Publicado em Deixe um comentário

A um Deus conhecido

    






17 de Novembro (sábado) – 15h30

 

Apresentação do livro de Maria do Céu NogueiraA um Deus conhecido” (contos de Natal), publicado pela editora Calígrafo e apresentado por Marta Brites (professora da Universidade Católica Portuguesa do Porto).

 

Entrada livre.


 

”Em A um Deus Conhecido, paráfrase da célebre obra de John Steinbeck A um Deus Desconhecido, Maria do Céu Nogueira desenvolve um projecto literário centrado num motivo fulcral da cultura ocidental: o Natal, com particular destaque para a figura do Menino Jesus, esse, sim, um Deus Conhecido.

A autora explora o universo natalício em todas as suas facetas profanas e religiosas, trabalhando de forma despojada e elegante os principais símbolos da Natividade cristã, desde os aspectos mais tradicionais, como o Presépio, as prendas, os jogos e as Ceias, até à entorse cultural que a mesma vem sofrendo por influência do actual materialismo que domina a chamada sociedade de consumo.

A seu modo, delicado mas firme, ora critica as subversões deste mistério de luz e esperança, ora exalta os valores mais invioláveis do Natal, como a fraternidade familiar que banha com especial abundância os pobres e as crianças. Brilho intenso, idealismo santificante, graça inventiva, e muito mais, é o que Maria do Céu Nogueira nos oferece em A um Deus Conhecido. Na verdade, neste livro tocante, a autora não dá ao Leitor senão uma ínfima parte do que esse mesmo Deus deu à humanidade e a ela própria.” (excerto retirado da badana esquerda do livro)

 

Nota biográfica da autora:

 

Maria do Céu Nogueira nasceu em Escariz S. Martinho, Vila Verde, mas reside em Braga desde a sua juventude. Enquanto escritora colabora com jornais da região e outros nacionais, sob a forma de textos literários, artigos de opinião, contos, poemas e pequenas peças de teatro. Faz a Hora do Conto na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dedicada a crianças dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e continua, sempre que solicitada, a fomentar o gosto pela leitura em estabelecimentos de ensino, instituições culturais e de solidariedade social, combatendo a iliteracia, por amor à Língua Portuguesa e pelo bem comum.

Esteve no projecto da Associação Cultural e Literária ”Autores de Braga” e desenvolve intensa colaboração com as bibliotecas da rede de leitura pública, escolares e feiras do livro da região.

 


Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Rua de S. Paulo, nº 1

4700-042 Braga

Telefone 253 205 970

Fax 253 205 989

Página web http://www.blcs.pt
    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *