Publicado em Deixe um comentário

Bute já passeia na UMinho







A Cerimónia de entrega das primeiras bicicletas decorreu no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar- Braga, pelas 14h30 e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Deporto, Laurentino Dias, Pro-reitor da UMinho, Prof. Dr. Manuel Mota, Governador Civil de Braga, Dr. Fernando Moniz, Administrador dos SASUM, Engº Carlos Silva, Vereador da Câmara Municipal de Braga, Dr. Carlos Malaínho, representante da Empresa Ideia Biba, José Nuno Amaro, entre outras personalidades.

 

Concorreram cerca de 400 pessoas às Bute, 80 por cento das quais alunos, mas o projecto atraiu também professores e funcionários, sendo que entre dos 400 inscritos, 15 por cento são docentes.

 






 

Este projecto surge com o objectivo de promover na universidade e cidades: o ambiente, a prática desportiva, os hábitos de vida saudáveis, tentando desta forma influenciar as pessoas a deixarem o carro em casa e virem para o campus de bicicleta. A atribuição das “BUTES” é feita gratuitamente, a comunidade académica só tem de se inscrever, e ao ser aceite, assinar um contrato que será válido por um período de três anos. Ao fim deste prazo, os utilizadores podem optar pela aquisição da bicicleta, mediante o pagamento de um valor residual de 25 euros. O projecto compreende ainda a instalação de 100 estações para parqueamento com publicidade integrada e uma Box-Assistência, que funciona como estrutura de apoio à manutenção do equipamento, posto de venda de acessórios e balcão de informação.

 

Laurentino Dias recebeu de José Nuno Amaro, responsável da empresa IDEIA BIBA, a matrícula da sua BUTE, dizendo que “Um país como o nosso, com as melhores condições e características naturais da Europa, tem de ter mais gente a usufruir das actividades ao ar livre”.

 






 

No seu discurso, o Secretário de Estado começou por fazer uma alusão ao passado dizendo que “quando era pequeno dizia-se que ir a butes era andar a pé, mas agora a Universidade do Minho conseguiu mudar a linguagem, porque andar de BUTE passa a significar utilizar a bicicleta”.

 

Já José Nuno Amaro, foi mais além na sua intervenção, referindo que “é preciso mudar mentalidades”. Para que o projecto vá mais além, muito trabalho há pela frente, começando em cada pessoa, passando pelos poderes municipais. O projecto não pretende ficar-se pela UMinho, mas deverá ser aplicado em breve a outras universidades, como Lisboa e Porto e estender-se a outros municípios.

 

Campo de Golfe abre oficialmente

 






 

Laurentino Dias inaugurou também, no passado dia 18, no pólo de Guimarães da UM, o campo de golfe da Universidade, em funcionamento desde o início deste mês, onde poderá haver espaço para a prática de um desporto normalmente exclusivo das elites, devido ao elevado custo de utilização dos campos. A grande novidade deste campo de práticas, o primeiro a ser construído numa universidade portuguesa, é o projecto “Golfinho”, um robô que faz a recolha automática das bolas.

 






 

Neste sentido, segundo Laurentino Dias, estão já a ser pensados mais campos de golfe públicos, primeiro no Estádio Nacional e depois em Macedo de Cavaleiros. “Em Portugal existem cerca de 350 mil praticantes de golfe, mas só 20 mil são portugueses. É preciso continuar a desenvolver parcerias para inverter esta situação”, referiu.

 

Texto: Ana Marques


 

Fotografia: Nuno Gonçalves


 

 

 
            “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *