Publicado em Deixe um comentário

2ªFASE DE INSCRIÇÃO – Uma BUTE pode ser sua, candidate-se!









Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e a empresa Ideia Biba, vão distribuir até ao final do ano cerca de 2000 bicicletas. O objectivo deste programa é aumentar o uso da bicicleta como transporte por parte da Comunidade da Universidade do Minho e ao mesmo tempo promover a preservação ambiental e a melhoria da saúde e condição física de todos.

 

As BUTE são entregues após um período de candidatura, efectuado mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição que está disponível em www.dicas.sas.uminho.pt e que deverá ser preenchida e envidada para bute@sas.uminho.pt.  De modo a identificar o remetente devem usar, obrigatoriamente, os e-mails da Universidade do Minho. Todas as candidaturas que não sejam enviadas por este processo serão rejeitadas.

 

Os SASUM farão a entrega das primeiras 200 BUTE ainda no mês de Novembro destinada aos estudantes Bolseiros que ao mesmo tempo são residentes dos SASUM e a alunos ERASMUS, e para outros estudantes se as vagas não forem totalmente preenchidas. As restantes BUTE´s serão entregues a partir de Dezembro em acções a anunciar e tendo como prioridade nas entregas as necessidades evidenciadas na ficha de inscrição (candidatura).

 

A entrega das BUTE é realizada de acordo com um contrato a assinar entre o candidato, os SASUM e a Ideia Biba, que se encontra disponível em: www.dicas.sas.uminho.pt

 

Ficha de Inscrição……………………………………………………………………………………………………………………..Download

 

Ficha de Inscrição PDF……………………………………………………………………………………………………………..Download

 

Apresentação do Projecto…………………………………………………………………………………………………………Download

 

Contrato Bute…………………………………………………………………………………………………………………………….Download

 

 

 

BUTE – Um projecto para mudar mentalidades

 

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) estão a desenvolver, em cooperação com a empresa aveirense IDEIABIBA o programa BUTE – Bicicletas de Utilização Estudantil.

 

Este é um projecto da BICLAS – Eco Mobilidade Urbana que se baseia num meio de publicidade inovador em Portugal relativamente ao conceito de ”advertising in motion”. Este projecto tem como objectivo proporcionar meios ecológicos e modernos de transporte individual ou colectivos, conjuntamente com suportes publicitários, não emitindo qualquer tipo de poluição e utilizando uma combinação de materiais 100 por cento recicláveis ou feitos a partir de material reciclado.

 

 

Conceito, Objectivos e Destinatários

 

O produto BUTE – Bicicletas de Utilização Estudantil, é um projecto pioneiro em Portugal e originalmente desenvolvido pela IDEIABIBA.

O projecto tem como objectivo primordial o de dar mobilidade aos estudantes universitários gratuitamente, quer dentro dos campi universitários, quer na sua deslocação fora da universidade, sempre no sentido da economia versus ecologia. A ideia é simples. Ter um transporte prático e eficiente a custo zero, para as deslocações, promovendo hábitos saudáveis na sociedade, amigo do ambiente e uma solução para o problema dos transportes e mobilidade que se verifica cada vez mais nas cidades.

 

Outro objectivo é a implementação da Eco Mobilidade, que se traduz num menor uso dos recursos fósseis, minimizando a produção de emissões de gases e resíduos. A empresa IDEIABIBA e a Universidade do Minho (UMinho) pretendem demonstrar o contributo específico da utilização urbana, pública e, que integre no seu fabrico materiais reciclados, conseguindo-se assim, comprovar que é possível usar as questões ambientais para reposicionar produtos tradicionais em níveis elevados da cadeia de valor. O intuito é proporcionar um meio de mobilidade a todo o universo académico, criando assim uma mais valia para todos os utilizadores da BUTE. É assim, uma excelente forma de reforçar ainda mais a ligação a um meio de locomoção ambiental, que tem o grande objectivo de mudar mentalidades.

 

 

A bicicleta BUTE

 

Esta bicicleta tem como base o modelo cruiser. São bicicletas nascidas a partir do modelo de estilo de vida norte-americano, nomeadamente da costa oeste. É um transporte confortável com design clássico e que está cada vez mais adaptada como bicicleta de cidade. Este meio de transporte esta equipado com guarda-lamas, protecção de corrente, velocidades, campainha, cesto dianteiro, fecho de segurança, matricula e suporte publicitário, oferecendo uma maior comodidade e funcionalidade ao utilizador.

 


 






 

 

Advertising na tua BUTE

 

As bicicletas estão equipadas com áreas específicas para a colocação de publicidade.

Quadro

No quadro, toda a área interior está preparada para suportar publicidade com papel autocolante impermeável.

Cesto

Dentro do próprio cesto da bicicleta será colocada publicidade, podendo ser em vários tipos de material (cartão, vinil, papel, etc.).

Chapa de matrícula

O próprio suporte da matrícula servirá também para mensagens publicitárias em vinil. A matrícula terá a particularidade de ser personalizada ao gosto do seu utilizador.

 

As Estações e o seu modo de funcionamento

 

As Estações de Parqueamento BUTE estarão instaladas dentro e fora da UMinho, e estão concebidas para terem uma capacidade de parqueamento até 50 bicicletas. São estruturas elaboradas em ferro galvanizado, de fácil acesso, design moderno, muito práticas, com função de resguar

do e superfície vidrada para colocação de publicidade e informação.

 






 

A ”Box-Assistência” é uma estrutura adaptada para uma funcionalidade moderna e com um enquadramento específico dentro da UMinho. Permite fazer de oficina para a manutenção do equipamento, venda de acessórios e mudança das campanhas publicitárias. A sua versatilidade não se encerra apenas nestas utilizações. Serve também como balcão de informações, apoio aos utilizadores e acompanhamento de todas as acções a serem executadas. Em cada Box-Assitência encontrar-se-á um técnico, disponível para todo o tipo de ajuda ou esclarecimento, tratamento administrativo, assistência técnica, e cuidará da coordenação e interligação com as instituições e utilizadores. Existirá uma equipa, ou várias equipas, consoante as necessidades, de apoio técnico às Box-Assistência, tendo como base a manutenção do equipamento, campanhas publicitárias e stocks de acessórios.

 






 

As BUTE, estações de parqueamento e Box-Assistência, estarão distribuídas estrategicamente dentro da UMinho, para que sempre que o utilizador necessite de algum serviço, tenha acesso rápido, cómodo e sem complicações. Para um melhor funcionamento e comodidade dos utilizadores da BUTE, serão instaladas estações nas zonas residenciais (principalmente perto das residências universitárias) ou em outros locais de interesse, tal como bibliotecas, museus, recintos desportivos ou áreas de lazer. Esta opção passará por parcerias com outras entidades, tal como Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

 

Juntamente com as bicicletas existem acessórios que podem ser de grande utilidade para o utilizador. Desde malas de transporte laterais, espelhos, suporte de objectos (ex. telemóvel), reflectores de roda, colete reflector, óculos, hidrobags, capacetes, luzes, ciclometros, monitor de frequência cardíaca, porta bebés, mini-bombas e atrelado traseiro.

 

BUTE na UMinho

 

A BUTE é atribuída gratuitamente, aos utilizadores predispostos a celebrar um vínculo com a empresa IDEIABIBA, ficando desde logo responsável pela sua bicicleta. Este projecto destaca-se dos demais pela personalização à comunidade universitária, dentro de uma mobilidade publica mas ao mesmo tempo intransmissível, conferindo novos hábitos, conceitos e responsabilidades às gerações vindouras.

 

O programa BUTE, terá como base funcional um protocolo de colaboração de duração de três anos, renováveis, e que tem por objectivo estabelecer as condições para a colocação de bicicletas, estações de parqueamento e local/assistência de apoio nos campi da UMinho.

 

Neste sentido, a UMinho receberá durante o ano lectivo de 2007/08, 50 estações de parqueamento, adicionando cerca de 50 estações no exterior da UMinho, após consulta e aprovação da autarquia, e um total de 2000 bicicletas que serão entregues, por fases, a alunos e funcionários docentes/não docentes que se inscreverem. No final, se o elemento da comunidade académica quiser ficar com a bicicleta poderá adquiri-la através de um valor residual ainda em fase estudo.

 

 

Redacção
                                        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *