“
O consumo de tabaco é, hoje, nos Países desenvolvidos, a principal causa de doença e de mortes evitáveis, sendo responsável por cerca de 20% do total de mortes verificadas anualmente nos países desenvolvidos. Nos Países da União Europeia estima-se que meio milhão de mortes por ano estejam relacionadas com o consumo de tabaco.
O fumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos, dos quais mais de quarenta são reconhecidos como carcinogéneos – nitrosaminas, acetaldeídos, cloreto de vinilo, arsénico, chumbo, níquel, cádmio, benzopirenos, estireno, entre outros.
Numerosos estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o consumo de tabaco e uma maior probabilidade de se virem a contrair numerosas doenças, com particular destaque para o cancro em diversas localizações, para as doenças do foro respiratório e do aparelho circulatório.
A aprovação da nova Lei de prevenção do tabagismo, em 14 de Agosto de 2007, traz novas responsabilidades aos dirigentes, profissionais e ao público em geral.
Consciente disto, O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho vem convidá-lo a participar numa mesa redonda, a realizar no dia 16 de Novembro, nas Novas Instalações da Escola de Ciências da Saúde a partir das 14.30 horas, com o seguinte Programa:
14:30h – Cerimónia de Abertura – Professora Doutora Cecília Leão (Presidente da Escola de Ciências da Saúde)
14:40h – ”Jovens Por Uma Vida Sem Tabaco” – Sónia Duarte (Aluna do 4º Ano do Mestrado Integrado em Medicina; representante do Conselho Nacional da Juventude na Campanha HELP: Por uma vida sem Tabaco)
15:00h – ”Porque Fumamos?” – Dra. Cesaltina Costa (Médica Especialista em Saúde Pública; Ex-Responsável pela consulta de cessação tabágica do Centro de Saúde de Braga)
15:20h – ”Pensar globalmente e agir localmente para controlar a epidemia tabágica” – Professor Doutor José Precioso (Professor Auxiliar no Departamento de Metodologias da Educação, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho)
15:40h – ”Perspectivas futuras na luta por ambientes sem fumo” – Dr. Mário Freitas (Médico Especialista em Saúde Pública; Chefe
da Divisão de Informação, Comunicação e Educação para a Saúde da Direcção-Geral da Saúde)
da Divisão de Informação, Comunicação e Educação para a Saúde da Direcção-Geral da Saúde)
16:00h – Coffee – break seguido de Medição de CO (Monóxido de Carbono)
Poster…………………………………………………………………………………………………..Download
Programa……………………………………………………………………………………………….Download
Mário Freitas
Saúde Pública e Ocupacional
Tlm: 96 8765 025