um grupo de alunos na viagem de ligação ao Campus de Gualtar

 

A viagem que no geral foi calma, teve como meta o restaurante universitário, onde decorreu a Conferência de Imprensa e a apresentação do ”Projecto BUTE”, com assinatura do protocolo de colaboração entre a UMinho e a IDEIABIBA (organização criadora da acção).

 

José Nuno Amaro da IDEIABIBA apresentou o projecto, referindo que este é um projecto inovador “um novo conceito de mobilidade urbana”, financiado a partir de receitas publicitárias provenientes de um conceito pouco divulgado em Portugal, o ”advertising in motion”, que passa pela inclusão de uma imagem ou de um produto promocional nas bicicletas.

 

Este projecto tem como propósito, segundo José Nuno Amaro ” dar mobilidade aos estudantes universitários gratuitamente, dentro e fora do Campus no sentido de um melhor ambiente”, daí o conceito de Eco Mobilidade.

 






Assinatura do protocolo entre a Ideia Biba e a UMinho

 

Com esta iniciativa ganhará a universidade e as cidades onde será implementado (Braga e Guimarães), minimizando-se a produção de emissões e resíduos.

 

Apresentado como um projecto que veio para ”mudar mentalidades”, embora dirigido à comunidade universitária (alunos e funcionários docentes/não docentes) o Bute vai desenvolver-se em cooperação com outras iniciativas de mobilidade de cariz municipal, como o aproveitamento das ciclovias.

 

Na sua intervenção, Carlos Silva, responsável dos SASUM referiu que ”as primeiras 200 bicicletas vão ser atribuídas em Novembro, “com prioridade para os estudantes bolseiros colocados nas residências universitárias”, irá depois alargar-se gradualmente a toda a academia, sendo a intenção da UMinho distribuir 200 bicicletas por mês até Julho de 2008. Os usuários deste serviço não terão qualquer custo, segundo este responsável ”serão criadas 50 estações de parqueamento nos dois campi, bem como será criada assistência e manutenção gratuita, que estará disponível em oficinas próprias”. Segundo este, os equipamentos começarão a circular primeiro em Braga e só depois em Guimarães, isto porque as negociações entre a UM e o município de Braga já estão praticamente concluídas.

 






Guimrães Rodrigues contempla a BUTE

 

Já o Reitor da UMinho, Guimarães Rodrigues salientou a importância deste projecto para a academia, pronunciando-se sobre o seu apoio a este projecto. No final da cerimónia foram entregue três bicicletas já personalizadas, ao Reitor, Presidente da AAUM e presidente da Câmara Municipal de Braga.

 

 

Inscrições no ”BUTE”

 

Para quem pretender adquirir a ”BUTE”, a partir de segunda-feira terão informação disponível no site dos SASUM em http://www.sas.uminho.pt/ ou em http://www.dicas.sas.uminho.pt/, onde terão de preencher um formulário de inscrição que depois de uma apreciação e de ser aceite permitirá à pessoa levar a bute para casa.

 

Sobre a Bute

A BUTE tem como modelo o CRUISER, nascidas a partir de um estilo de vida norte-americano. É uma bicicleta do tipo citadino, equipada com um cesto para facilitar o transporte de livros ou computadores. Esta será “pessoal e intransmissível” e será entregue por um período de três anos, findo o qual os utilizadores poderão optar pela aquisição da bicicleta, mediante o pagamento de uma quantia simbólica que rondará os 25 euros. Os interessados terão de preencher um formulário de adesão, que serve como boletim de candidatura e de identificação do equipamento e do seu titular. As bicicletas estarão equipadas com áreas específicas para colocação de publicidade. A matrícula será personalizada ao gosto do seu utilizador.

 

As primeiras 200 bicicletas vão ser atribuídas em Novembro, sendo intenção da UM distribuir 200 bicicletas por mês até Julho de 2008.

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt

 




 
                “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *