Publicado em Deixe um comentário

Alumni Medicina – “Uma associação que se faz da memória de um tempo vivido mas sobretudo sentido”









                                        Fotos disponiveis online na Galeria BIG




 


O presidente da Alumni Medicina, Pedro Morgado, refere que “esta é uma associação que se faz da memória de um tempo vivido mas sobretudo sentido”. Tiago Frada é o Vice-Presidente e Pedro Aguiar o tesoureiro.


 


A actividade da Alumni Medicina assenta em três vectores fundamentais: Formação, Ciência e Cultura. “Num tempo em que já ninguém duvida da imprescindibilidade da aprendizagem ao longo da vida, estaremos particularmente atentos às necessidades formativas dos nossos associados, para que, em conjunto com a Escola de Ciências da Saúde, possamos adequar a oferta de cursos de pós-graduação”, refere Morgado.


 


Cristina Freitas é a responsável pelo pelouro da Ciência. Os objectivos deste departamento assentam em programas de formação pós-graduada, iniciativas de divulgação científica e promoção da saúde na comunidade e de financiamento de projectos de investigação científica dos associados. O Presidente da Alumni Medicina promete “desenvolver um programa de incentivo à investigação científica, através da promoção de bolsas e prémios de investigação, com vista a estimular o envolvimento dos médicos formados nesta Universidade em diferentes projectos desenvolvidos no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde”.


 



 


Paulo Achando e Paula Fidalgo são as responsáveis pelo departamento cultural. Os principais objectivos passam pela promoção de um encontro anual de antigos alunos, organização de eventos culturais e promoção dos talentos artísticos e literários dos associados. “É nossa intenção desenvolver, em conjunto com a Escola de Ciências da Saúde e o Núcleo de Medicina da UMinho, uma série de iniciativas que transformem este edifício de reconhecido valor arquitectónico num centro vivo de arte e cultura com capacidade para acrescentar valor a esta cidade e região”, reitera Morgado. Cooperando com o Núcleo de Antigos Estudantes de Medicina da UMinho estará a Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho, a Associação de Estudantes da Universidade do Minho, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Estaleiro Cultural Velha-a-Branca.


 


Um dos principais objectivos da Alumni Medicina é o de equipar a biblioteca de Medicina, contribuindo assim para o crescimento da Escola de Ciências da Saúde. “O projecto MedMinho procurará contribuir para o equipamento da Biblioteca da Escola de Ciências da Saúde através da aquisição de livros e outros materiais didácticos. A Alumni Medicina desafia toda a sociedade civil para que, ao abrigo da Lei do Mecenato, contribua para a aquisição de livros que permitam aumentar o espólio deste espaço”. Pedro Morgado vai mais além, afirmando que esta biblioteca será “a maior biblioteca médica do Minho e uma das maiores do Noroeste Peninsular”.


 


“É tempo do Minho e das suas gentes apostarem decisivamente neste projecto. Porque acreditamos nele e dele queremos continuar a fazer parte, o nosso compromisso é levar a sua marca distintiva para onde quer que vamos, mas sempre para o serviço às populações”, conclui o Presidente da Alumni Medicina.


 


Texto: Alexandre Carvalho


Fotografia: Nuno Gonçalves

            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *