Publicado em Deixe um comentário

UMKarting obtém melhor classificação de sempre na Taça Inter-Troféus










A Taça Inter-Troféus (TIT) é uma competição de Karting que se disputa anualmente e pretende encontrar um troféu vencedor entre os vários troféus concorrentes à taça. A prova realizou-se no último sábado de Janeiro para disputar a Taça correspondente aos campeonatos do ano anterior.

 

O Troféu de karting da Universidade do Minho, mais conhecido como Campeonato UMKarting, é um campeonato Open, que disputa no corrente ano lectivo a sua décima edição. A UMKarting esteve representada em todas as seis edições da TIT. A sua participação começou em 2002 e desde esse ano não mais deixaram de participar.

 

2002 – A primeira edição da TIT realizou-se no mais antigo kartódromo do país (Cabo do Mundo), estiveram presentes somente 6 troféus do norte de Portugal, cada um representado por 7 pilotos. A UMK esteve representada por Luís Cunha, Rúben Azevedo, Miguel Brito, Luís Gachineiro, Cacilda Moura, Miguel Aragão e Mário Rui Pereira. O troféu vencedor foi o ”Ases pelos Ares”. A UMKarting classificou-se em 5ºlugar, mas o seu campeão venceu a final A.

 

2003 – A segunda edição TIT teve já uma dimensão nacional e a sua realização saltou para o cento do país, mais concretamente para o Euroindy, o kartódromo da Batalha. Estiveram representados 15 troféus, com 6 pilotos cada um. Representantes UMKarting: Luís Cunha, Luís Gachineiro, Miguel Brito, Carlos Brito, Jorge Azevedo e Luís Mota. O 9º lugar final traduz uma melhoria relativa em relação ao ano anterior. O troféu vencedor foi o ”Clube BCP”.

 

2004 – As excelentes condições das frotas do Euroindy fizeram que a 3ª edição da TIT voltasse ao kartódromo de António Pragosa. A lista de participantes subiu para 18, sendo cada representado por 5 pilotos. A representação UMKarting esteve a cargo de Luís Cunha, Luís Mota, João Moreira, Jorge Azevedo e Nuno Malheiro. Nas anteriores edições a UMKarting esteve representada pelos melhores classificados do troféu. Esta foi a primeira vez que o campeão em título UMKarting (Miguel Brito) não pode estar presente. Este facto não impediu uma melhorar a prestação com um 8º lugar final, conseguindo pela primeira vez classificar-se na primeira metade da tabela. O troféu vencedor foi o ”Funkart”.

 

2005 – A quarta edição da TIT manteve-se no centro do país, mas deslocando-se para Leiria (Kartódromo dos Milagres). Curiosamente o número de troféus participantes diminui para 15, com 6 pilotos cada. A UMK representou-se através de Jorge Azevedo, João Moreira, Luís Cunha, Miguel Brito, Pedro Vidinha e Rúben Azevedo e conseguiu um novo salto qualitativo na tabela classificativa com um excelente 6º lugar. Dois pilotos chegaram à final A (João Moreira e Luís Cunha) disputada sob chuva intensa. A ”Funkart” repetiu o triunfo do ano anterior.

 

2006 – A disputa da TIT deslocou-se para o norte, desta vez para o kartódromo de Baltar. De novo 18 troféus representados por 6 pilotos cada um. A nossa representação esteve cargo de João Moreira, Pedro Vidinha, Miguel Brito, Victor Fernandes, Luís Cunha e Rúben Azevedo. Foi mais uma edição em que a UMKarting não viu o seu campeão (João Araújo) e vice-campeão (Filipe Matias) a defender as suas cores, mas defenderam as cores do troféu vencedor deste ano – ”Ases pelos Ares”, que a sim viu satisfeita a pretensão de repetir o feito do ano de estreia da TIT, mas a um nível nacional. Pela primeira vez desde o seu início a prestação da UMKarting esteve abaixo das expectativas do próprio grupo. Somente se conseguiu o 11º lugar final, fruto de muitos azares e vítima de alguma falta de desportivismo que não foi detectada pelos comissários de pista.

 

2007 – A TIT manteve-se no norte, mas desta vez a caravana deslocou-se para o kartódromo de Viana do Castelo. Presença recorde de 20 troféus, cada um representado por 6 pilotos. A defesa da UMKarting esteve a cargo de João Moreira, Luís Cunha, José Moreira, Victor Fernandes, Carlos Dias e Jaime Teixeira. Apesar de alguns azares, a UMKarting teve a melhor classificação de sempre relativa e absoluta: 5º Lugar em 20 troféus inscritos! Antes das finais encontrava-se em 3º! O troféu vencedor foi o ”Clube Millenium BCP” repetindo o êxito de 2003.

 

O esquema da prova consistiu em 5 mangas de classificação, em que os 14 primeiros classificados tinham participação garantida nas meias-finais. Os restantes, dependendo da classificação, só voltam à pista para disputar as finais C e D. Os 8 primeiros das meias-finais tinham acesso directo às finais A e do 8º ao 16ª às finais B.

