Publicado em Deixe um comentário

Programação cultural da BLCS – Janeiro de 2008

    






Exposições temporárias


 

4 a 10 de Janeiro

”Folhear e sentir o braille” – exposição

Por comemoração do Dia Mundial do Braille, a Biblioteca expõe parte do seu espólio documental em Braille pelos diferentes espaços da Biblioteca. Entrada livre.

 

 

5 a 31 de Janeiro

Exposição ”Harry Potter – a ciência por detrás da magia ficcional”, organizada por Manuela Gama.  Inauguração no dia 5 de Janeiro, pelas 15h30.

No decorrer desta exposição será realizado um conjunto de actividades relacionadas com a ciência e a explicação que esta pode dar nalguns momentos ficcionais existentes nos diferentes romances apresentados pela escritora J. K. Rowling. Estas actividades serão desenvolvidas em parceria com o Departamento de Física da Universidade do Minho. As acções são dirigidas essencialmente para o público infanto-juvenil e eventualmente público adulto interessado. Marcação prévia pelo telefone 253 205 970. Programa detalhado a anunciar. Entrada livre.

 

 

2 a 15 de Janeiro

”Marcar leituras” ? pequena mostra de marcadores de livros feitos com recurso ao corpo seco de flores e folhas. Por Helena Laranjeiro. Entrada livre.

 

 

16 a 31 de Janeiro

”Desconstrução” ? Puro acto de reciclagem ou último gesto de recusa a perder para sempre um objecto amado, seja ele um velho cortinado. Por Helena Laranjeiro. Entrada livre.

 

 

 

Conferências e outras acções

 

Dia 4 de Janeiro – ”Na Rota das Palavras”15h00

Esta actividade pretende estimular a troca de impressões e dificuldades de cariz lúdico através do trabalho de grupo ? as crianças, cerca de 25, estarão divididas em 4 pequenos grupos, cada um acompanhado por uma estudante da Universidade do Minho que canalizará a actividade e transmitirá os cuidados a ter com os livros. Percorrerão as estantes em busca de pistas que as conduzirão a um objectivo final. Este consiste em criar uma história original com excertos de outras, utilizando também a criatividade. Actividade realizada por um grupo de alunas da Universidade do Minho, do Curso do Ensino Básico, no âmbito das práticas colectivas da disciplina de Literatura Infantil, orientadas pelo Professor Fernando Azevedo. Para crianças do 1º ciclo do ensino básico. Actividade sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.

 

 

 

5 de Janeiro ? 16h00

Harry Potter

A saga continua” – Comunicação de Manuela Gama, no âmbito da inauguração da exposição de Harry Potter.

 

Conferência ”Do uno ao múltiplo. A transfiguração do quotidiano em Harry Potter”, proferida pelo Professor Doutor Moisés de Lemos Martins (Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho)

 

Intervenção musical: Intepretação de músicas dos filmes do Harry Potter, pelo trio: flauta – Raquel Gama, violino – Vera Duque, piano – Joana Monteiro.

 

 

Dia 8 de Janeiro ? 15h00 e 9 de Janeiro ? 10h00  – Histórias com sentidos

Animação do Conto: ”O Senhor vento e a menina Chuva”, da autoria de Virgínia Mota, que apela aos sentidos da audição, olfacto, paladar e tacto. No final terá lugar um pequeno ateliê sobre os sentidos, realizado pela equipa de animação da BLCS. A sessão do dia 8 destina-se a crianças invisuais e amblíopes. A mesma actividade realiza-se também no dia 9 de Janeiro – 10h00 para crianças normovisuais do 1.º Ciclo. Número máximo de participantes: 20 crianças. Actividade sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977.

 

 

 

18 de Janeiro ? 21h30

Conferência ”Braga – Isis – Bracara Augusta” proferida José Carlos Fernandes. Actividade em parceria com a Associação Nova Acrópole. Entrada gratuita.

 

 

 

24 de Janeiro ? 21h30

”José Saramago” por José Manuel Mendes ? ”Poesia e Outros” ? recital de poesia. Entrada gratuita.

 

 

 

26 de Janeiro, pelas 15h

”Ainda vamos a tempo de cantar as Janeiras?”

Músicas e cantares tradicionais portugueses pelo Clube do Cavaquinho da Escola EB2/3 Dr, Francisco Sanches, com a presença do Professor António Castanheira.

Dramatização de algumas histórias e tradições em volta do cantar as Janeiras levada a cabo pela equipa de animação da BLCS. Para miúdos e graúdos…

Entrada livre sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 970.

 

 

 

31 de Janeiro ? 21h30

Mesa redonda: ”Diálogo europeu: é possível viver na diversidade?”

Apresentação do programa de comemoração do Ano Europeu para a Multiculturalidade. Esta é uma acção em parceria com a Civitas ? Delegação de Braga e da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, através do seu Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII). Entrada gratuita.

 

 

 






Actividades permanentes

(entrada gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977)

 

 

Horas do Conto

Todas as terças-feiras às 10h00

”Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto?”

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira (Alunos 1º, 2º e 3º ciclos)

 

 

Cantar histórias”

Todas as quartas ? feiras às 10h00

com acompanhamento de viola

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por António Castanheira (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos e adultos)

 

”A magia do «Era uma vez…»”

Todas as quintas- feiras às 10h00

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone Paz Soares (Alunos 1º, 2º, 3º ciclos)

 

 

Contar, recontar e inventar ? Histórias da tradição

Todas as quintas ? feiras às 15h00

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclos)

Ou

Ler, reler e tresler  … Miguel Torga

Actividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado (Alunos 3º ciclo, secundário e adultos)

 

 

 

Ler e pintar para preservar – Projecto ecológico de Arte ? Educação

Todas as sextas ? feiras às 9h30

Por Verónica Cavalcante e Taciana Sampaio

Narração de uma adaptação da História ?Iracema? de José de Alencar (romancista brasileiro) e de algumas lendas brasileiras.

Este projecto visa despertar o hábito de leitura nas crianças do primeiro e segundo ciclos, assim como propiciar a curiosidade em relação às florestas tropicais e á sua preservação. No final da história terá lugar um ateliê no qual as crianças sentirão parte da narrativa, pois terão os rostos pintados com os animais da floresta e da história. Para crianças do 1º e 2º ciclos

 

 

Brincando com o Inglês

Todas as quartas- feiras às 11h00

Por Cidália Silva

Familiarizar os alunos com a língua inglesa, recorrendo a actividades lúdicas (jogos, música imagens?). Incutir nas crianças a importância da Língua Inglesa nos dias de hoje; suscitar o interesse na aprendizagem de uma língua estrangeira

 

 

 

”Vamos inventar histórias”

Sábado –  dia 19 Janeiro ? 15h00

Narração de um conto, seguido de um ateliê, onde se irá fazer a sua reinvenção ilustrada. Para crianças de 1º ciclo e dinamizada por Armanda Portugal

 

 

 

”Remendar histórias”, por Lara Gonçalves

Ultimos sábados de cada mês (dia 26 de Janeiro) ? 15h00

Esta actividade, destinada a crianças dos 7 aos 9 anos, prevê a recriação e manipulação de diferentes histórias que fazem parte do imaginário das crianças. Os ?pequenos contadores de histórias? irão apresentar uma nova versão, um novo desfecho, assim como, uma nova caracterização dos seus herois. (Sessões com a duração de 90 min.) Esta actividade é realizada em parceria com a Fundação Bomfim.

 

 

Sessões de cinema para Crianças e Jovens *

Exibições de filmes para o público infantil e juvenil (para grupos) ao longo do mês, sob marcação prévia, pelo telefone 253 205 977.

 

 

Actividades permanentes para Séniores

 

 

Ciclo de cinema para Séniores

A Biblioteca leva a cabo em sessões de cinema para o público sénior.

 

 

Hora de conto para Seniores

Primeiras quintas ? feira de cada mês

”As histórias já cá estão”

Com José Machado

”Toda a gente gosta de uma história, toda a gente quer saber como é que começaram e como é que terminam as histórias dos outros, toda a gente tem curiosidade de saber o que está no livro que o outro lê, portanto, nunca é demais ouvir e conversar sobre as histórias, sejam elas dos livros ou da própria vida corrida de cada um. As histórias dão que falar e dão que pensar e até dão que ver, mas precisam de se conhecer, de se ouvir ou de se ler. As horas do conto são horas assim. Marque a hora ou apareça à hora marcada, que as histórias já cá estão.” (José Machado)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *