”
O torneio foi realizado na Universidade de Lisboa na quinta-feira, dia 29 de novembro, e contou com a participação de 30 mesa-tenistas de 11 intiuições de ensino superior, 26 na chave masculina e quatro na chave das mulheres.
Na trajetória vencedora, Joni teve apenas um revés, logo na fase classificação. Depois, não deu mais bobeira e seguiu ”cortando” os adversários para assegurar o primeiro lugar do Open, deixando pra trás Joel Gonçalvez (2º), da Universidade Fernando Pessoa, e Tiago Ferreira (3º), representante da Universidade do Porto. ”Não era pra eu ter perdido aquela partida na fase clasificatória. Isso complicou meu caminho no resto da competição, mas eu consegui mostrar um bom jogo e venci”, disse Joni.
O segundo colocado do Open, Joel Gonçalves, que perdeu a final para o atleta minhoto, enfatizou o bom nível do campeão: ”Ele é muito bom. Eu comecei mal a final e só depois da metade do jogo é que entrei no jogo, mas na reta final não deu pra chegar. Joni tem muita qualidade”.
Vencedora da chave feminina, Sara Rosário mostra energia para competir: ?O que eu mais gosto no Tênis de Mesa é que é sempre um confronto direto com o adversário, Cada um por si?. A segunda colocada, Mariana Marinho, treina junto com Sara na UBI, e se surpreendeu com a própria performance, alegando que treina somente uma hora por semana. ”Eu tenho uma mesa em casa mas não pratico regularmente, então foi um bom resultado esta segunda colocação”, conclui ela.
Além de contar com o campeão, a Universidade do Minho foi representada por mais cinco competidores, porém nenhum passou da fase de quartas-de-final. São eles: Carlos Fernandes, César Abreu, Oscar Barbosa, Rubem Proença e Vitor Fernandes.
O Open de Lisboa foi o primeiro dos três que apontarão os 40 melhores atletas para participarem do Campeonato Nacional Universitário de Tênis de Mesa, marcado para abril de 2008 mas ainda sem local definido. Na ocasião, serão 32 atletas competindo no lado masculino e 8 no feminino. Os próximos torneios de apuração acontecem em Covilhã, em 25 de fevereiro, e na cidade do Porto, no dia 12 de março.