 

Manga 1 (Carlos Dias): Estreia absoluta de Carlos Dias nas TIT. Nos treinos cronometrados ficou classificado numa posição a meio da grelha. Começou com algum nervosismo, mas arrancou para uma prova em que mostrou uma fibra enorme. Não tendo partido muito bem, conseguiu recuperar alguns lugares a pulso, até ao 14º lugar que lhe garantiria o acesso à meia-final. No entanto na antepenúltima volta foi tocado e perdeu 3 lugares. A sua garra permitiu-lhe manter-se na luta e conseguiu brilhantemente recuperar os 3 lugares na última volta da corrida.

 

Manga 2 (João Moreira e Jaime Teixeira): Conseguiu facilmente um 9º lugar na grelha e recuperou brilhantemente até ao 3º lugar. O primeiro azar da UMKarting aconteceu com o kart sorteado a Jaime Teixeira (estreante nas TIT), que fazia mais de 2 s por volta relativamente ao vencedor. Jaime não conseguiu sequer lutar com o penúltimo. Para ter uma ideia, Kart com que o Jaime correu foi retirado e não voltou à pista durante o resto da TIT.

 

Manga 3 (Luís Cunha) : 12º lugar dos treinos. Chegou a recuperar até ao 4º lugar mas acabou a manga em 8º. Foi o único piloto nas 5 mangas que se classificou para as meias-finais de todos os pilotos que utilizaram o kart 14

 

Manga 4 (José Moreira) : Mais um estreante nas TIT. Começou a manga um pouco nervoso, mas com o decorrer da prova voltou ao seu normal classificou-se com alguma facilidade para a meia-final com um 11º lugar.

 

Manga 5 (Victor Fernandes) : O melhor elemento UMKarting nos treinos cronometrados (8º lugar). A corrida foi excelente tendo em conta que o kart não ajudava. Ficou classificado para a meia-final com o 9º lugar da manga.

 

Meia-final 1 (João Moreira, Luís Cunha, José Moreira) : Assistiu-se a uma excelente corrida, com participações brilhantes dos 3 representantes UMKarting. João Moreira concluiu em 3º lugar, mas comandou durante várias voltas. A Luís Cunha aconteceu o segundo azar do dia aos pilotos UMK. Foi abalroado na 1ª curva do circuito após a partida. Repartiu de último (24º) e fez uma recuperação a todos os títulos espantosa que o levou ao 11º lugar. Algumas ultrapassagens testemunhadas pela assistência foram de suster a respiração. Fez a melhor volta da corrida, mas somente conseguiu classificar-se para a final B. José Moreira partiu da grelha numa posição pouco favorável, mas a sua prova permitiu-lhe atingir o 15º lugar, com direito a participar na final B.

 

Meia-final 2 (Victor Fernandes) : Nesta meia-final, o Victor teve o terceiro Azar UMK: Kart relativamente fraco e algumas faltas de desportivismo por parte de alguns adversários não detectadas pelos comissários. Estes factores não lhe permitiram ter a possibilidade de se classificar para qualquer uma das 4 finais. Terminou a sua participação em 19º lugar.

 

Meia-final 3 (Carlos Dias) : Excelente corrida de Carlos Dias a revelar-se um campeão potencial. No início da corrida teve um toque que o colocou em último, longe do penúltimo. Mas este jovem tem muita garra e lutou quanto pode, conseguindo um brilhante 15º lugar que lhe deu acesso Ia final B. Fez a 3ª melhor volta desta manga!

 

Final D (Jaime Teixeira) : Corrida fabulosa de Jaime Teixeira. Partindo da 20ª posição da grelha, foi recuperando lugares durante tidas as voltas, com algumas ultrapassagens de cortar a respiração. Obteve o 3º lugar final e acabou por ser uma consolação para o azar que teve na sua manga de qualificação.

 

 Final B (Luís Cunha, Carlos Dias, José Moreira) : O quarto azar da UMkarting aconteceu com o kart atribuído a Luís Cunha para esta final. Não sendo supersticioso o piloto sabia que o kart nº 13 simplesmente lhe permitiria correr. A perda de posições durante a prova estava garantida e coube-lhe a tarefa de adiar o mais possível cada ultrapassagem, excepto aos outros 2 pilotos UMkarting. Ficou classificado em 16º lugar. Carlos Dias fez uma corrida em recuperação e terminou em 13º. Ao José Moreira aconteceu o quinto azar da UMKarting. Estava a fazer uma corrida em recuperação quando um elemento de outro troféu o colocou propositadamente fora da pista. Este piloto foi desclassificado, mas José Moreira não evitou a perda de lugares relutantes do incidente. Acabou classificado em 21º lugar.

 

Final A (João Moreira) : Sexto azar da UMKarting: João Moreira iria disputar a final com o kart 13. Cabia-lhe uma tarefa igual à de Luís Cunha, tentar minimizar a perda de lugares. Acabou em 21º lugar.

 

 

Classificação final da 6ª edição da Taça Inter-Troféus

 
























































































Classificação

Troféu

Pontos


Clube Millenium BCP

690


Kart-Center de Matosinhos

588


MCK

538


Kart Braga

523


UMKarting

465


Vírus Kart

426


KartKup

406


Speed Kart

393


FunKart

383

10º

Viciados da Adrenalina

369

11º

Ases pelos Ares

362

12º

IKK Open

360

13º

KAP

356

14º

Cavaleiros do Asfalto

336

15º

Ordem dos Engenheiros

314

16º

KPC

286

17º

Nacional Kart

277

18º

IN HOC SIGNO VINCES

273

19º

Ormei

272

20º

Just For Fun

173

 

 
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *