Publicado em Deixe um comentário

Seminários CICS: Geografia dos incêndios em espaços silvestres de montanha

”    


Seminários CICS 2007/08


António Bento, Universidade do Minho (ICS, Depto de Geografia)

 

Geografia dos incêndios em espaços silvestres de montanha ? o caso da Serra da Cabreira

 

15 de Novembro, às 14.00 na sala de seminários, piso 0 do edifício do ICS.

 

 

TODOS SÃO BEM-VINDOS!

Resumo:

A investigação desenvolvida procura apresentar uma proposta de leitura em torno da discussão das questões que se nos afiguram nucleares relativamente à configuração de uma problemática na área da geografia e do planeamento de espaços silvestres de áreas montanhosas: os incêndios florestais.

Para tal, utilizou-se uma abordagem geográfica no estudo dos incêndios florestais nos concelhos de Viera do Minho e Cabeceiras de Basto, procedendo-se à sua exaustiva análise, sempre com recurso à cartografia privilegiando-se, assim, fortemente a componente espacial.

Em termos gerais, pode dizer-se que se verifica ser necessária e urgente uma política nacional para as áreas de montanha que permita a inversão da situação vivida nas últimas quatro décadas, respeitando e valorizando a especificidade destes territórios.

Isso terá que passar por uma política florestal pró-activa, coerente e com continuidade, paralelamente a uma aposta séria na formação e na educação, privilegiando neste domínio a educação florestal no âmbito da educação ambiental, e esta, por sua vez inserida na educação cívica.

É imprescindível igualmente apostar na ciência e tecnologia como suporte das políticas e, atendendo à heterogeneidade do território nacional, dotar os decisores locais e regionais de ferramentas devidamente adaptadas a cada realidade, de apoio à decisão.

 

Nota biográfica:

António Bento é doutorado em Geografia, área de conhecimento de Geografia Física e Estudos Ambientais pela Universidade do Minho e professor auxiliar no ICS (Depto de Geografia). Faz parte do Departamento de Geografia da UM desde 1998, depois de se ter licenciado em Geografia pela Universidade de Coimbra e ter obtido o Mestrado pela mesma universidade na especialidade de Geografia Física, em 1993.

Entre os vários projectos em curso destacam-se:

”Recover – Immediate soil management strategy for recovery after forest fires”. FCT – Concursos de Projectos de I & D, 2006.

”Incêndios Florestais e mudança de uso do solo. Risco, gestão, opinião pública e educação florestal”. Acção nº E-95/06, entre a Universidade do Minho e a de Barcelona (Acções Integradas Luso-Espanholas – 2006), financiado pelo CRUP.

Parceiro Científico do GRAM (GrupRecerca Ambiental Mediterrània) – Departament de Geografia Física, Facultat de Geografia i Història, Universitat de Barcelona.

 

Para qualquer informação adicional ou manifestações de interesse em participar nos Seminários do CICS queiram, por favor, contactar Eugénia Rodrigues (eugenia@ics.uminho.pt)

 

 

Cartaz………………………………………………………………………………………………Download

 

_______________________________________

Departamento de Sociologia &

Centro de Investigação em Ciências Sociais

Universidade do Minho

Campus de Gualtar

4710-057 Braga

Portugal

tel: +351 253 604212

fax: +351 253 604697

    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *